Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Manuel Agostinho Matos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Durão, João Barradas Ferreira, Fonseca, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5001
Resumo: Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspectos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. Método: revisão de literatura em Novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objecto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. Resultados: Foram caracterizados estudos sobre modelos e estratégias educacionais para uma aprendizagem baseada em competências nos quais as experiências enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular ou a avaliação. Conclusão: Ficou evidenciada vantagem na educação baseada em competências, sobretudo com a utilização de modelos prédefinidos e uso de estratégias e modelos educacionais de carácter interativo. Descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem, Ensino Superior.
id RCAP_05bec0368f00292e5a3c25cc0fb2b56f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literaturaCaracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspectos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. Método: revisão de literatura em Novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objecto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. Resultados: Foram caracterizados estudos sobre modelos e estratégias educacionais para uma aprendizagem baseada em competências nos quais as experiências enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular ou a avaliação. Conclusão: Ficou evidenciada vantagem na educação baseada em competências, sobretudo com a utilização de modelos prédefinidos e uso de estratégias e modelos educacionais de carácter interativo. Descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem, Ensino Superior.REUOL Revista de Enfermagem UFPE On line2012-02-06T18:43:00Z2012-02-062011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5001http://hdl.handle.net/10174/5001pormf@uevora.ptjd@uevora.ptafonseca@uevora.pt239Fernandes, Manuel Agostinho MatosDurão, João Barradas FerreiraFonseca, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:53.549964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
title Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
spellingShingle Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
Fernandes, Manuel Agostinho Matos
title_short Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
title_full Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
title_fullStr Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
title_full_unstemmed Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
title_sort Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
author Fernandes, Manuel Agostinho Matos
author_facet Fernandes, Manuel Agostinho Matos
Durão, João Barradas Ferreira
Fonseca, Ana
author_role author
author2 Durão, João Barradas Ferreira
Fonseca, Ana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Manuel Agostinho Matos
Durão, João Barradas Ferreira
Fonseca, Ana
description Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspectos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. Método: revisão de literatura em Novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objecto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. Resultados: Foram caracterizados estudos sobre modelos e estratégias educacionais para uma aprendizagem baseada em competências nos quais as experiências enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular ou a avaliação. Conclusão: Ficou evidenciada vantagem na educação baseada em competências, sobretudo com a utilização de modelos prédefinidos e uso de estratégias e modelos educacionais de carácter interativo. Descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem, Ensino Superior.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01T00:00:00Z
2012-02-06T18:43:00Z
2012-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5001
http://hdl.handle.net/10174/5001
url http://hdl.handle.net/10174/5001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv mf@uevora.pt
jd@uevora.pt
afonseca@uevora.pt
239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv REUOL Revista de Enfermagem UFPE On line
publisher.none.fl_str_mv REUOL Revista de Enfermagem UFPE On line
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136471670587392