Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5394 |
Resumo: | O manual “Desenho – do desenvolvimento à avaliação terapêutica” apresenta a avaliação do desenho seguindo uma perspetiva do desenvolvimento, identificando metodologias e estratégias a utilizar. O documento foi construído a pensar no percurso de aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino superior, nomeadamente do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional. Pode também ser útil a profissionais que pretendam estruturar o conhecimento neste domínio. O desenho é uma das primeiras formas de expressão gráfica, revestindo-se por isso de particular importância. Reflete competências, vivências e não raras vezes o diálogo interno, nem sempre fácil de transpor para palavras. É influenciado por múltiplos fatores, nomeadamente práxicos, cognitivos e emocionais. Uma avaliação sistemática e completa do desenho deve incluir os vários domínios anteriormente referenciados, contribuindo desse modo para uma compreensão ampliada da criança. |
id |
RCAP_05689463accd80dfd4c0f1da460b6d44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5394 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2DesenhoAvaliaçãoTerapia OcupacionalPediatriaO manual “Desenho – do desenvolvimento à avaliação terapêutica” apresenta a avaliação do desenho seguindo uma perspetiva do desenvolvimento, identificando metodologias e estratégias a utilizar. O documento foi construído a pensar no percurso de aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino superior, nomeadamente do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional. Pode também ser útil a profissionais que pretendam estruturar o conhecimento neste domínio. O desenho é uma das primeiras formas de expressão gráfica, revestindo-se por isso de particular importância. Reflete competências, vivências e não raras vezes o diálogo interno, nem sempre fácil de transpor para palavras. É influenciado por múltiplos fatores, nomeadamente práxicos, cognitivos e emocionais. Uma avaliação sistemática e completa do desenho deve incluir os vários domínios anteriormente referenciados, contribuindo desse modo para uma compreensão ampliada da criança.Instituto Politécnico de Beja2022-03-23T17:58:17Z2021-11-01T00:00:00Z2021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5394por978-989-53410-1-6Ferreira, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:47:47Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:38.712355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
title |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
spellingShingle |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 Ferreira, Ana Isabel Desenho Avaliação Terapia Ocupacional Pediatria |
title_short |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
title_full |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
title_fullStr |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
title_full_unstemmed |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
title_sort |
Desenho - do desenvolvimento à avaliação terapêutica: Manual de apoio à aprendizagem nº 2 |
author |
Ferreira, Ana Isabel |
author_facet |
Ferreira, Ana Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Avaliação Terapia Ocupacional Pediatria |
topic |
Desenho Avaliação Terapia Ocupacional Pediatria |
description |
O manual “Desenho – do desenvolvimento à avaliação terapêutica” apresenta a avaliação do desenho seguindo uma perspetiva do desenvolvimento, identificando metodologias e estratégias a utilizar. O documento foi construído a pensar no percurso de aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do ensino superior, nomeadamente do curso de licenciatura em Terapia Ocupacional. Pode também ser útil a profissionais que pretendam estruturar o conhecimento neste domínio. O desenho é uma das primeiras formas de expressão gráfica, revestindo-se por isso de particular importância. Reflete competências, vivências e não raras vezes o diálogo interno, nem sempre fácil de transpor para palavras. É influenciado por múltiplos fatores, nomeadamente práxicos, cognitivos e emocionais. Uma avaliação sistemática e completa do desenho deve incluir os vários domínios anteriormente referenciados, contribuindo desse modo para uma compreensão ampliada da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-01T00:00:00Z 2021-11-01T00:00:00Z 2022-03-23T17:58:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5394 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/5394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-53410-1-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129868920684544 |