Políticas públicas educacionais : projetos de formação docente pela e para a educação à distância
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3343 |
Resumo: | Políticas Públicas Educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação à distância. Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas públicas que orientam os projetos de formação de professores de nível superior, à distância. Temos como foco as definições políticas que embasam as práticas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para os cursos de formação de professores. Um dos eixos de atuação da UAB é a expansão pública da educação superior. Para isso, incorpora e integra as tecnologias de informação e de comunicação em pelo menos dois sentidos: para a gestão democrática da educação e como ferramentas pedagógicas capazes de formar cidadãos ativos. A implantação do projeto desconsidera as especificidades da Educação à Distância (EaD) e a prontidão de professores e das IES envolvidas na iniciativa. Por isso, é essencial a preocupação com a formação e atualização dos docentes para que respondam aos desafios trazidos pelas inovações tecnológicas. Como alternativa para a democratização das oportunidades educacionais, o ensino à distância apresenta- se com grande potencial. Resta garantir, por meio de políticas sensíveis e gestão competente, as condições para que o projeto seja bem orientado e bem desenvolvido. |
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