Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852 |
Resumo: | A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes. |
id |
UFRN_2ff8e011b2714fe2d96645e9f8dd8a09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32852 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Prazeres, Handerson José doshttp://lattes.cnpq.br/4503674965225428Lima, Alexsandro Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2452557056611320Souza, Thatyara Freire dehttp://lattes.cnpq.br/8483112335128610Sesion Júnior, Paulo Dantas2021-07-07T18:07:47Z2021-07-07T18:07:47Z2021-03-24PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes.The flipped classroom is based on the placement of the teacher outside the school environment, making students more active in the teaching-learning process. In this methodology, students develop superior psychological functions, such as language, concept formation, voluntary attention, perception, from what would be a Potential Development Zone (ZDP), highlighted by Vygotsky's Theory of Learning. The purpose of this work is a didactic sequence on Uniform Circular Movement, in the light of the flipped classroom methodology. In this form of organization, the teacher will have a better optimization of time in the classroom, greater student engagement and better student-student and teacher-student interaction. The experimental practice is also explored, with simple educational resources, easy to apply and accessible, such as: a smartphone and a bicycle. In the application of the experiment, it is possible to explore the intrinsic concepts of angular movement, such as: angular velocity, linear velocity, the radial dependency relationship, as well as other graphical analyzes of the MCU, in a playful way, providing the development of content concepts, attitudes and procedures in students.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONALUFRNBrasilSala de aula invertidaMovimento circular uniformeExperimentoTeoria de aprendizagem de VygotskySala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimentoClassroom inverted in the kinematics of uniform circular motion with application of experimentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSalaaulainvertida_Prazeres_2021.pdfapplication/pdf2257343https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32852/1/Salaaulainvertida_Prazeres_2021.pdfa64ecd2c4ae06f2a52608ed420f217b7MD51123456789/328522021-07-07 15:08:32.679oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32852Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-07-07T18:08:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Classroom inverted in the kinematics of uniform circular motion with application of experiment |
title |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
spellingShingle |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento Prazeres, Handerson José dos Sala de aula invertida Movimento circular uniforme Experimento Teoria de aprendizagem de Vygotsky |
title_short |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
title_full |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
title_fullStr |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
title_full_unstemmed |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
title_sort |
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento |
author |
Prazeres, Handerson José dos |
author_facet |
Prazeres, Handerson José dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4503674965225428 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lima, Alexsandro Pereira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2452557056611320 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Souza, Thatyara Freire de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8483112335128610 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prazeres, Handerson José dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sesion Júnior, Paulo Dantas |
contributor_str_mv |
Sesion Júnior, Paulo Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula invertida Movimento circular uniforme Experimento Teoria de aprendizagem de Vygotsky |
topic |
Sala de aula invertida Movimento circular uniforme Experimento Teoria de aprendizagem de Vygotsky |
description |
A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-07T18:07:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-07T18:07:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852 |
identifier_str_mv |
PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32852/1/Salaaulainvertida_Prazeres_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a64ecd2c4ae06f2a52608ed420f217b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117521837391872 |