Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Filipa Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7421
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_05d2abd1e67c9de42aaf52ab31808eaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leituraHábitos e práticas leitorasMotivação para a leituraDesempenho na leituraReading habits and praticesReading motivationReading performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.o presente estudo foi realizado com 221 crianças a frequentarem o 3º ano em estabelecimentos de ensino público com o objetivo principal de analisar quais os perfis motivacionais leitores destes alunos e relacioná-los com o desempenho para a leitura e com alguns hábitos e práticas leitoras. Para o efeito foi construído um questionário que visa o conhecimento de práticas e hábitos de leitura destas crianças e foram utilizadas duas escalas, uma de autoperceção leitora e outra de motivação para a leitura. Aos professores foi pedido para avaliarem o desempenho leitor das crianças e para referirem estratégias leitoras que possam ser sugeridas aos pais. Os principais resultados, com base numa análise de cluster, evidenciaram três perfis motivacionais distintos, onde se verificou que o grupo com crianças mais motivadas para a leitura, ou seja, que apresentavam simultaneamente uma elevada motivação em todas as dimensões exceto no evitamento e dificuldade percebida, apresentavam melhores desempenhos na leitura, uma maior frequência leitora e mais prazer em ler durante os tempos livres. Constatámos ainda que as crianças como uma dificuldade percebida elevada, com valores muito abaixo da média nas variáveis autoeficácia leitora, progresso, comparação social, feedback social e atitudes face à leitura obtiveram os piores desempenhos na leitura.The present study with 221 grade 3 students from public elementar school intends to analise the children’s profiles of reading motivation and correlated them with the habits and pratices to reading. With this aim we created a questionnaire about reading habits and practices and we administered the reader self perception scale and the reading motivation scale. We asked teachers to evaluate the performance of their students and to write reading’s strategies that they could suggest to parents. A major finding in this study was that children more motivated for reading, which can be characterized as highly motivated across all dimensions except work avoidance and perceived difficulty, present a better performance, a more reading frequency and a more reading pleasure. Additionally, results revealed that children who reported a high perceived difficulty and a low sense of reading efficacy, progress, observational comparison, social feedback and reading attittudes had the worst reading performance.Mata, LourdesRepositório do ISPARodrigues, Ana Filipa Vieira2020-03-06T15:45:43Z2019-12-16T00:00:00Z2019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7421202381153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:07Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:14.608163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
title Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
spellingShingle Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
Rodrigues, Ana Filipa Vieira
Hábitos e práticas leitoras
Motivação para a leitura
Desempenho na leitura
Reading habits and pratices
Reading motivation
Reading performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
title_full Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
title_fullStr Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
title_full_unstemmed Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
title_sort Hábitos e práticas leitoras das crianças do 3º ano : relação entre perfis motivacionais, hábitos, práticas e desempenho em leitura
author Rodrigues, Ana Filipa Vieira
author_facet Rodrigues, Ana Filipa Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Lourdes
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Filipa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos e práticas leitoras
Motivação para a leitura
Desempenho na leitura
Reading habits and pratices
Reading motivation
Reading performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Hábitos e práticas leitoras
Motivação para a leitura
Desempenho na leitura
Reading habits and pratices
Reading motivation
Reading performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T00:00:00Z
2019-12-16T00:00:00Z
2020-03-06T15:45:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7421
202381153
url http://hdl.handle.net/10400.12/7421
identifier_str_mv 202381153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130114740453376