Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/1058 |
Resumo: | Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009 |
id |
RCAP_05604e837e16854894d65874e7c43768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/1058 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratórioEducação para a saúdeFormação inicial de professores1º Ciclo do ensino básicoConteúdos curricularesSaúde escolarTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009A Educação para a Saúde não está, a nível nacional, enquadrada numa política geral de formação de professores, não obstante o que é preconizado a nível dos Ministérios da Educação e Saúde e das evidências da efectividade da promoção da saúde a nível internacional, no decorrer dos últimos 20 anos. A finalidade do presente estudo, de caris qualitativo exploratório, foi a de determinar que conteúdos curriculares em Educação para a Saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal foi empregue a metodologia Delphi em que, através da realização consecutiva de dois questionários on-line, se obteve concordância satisfatória dos membros de um painel de peritos relativamente aos referidos conteúdos. Analisados os resultados obtidos, à luz da revisão da literatura, conclui-se que a tendência evolutiva em termos de conteúdos verificada a nível internacional (de uma perspectiva física/biológica, para uma perspectiva de conteúdos relacionados com relações humanas, tomada de decisões e perspectivas/valores sociais) se reflecte na opinião dos peritos consultados.In a national terms there is no policy framework for Health Education in teacher training, in spite of the objectives of the Ministries of Health and Education and the effectiveness of twenty years of health promotion, in international terms. The aim of this qualitative and exploratory investigation is to determinate what curricular contents should integrate a process of teacher training for the elementary school. The Delphi method was used which, in the applications of two consecutive on-line questionnaires, a satisfactory consensus between the experts members of a panel, was obtained in relation to the questions asked. After the analyses of the results obtained in view of the literature available, we came to the conclusion that the international evaluative tendency of curricular contents (from a physical and biological framework to health and human relationship, reasoned decision making and social health framework) reflects the opinion of experts consulted.Fernandes, Rui Gentil de Portugal e Vasconcelos, 1963-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974-2010-07-22T08:48:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1058porhttp://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000550817info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:45.539622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
title |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974- Educação para a saúde Formação inicial de professores 1º Ciclo do ensino básico Conteúdos curriculares Saúde escolar Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
title_full |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
title_sort |
Que conteúdos de educação para a saúde devem integrar a formação inicial de professores habilitados para a docência no 1º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório |
author |
Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974- |
author_facet |
Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Rui Gentil de Portugal e Vasconcelos, 1963- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Maria Mendes Ermitão da Graça de, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a saúde Formação inicial de professores 1º Ciclo do ensino básico Conteúdos curriculares Saúde escolar Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Educação para a saúde Formação inicial de professores 1º Ciclo do ensino básico Conteúdos curriculares Saúde escolar Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado em Saúde Escolar, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-07-22T08:48:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/1058 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/1058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000550817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134159450406912 |