Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges, Reis, Pedro
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7169
Resumo: Este relatório tem por objetivo, apresentar uma análise de eficiência dos instrumentos utilizados no experimento 1 e analisar os resultados obtidos com a recolha de dados do experimento, que foi realizado com 43 alunos de três (3) turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O experimento consistiu em realizar uma aula de duas horas sobre diagrama de classes, conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através da aplicação do modelo pedagógico da sala de aula invertida (ou flipped classroom). O experimento foi realizado com o suporte dos seguintes instrumentos: um protocolo de experimento, um guião de instruções aos alunos, uma grelha de observação e um inquérito por questionário. Esse experimento é parte integrante do doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da sala de aula invertida, nos processos de ensino e aprendizagem.
id RCAP_05386e84ee347aac47dbf18c2a926520
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/7169
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedadeExperimento pilotoSala de aula invertidaEnsino superiorEste relatório tem por objetivo, apresentar uma análise de eficiência dos instrumentos utilizados no experimento 1 e analisar os resultados obtidos com a recolha de dados do experimento, que foi realizado com 43 alunos de três (3) turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O experimento consistiu em realizar uma aula de duas horas sobre diagrama de classes, conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através da aplicação do modelo pedagógico da sala de aula invertida (ou flipped classroom). O experimento foi realizado com o suporte dos seguintes instrumentos: um protocolo de experimento, um guião de instruções aos alunos, uma grelha de observação e um inquérito por questionário. Esse experimento é parte integrante do doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da sala de aula invertida, nos processos de ensino e aprendizagem.Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLopes, Sergio Francisco Sargo FerreiraGouveia, Luis BorgesReis, Pedro2019-01-14T17:44:26Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:32Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:44:03.173859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
title Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
spellingShingle Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
Experimento piloto
Sala de aula invertida
Ensino superior
title_short Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
title_full Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
title_fullStr Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
title_full_unstemmed Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
title_sort Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto: *TRS Tecnologia, redes e sociedade
author Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
author_facet Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
Gouveia, Luis Borges
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Experimento piloto
Sala de aula invertida
Ensino superior
topic Experimento piloto
Sala de aula invertida
Ensino superior
description Este relatório tem por objetivo, apresentar uma análise de eficiência dos instrumentos utilizados no experimento 1 e analisar os resultados obtidos com a recolha de dados do experimento, que foi realizado com 43 alunos de três (3) turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa (UFP). O experimento consistiu em realizar uma aula de duas horas sobre diagrama de classes, conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através da aplicação do modelo pedagógico da sala de aula invertida (ou flipped classroom). O experimento foi realizado com o suporte dos seguintes instrumentos: um protocolo de experimento, um guião de instruções aos alunos, uma grelha de observação e um inquérito por questionário. Esse experimento é parte integrante do doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da sala de aula invertida, nos processos de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-14T17:44:26Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/7169
url http://hdl.handle.net/10284/7169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130306889908224