Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5001 |
Resumo: | Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspectos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. Método: revisão de literatura em Novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objecto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. Resultados: Foram caracterizados estudos sobre modelos e estratégias educacionais para uma aprendizagem baseada em competências nos quais as experiências enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular ou a avaliação. Conclusão: Ficou evidenciada vantagem na educação baseada em competências, sobretudo com a utilização de modelos prédefinidos e uso de estratégias e modelos educacionais de carácter interativo. Descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem, Ensino Superior. |
id |
RCAP_05bec0368f00292e5a3c25cc0fb2b56f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literaturaCaracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspectos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. Método: revisão de literatura em Novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objecto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. Resultados: Foram caracterizados estudos sobre modelos e estratégias educacionais para uma aprendizagem baseada em competências nos quais as experiências enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular ou a avaliação. Conclusão: Ficou evidenciada vantagem na educação baseada em competências, sobretudo com a utilização de modelos prédefinidos e uso de estratégias e modelos educacionais de carácter interativo. Descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem, Ensino Superior.REUOL Revista de Enfermagem UFPE On line2012-02-06T18:43:00Z2012-02-062011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5001http://hdl.handle.net/10174/5001pormf@uevora.ptjd@uevora.ptafonseca@uevora.pt239Fernandes, Manuel Agostinho MatosDurão, João Barradas FerreiraFonseca, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:53.549964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
title |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
spellingShingle |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura Fernandes, Manuel Agostinho Matos |
title_short |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
title_full |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
title_fullStr |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
title_sort |
Educação em enfermagem baseada em competências: Revisão da literatura |
author |
Fernandes, Manuel Agostinho Matos |
author_facet |
Fernandes, Manuel Agostinho Matos Durão, João Barradas Ferreira Fonseca, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Durão, João Barradas Ferreira Fonseca, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Manuel Agostinho Matos Durão, João Barradas Ferreira Fonseca, Ana |
description |
Caracterizar produção científica sobre modelos e estratégias educacionais para educação em enfermagem baseada em competências; Identificar resultados da implementação de modelo/estratégias educacionais; Discutir aspectos convergentes e divergentes sobre uso dos modelos/estratégias educacionais. Método: revisão de literatura em Novembro de 2010, nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem e Ensino Superior, sendo selecionado um. Na EBSCO, utilizando os mesmos descritores em língua inglesa (Competency-Based Education; Education, Nursing; Education, Higher), igual período de tempo, encontaram-se 36 artigos e foram seleccionados 9. Os critérios de inclusão foram: artigos de pesquisas publicados no período 2005 a 2010, estar disponível on-line como texto completo, estar nos idiomas português, inglês ou espanhol e focalizar objecto de estudo. Excluíram-se artigos de opinião, editoriais e teses. Resultados: Foram caracterizados estudos sobre modelos e estratégias educacionais para uma aprendizagem baseada em competências nos quais as experiências enfatizam os métodos de ensino, o desenho curricular ou a avaliação. Conclusão: Ficou evidenciada vantagem na educação baseada em competências, sobretudo com a utilização de modelos prédefinidos e uso de estratégias e modelos educacionais de carácter interativo. Descritores: Educação baseada em competências, Educação em enfermagem, Ensino Superior. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01T00:00:00Z 2012-02-06T18:43:00Z 2012-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5001 http://hdl.handle.net/10174/5001 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
mf@uevora.pt jd@uevora.pt afonseca@uevora.pt 239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REUOL Revista de Enfermagem UFPE On line |
publisher.none.fl_str_mv |
REUOL Revista de Enfermagem UFPE On line |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136471670587392 |