Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1058
Resumo: Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009
id RCAP_05604e837e16854894d65874e7c43768
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratórioEducação para a saúdeFormação inicial de professores1º Ciclo do ensino básicoConteúdos curricularesSaúde escolarTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009A Educação para a Saúde não está, a nível nacional, enquadrada numa política geral de formação de professores, não obstante o que é preconizado a nível dos Ministérios da Educação e Saúde e das evidências da efectividade da promoção da saúde a nível internacional, no decorrer dos últimos 20 anos. A finalidade do presente estudo, de caris qualitativo exploratório, foi a de determinar que conteúdos curriculares em Educação para a Saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi empregue a metodologia Delphi em que, através da realização consecutiva de dois questionários on-line, se obteve concordância satisfatória dos membros de um painel de peritos relativamente aos referidos conteúdos. Analisados os resultados obtidos, à luz da revisão da literatura, conclui-se que a tendência evolutiva em termos de conteúdos verificada a nível internacional (de uma perspectiva física/biológica, para uma perspectiva de conteúdos relacionados com relações humanas, tomada de decisões e perspectivas/valores sociais) se reflecte na opinião dos peritos consultados.In a national terms there is no policy framework for Health Education in teacher training, in spite of the objectives of the Ministries of Health and Education and the effectiveness of twenty years of health promotion, in international terms. The aim of this qualitative and exploratory investigation is to determinate what curricular contents should integrate a process of teacher training for the elementary school. The Delphi method was used which, in the applications of two consecutive on-line questionnaires, a satisfactory consensus between the experts members of a panel, was obtained in relation to the questions asked. After the analyses of the results obtained in view of the literature available, we came to the conclusion that the international evaluative tendency of curricular contents (from a physical and biological framework to health and human relationship, reasoned decision making and social health framework) reflects the opinion of experts consulted.Fernandes, Rui Gentil de Portugal e Vasconcelos, 1963-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-2010-07-22T08:48:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1058porhttp://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000550817info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:45.539622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
title Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
spellingShingle Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-
Educação para a saúde
Formação inicial de professores
1º Ciclo do ensino básico
Conteúdos curriculares
Saúde escolar
Teses de mestrado - 2009
title_short Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
title_full Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
title_fullStr Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
title_sort Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
author Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-
author_facet Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Rui Gentil de Portugal e Vasconcelos, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a saúde
Formação inicial de professores
1º Ciclo do ensino básico
Conteúdos curriculares
Saúde escolar
Teses de mestrado - 2009
topic Educação para a saúde
Formação inicial de professores
1º Ciclo do ensino básico
Conteúdos curriculares
Saúde escolar
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-07-22T08:48:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1058
url http://hdl.handle.net/10451/1058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000550817
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134159450406912