A função tutorial na formação continuada docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Reis, Verónica Lima dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3314
Resumo: A tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.
id RCAP_449aae10ac3156ae26c982bef0a0233b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A função tutorial na formação continuada docenteTutoriaEnsino a distânciaFormação continuadaFormação docenteMentoringContinuing educationTeacher trainingThe distance educationA tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.Mentoring is a topic of great relevance for the practice of the distance education as well as for the process of teaching and learning. Questions guiding this qualitative study related to the differences between mentoring and teaching and skills tutors must possess to ensure effective distance education. Our purpose was to identify tasks and skills teachers need to practice to serve as mentors. Our study highlighted some specific competencies and skills of great value to mentoring practice.Repositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraReis, Verónica Lima dos2014-07-16T12:15:07Z2009-12-042009-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3314porBarros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos - A função tutorial na formação continuada docente. "Revista Iberoamericana de Educación a Distancia" [Em linha]. ISSN 1138-2783. Vol. 12, nº 1 (2009), p. 37-621138-2783info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:34.653952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A função tutorial na formação continuada docente
title A função tutorial na formação continuada docente
spellingShingle A função tutorial na formação continuada docente
Barros, Daniela Melaré Vieira
Tutoria
Ensino a distância
Formação continuada
Formação docente
Mentoring
Continuing education
Teacher training
The distance education
title_short A função tutorial na formação continuada docente
title_full A função tutorial na formação continuada docente
title_fullStr A função tutorial na formação continuada docente
title_full_unstemmed A função tutorial na formação continuada docente
title_sort A função tutorial na formação continuada docente
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Reis, Verónica Lima dos
author_role author
author2 Reis, Verónica Lima dos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Reis, Verónica Lima dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
Formação continuada
Formação docente
Mentoring
Continuing education
Teacher training
The distance education
topic Tutoria
Ensino a distância
Formação continuada
Formação docente
Mentoring
Continuing education
Teacher training
The distance education
description A tutoria é um tema de grande relevância no trabalho da educação a distância e no processo de ensino e aprendizagem. Os questionamentos sobre as diferenças entre tutoria e a ação docente, além das competências que o Tutor deve ter sempre foram motivos de análise para a qualidade da educação a distância. Portanto no presente trabalho nosso objetivo é discutir as atribuições e competências necessárias para o exercício da função tutorial, mediante um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação a partir do trabalho em desenvolvimento de educação a distância na formação continuada docente. Nossos estudos puderam contribuir com as reflexões sobre a temática e destacaram especificamente algumas competências e habilidades de grande valor para o trabalho tutorial.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-04
2009-12-04T00:00:00Z
2014-07-16T12:15:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3314
url http://hdl.handle.net/10400.2/3314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira; Reis, Verónica Lima dos - A função tutorial na formação continuada docente. "Revista Iberoamericana de Educación a Distancia" [Em linha]. ISSN 1138-2783. Vol. 12, nº 1 (2009), p. 37-62
1138-2783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135016395997184