Implementação do CAF no Centro Hospitalar do Baixo Vouga: boas práticas e sugestões de melhoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30921 |
Resumo: | A qualidade tem-se afirmado, ao longo do tempo, como um mecanismo importante para as organizações responderam aos desafios que surgem, passando por diversas fases e utilizando diferentes recursos. No contexto atual, os sistemas de gestão da qualidade constituem um recurso para as organizações gerirem a mudança, gerirem o seu desempenho e a qualidade e para se aproximarem às necessidades dos clientes, enfatizando os princípios da Gestão da Qualidade Total. Este trabalho de investigação tem como objetivo acompanhar as várias fases relativas à definição e implementação do Common Assessment Framework (CAF) no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, procurando, deste modo, perceber o que poderá ser melhorado, no sentido de identificar boas-práticas que possam ser utilizadas por outras instituições do setor da saúde. Este estudo segue uma metodologia de investigação qualitativa, em que se procedeu ao desenho de um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas a profissionais de saúde e aos profissionais que desenvolveram e implementaram o projeto CAF. Os resultados deste estudo demonstram que o processo de implementação do CAF no CHBV passou por algumas dificuldades, tais como: a COVID-19; a falta de uma estratégia e de uma cultura comum de qualidade; a não existência de um sistema integrado de qualidade; a falta de motivação por parte da maioria dos profissionais em participar em projetos de qualidade; a resistência à mudança por parte dos profissionais; dificuldades a nível do tempo disponível para participar num exercício deste tipo; problemas de comunicação do projeto, principalmente aos profissionais de saúde; e falta de divulgação dos resultados. Para além disso, constatou-se uma grande disparidade entre serviços, na medida em que alguns serviços têm prática na área da qualidade, ao passo que a maioria tem pouca experiência neste âmbito. O reconhecimento destas dificuldades permitiu a definição de propostas de melhoria, que contribuirão, certamente, para uma melhor implementação do CAF noutras instituições do setor da saúde. |
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Implementação do CAF no Centro Hospitalar do Baixo Vouga: boas práticas e sugestões de melhoriaQualidadeSistemas de gestão da qualidadeModelos de autoavaliaçãoCommon Assessment Framework (CAF)Setor da SaúdeCentro Hospitalar do Baixo VougaA qualidade tem-se afirmado, ao longo do tempo, como um mecanismo importante para as organizações responderam aos desafios que surgem, passando por diversas fases e utilizando diferentes recursos. No contexto atual, os sistemas de gestão da qualidade constituem um recurso para as organizações gerirem a mudança, gerirem o seu desempenho e a qualidade e para se aproximarem às necessidades dos clientes, enfatizando os princípios da Gestão da Qualidade Total. Este trabalho de investigação tem como objetivo acompanhar as várias fases relativas à definição e implementação do Common Assessment Framework (CAF) no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, procurando, deste modo, perceber o que poderá ser melhorado, no sentido de identificar boas-práticas que possam ser utilizadas por outras instituições do setor da saúde. Este estudo segue uma metodologia de investigação qualitativa, em que se procedeu ao desenho de um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da observação participante e de entrevistas semiestruturadas realizadas a profissionais de saúde e aos profissionais que desenvolveram e implementaram o projeto CAF. Os resultados deste estudo demonstram que o processo de implementação do CAF no CHBV passou por algumas dificuldades, tais como: a COVID-19; a falta de uma estratégia e de uma cultura comum de qualidade; a não existência de um sistema integrado de qualidade; a falta de motivação por parte da maioria dos profissionais em participar em projetos de qualidade; a resistência à mudança por parte dos profissionais; dificuldades a nível do tempo disponível para participar num exercício deste tipo; problemas de comunicação do projeto, principalmente aos profissionais de saúde; e falta de divulgação dos resultados. Para além disso, constatou-se uma grande disparidade entre serviços, na medida em que alguns serviços têm prática na área da qualidade, ao passo que a maioria tem pouca experiência neste âmbito. O reconhecimento destas dificuldades permitiu a definição de propostas de melhoria, que contribuirão, certamente, para uma melhor implementação do CAF noutras instituições do setor da saúde.Quality has asserted itself over time as an important mechanism for organizations to respond to the challenges that arise, going through different phases and using different resources. In the current context, quality management systems are a resource for organizations to manage change, manage their performance and quality and to fulfil customer needs, emphasizing the principles of Total Quality Management. This research aims to accompany the various phases related to the definition and implementation of the Common Assessment Framework (CAF) at the Centro Hospitalar do Baixo Vouga, seeking, in this way, to understand what could be improved, in order to identify good practices that can be used by other institutions in the health sector. This study follows a qualitative research methodology and a case study design. Data were coolected through participant observation and semi-structured interviews with health professionals and professionals who developed and implemented the CAF project. The results of this study demonstrate that the process of implementing CAF in the CHBV has experienced some difficulties, such as: COVID-19; the lack of a common quality strategy and quality culture; the lack of an integrated quality system; the lack of motivation from most professionals to participate in quality projects; resistance to change by professionals; difficulties in terms of availability to participate in such an exercise; communication problems of the project mainly to health professionals; and lack of dissemination of results. In addition, there was a great disparity between services, since some services have experience in the area of quality, while most have little experience in this area. The recognition of these difficulties enabled the definition of proposals for improvement, which will certainly contribute to a better implementation of CAF in other institutions in the health sector.2021-03-18T14:46:00Z2021-02-22T00:00:00Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30921porRei, Daniela Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:46Zoai:ria.ua.pt:10773/30921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:56.598699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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