A função tutorial na formação continuada docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3314 |
Resumo: | A tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial. |
id |
RCAP_449aae10ac3156ae26c982bef0a0233b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3314 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A função tutorial na formação continuada docenteTutoriaEnsino a distânciaFormação continuadaFormação docenteMentoringContinuing educationTeacher trainingThe distance educationA tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.Mentoring is a topic of great relevance for the practice of the distance education as well as for the process of teaching and learning. Questions guiding this qualitative study related to the differences between mentoring and teaching and skills tutors must possess to ensure effective distance education. Our purpose was to identify tasks and skills teachers need to practice to serve as mentors. Our study highlighted some specific competencies and skills of great value to mentoring practice.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraReis, Verónica Lima dos2014-07-16T12:15:07Z2009-12-042009-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3314porBarros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos - A função tutorial na formação continuada docente. "Revista Iberoamericana de Educación a Distancia" [Em linha]. ISSN 1138-2783. Vol. 12, nº 1 (2009), p. 37-621138-2783info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:34.653952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função tutorial na formação continuada docente |
title |
A função tutorial na formação continuada docente |
spellingShingle |
A função tutorial na formação continuada docente Barros, Daniela Melaré Vieira Tutoria Ensino a distância Formação continuada Formação docente Mentoring Continuing education Teacher training The distance education |
title_short |
A função tutorial na formação continuada docente |
title_full |
A função tutorial na formação continuada docente |
title_fullStr |
A função tutorial na formação continuada docente |
title_full_unstemmed |
A função tutorial na formação continuada docente |
title_sort |
A função tutorial na formação continuada docente |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Reis, Verónica Lima dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Verónica Lima dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Reis, Verónica Lima dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância Formação continuada Formação docente Mentoring Continuing education Teacher training The distance education |
topic |
Tutoria Ensino a distância Formação continuada Formação docente Mentoring Continuing education Teacher training The distance education |
description |
A tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-04 2009-12-04T00:00:00Z 2014-07-16T12:15:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3314 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos - A função tutorial na formação continuada docente. "Revista Iberoamericana de Educación a Distancia" [Em linha]. ISSN 1138-2783. Vol. 12, nº 1 (2009), p. 37-62 1138-2783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135016395997184 |