Aprendizagem baseada em problemas: contributos para a sua aplicação ao ensino da música: uma experiência em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joaquim Ricardo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22559
Resumo: Esta dissertação pretende contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da música nomeadamente na disciplina de Formação Musical e através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Tem como objetivos específicos: 1) estudar a ABP, nomeadamente, os seus pressupostos teóricos e práticos, de forma a reunir informação que possibilite identificar, fundamentar e construir princípios e ferramentas de ensino aplicadas à música, bem como compreender sua pertinência neste domínio; 2) desenvolver uma experiência prática que viabilize a concepção e implementação de alguns desses princípios e ferramentas em contexto de ensino, utilizando conteúdos do programa de 1º grau de Formação Musical, concretamente a Forma Musical nos aspectos relativos à respetiva macroestrutura ou microestrutura. São seus problemas: 1) averiguar de que forma e sob que pressupostos a ABP poderá ser aplicada e concebida ao ensino da música tendo em vista a concepção de estratégias que concorram para a aprendizagem de conteúdos musicais e curriculares, concretamente na presente experiência, no âmbito da Forma Musical e da disciplina de Formação Musical; 2) compreender a pertinência de estratégias que, tendo em vista atividades de escrita notacional, não se confinem exclusivamente ao uso do ditado e contemplem trabalho colaborativo ou interpares, bem como, o desenvolvimento de competências diversificadas e baseadas em abordagens ‘ativas’, isto é, centradas no aluno; 3) analisar e interpretar criticamente o processo de ensino e aprendizagem implementado, diagnosticando não apenas as aprendizagens conseguidas, como ainda algumas percepções dos alunos relativamente à experiência realizada. A experiência foi realizada com os alunos de 1º grau de Formação Musical da escola de música da Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, onde participaram 18 alunos de sopro e percussão. Os resultados revelam que, de acordo com a revisão bibliográfica efetuada, a ABP na sua aplicação ao ensino da música, não sendo ainda muito presente na reflexão e prática educativas, nomeadamente no nosso país, exige a consideração de um conjunto de princípios tais como a aprendizagem centrada no aluno, entre pares, o professor como guia, orientador e facilitador da ação, o desenvolvimento holístico de competências, a criação de problemas apropriados, a avaliação tendo em conta tanto o produto como o processo e a realização de apresentações dos trabalhos realizados. Sob o ponto de vista prático, a experiência de ensino e aprendizagem implementada parece ter ajudado a promover a compreensão da Forma Musical do reportório e dos alunos envolvidos no estudo, tendo o trabalho de grupo contribuído para a consolidação das aprendizagens, dado evidenciado também pelos pelos próprios alunos.
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spelling Aprendizagem baseada em problemas: contributos para a sua aplicação ao ensino da música: uma experiência em sala de aulaResolução de problemasMúsica - AprendizagemEsta dissertação pretende contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem da música nomeadamente na disciplina de Formação Musical e através da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Tem como objetivos específicos: 1) estudar a ABP, nomeadamente, os seus pressupostos teóricos e práticos, de forma a reunir informação que possibilite identificar, fundamentar e construir princípios e ferramentas de ensino aplicadas à música, bem como compreender sua pertinência neste domínio; 2) desenvolver uma experiência prática que viabilize a concepção e implementação de alguns desses princípios e ferramentas em contexto de ensino, utilizando conteúdos do programa de 1º grau de Formação Musical, concretamente a Forma Musical nos aspectos relativos à respetiva macroestrutura ou microestrutura. São seus problemas: 1) averiguar de que forma e sob que pressupostos a ABP poderá ser aplicada e concebida ao ensino da música tendo em vista a concepção de estratégias que concorram para a aprendizagem de conteúdos musicais e curriculares, concretamente na presente experiência, no âmbito da Forma Musical e da disciplina de Formação Musical; 2) compreender a pertinência de estratégias que, tendo em vista atividades de escrita notacional, não se confinem exclusivamente ao uso do ditado e contemplem trabalho colaborativo ou interpares, bem como, o desenvolvimento de competências diversificadas e baseadas em abordagens ‘ativas’, isto é, centradas no aluno; 3) analisar e interpretar criticamente o processo de ensino e aprendizagem implementado, diagnosticando não apenas as aprendizagens conseguidas, como ainda algumas percepções dos alunos relativamente à experiência realizada. A experiência foi realizada com os alunos de 1º grau de Formação Musical da escola de música da Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, onde participaram 18 alunos de sopro e percussão. Os resultados revelam que, de acordo com a revisão bibliográfica efetuada, a ABP na sua aplicação ao ensino da música, não sendo ainda muito presente na reflexão e prática educativas, nomeadamente no nosso país, exige a consideração de um conjunto de princípios tais como a aprendizagem centrada no aluno, entre pares, o professor como guia, orientador e facilitador da ação, o desenvolvimento holístico de competências, a criação de problemas apropriados, a avaliação tendo em conta tanto o produto como o processo e a realização de apresentações dos trabalhos realizados. Sob o ponto de vista prático, a experiência de ensino e aprendizagem implementada parece ter ajudado a promover a compreensão da Forma Musical do reportório e dos alunos envolvidos no estudo, tendo o trabalho de grupo contribuído para a consolidação das aprendizagens, dado evidenciado também pelos pelos próprios alunos.The purpose of this research is to contribute to the development of the processes of teaching and learning music particularly in Musical Training discipline and through the Learning Based Problem methodology (LBP). The specific goals are: 1) study the LBP, namely its theoretical and practical assumptions in order to gather information that enable to identify, support and build principles and teaching tools applied to music, as well as understand their relevance in this area; 2) develop a practical experience that enables the implementation of some of these principles and tools in teaching context, using contents of 1st degree Musical Training program, specifically the Musical Form and aspects of their macrostructure and microstructure. Their problems are: 1) examine how and in what assumptions the LBP can be applied and designed to the music education, with a view to designing strategies that contribute to the learning of musical and curriculum content, particularly in the present experience, under the Musical Form and discipline Musical Training; 2) understand the relevance of strategies that, having in view of activities notational writing, does not limit only to the use of dictation and contemplate collaborative work or peer, as well as, the development of diversified skills and based on ‘active’ approaches, namely, student-centered; 3) analyze and interpret critically the teaching and learning process implemented, diagnosing not only achieved learning but also some perceptions of students concerning to the performed exercise. The exercise was performed with students of 1st Degree Musical Formation of Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, attended by 18 students of wind and percussion. The results show that, according to the performed bibliographic review, the LBP in its application to the teaching of music, yet not being very present in educational refection and practice, particularly in our country, requires consideration of a set of principles such as learning centered on the student, between peer, the teacher as a guide, advisor and facilitator of action, the holistic development of skills , the designing of appropriate problems, evaluation taking into account both the product and the process and the delivering of presentations of work performed. From the practical point of view, the learning and teaching exercise implemented seems to help promote understanding of Musical Form of repertoire and students involved in the study, having the workgroup contributed to the consolidation of learning, data evidenced by the students.Universidade de Aveiro2018-03-08T14:52:28Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22559TID:201580624porDias, Joaquim Ricardo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:15Zoai:ria.ua.pt:10773/22559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:42.029460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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