Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12719 |
Resumo: | O presente relatório insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa desenvolvida com um grupo de 25 crianças de 3 e 4 anos de idade, em contexto de Educação Pré-escolar. Reconhecendo a importância das ciências na Educação pré-escolar, entendo ser pertinente aprofundar esta temática e que esta se torne facilitadora de aprendizagem e de envolvimento das crianças. O quadro teórico e a ação educativa desenvolvida permitem revelar a importância das Ciências na Educação pré-escolar e realçam a importância de serem abordadas ao nível de envolvimento e enriquecimento das mesmas. O trabalho teve como suporte metodológico a escala de Leuvers e a entrevista, de forma a obter resposta à questão: Qual o nível de envolvimento das crianças nas atividades desenvolvidas no âmbito das ciências da natureza propostas pelo adulto? Os resultados baseáram-se nos dados obtidos na reflexão sobre os instrumentos já referidos anteriormente utilizados nas experiencias de ensino/aprendizagem expostas e em especifico na área do Conhecimento do Mundo (Ciências), na Educação Pré-escolar. Da nálise de dados é possível antecipar que as crianças manifestaram envolvimento, no entanto ainda existia um longo trabalho pela frente, de forma a envolver cada vez mais as crianças nas atividades de Ciências. |
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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarCiênciasEnvolvimentoPrática educativaO presente relatório insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa aprofundar a reflexão acerca da ação educativa desenvolvida com um grupo de 25 crianças de 3 e 4 anos de idade, em contexto de Educação Pré-escolar. Reconhecendo a importância das ciências na Educação pré-escolar, entendo ser pertinente aprofundar esta temática e que esta se torne facilitadora de aprendizagem e de envolvimento das crianças. O quadro teórico e a ação educativa desenvolvida permitem revelar a importância das Ciências na Educação pré-escolar e realçam a importância de serem abordadas ao nível de envolvimento e enriquecimento das mesmas. O trabalho teve como suporte metodológico a escala de Leuvers e a entrevista, de forma a obter resposta à questão: Qual o nível de envolvimento das crianças nas atividades desenvolvidas no âmbito das ciências da natureza propostas pelo adulto? Os resultados baseáram-se nos dados obtidos na reflexão sobre os instrumentos já referidos anteriormente utilizados nas experiencias de ensino/aprendizagem expostas e em especifico na área do Conhecimento do Mundo (Ciências), na Educação Pré-escolar. Da nálise de dados é possível antecipar que as crianças manifestaram envolvimento, no entanto ainda existia um longo trabalho pela frente, de forma a envolver cada vez mais as crianças nas atividades de Ciências.The present report, inserts in the curriculum Supervisioned Practice Teaching of the Master’s degree in Pre-school Education, aims to deepen the reflection concerning the educational activity developed with a group of 25 children aged 3 and 4 years old, in context Pre-school Education. Recognising the importance of science in pre-school, I consider it is relevant deepen this theme and, simultaneously, become it into a enabler of learning and children’s involvement. The technical framework and the developed educational activity allow reveal the importance of Science in pre-school and enhance the importance to be addressed at the level of enrichment and involvement thereof. This paper had as methodological support the Ferre Laevers scale and the interview in order to get the answer to this question: What level of children’s involvement in the activities developed in the ambit the natural sciences proposed by the adult? The results were based on obtained data in the reflection about the instruments, as referred before, used in education/apprentceship experiences exposed and in particular at the World Knowledge (Science) in Pre-School. Through data analysis it is already possible anticipate which children expressed involvement, however there’s still a lot of work ahead in order to involve more and more children in Science activities.Castanheira, Manuel Luís PintoNovo, RosaBiblioteca Digital do IPBDantas, Vanessa Maria Gonçalves2016-02-05T16:17:56Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12719TID:201028506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:58.058357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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