Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emanuel Domingos Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12720
Resumo: O presente relatório ocorre no âmbito da prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades de 4 e 5 anos. Começamos por centrar a nossa reflexão sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, as áreas e domínios de conteúdo e o papel do educador em contexto de educação pré-escolar. Caraterizamos o contexto educativo em que nos inserimos, pretendendo perceber os processos a adotar para a construção de respostas educativas de qualidade. Depois procedemos à descrição e análise de um conjunto de quatro experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas com o grupo de crianças, procurando dar resposta à seguinte questão de partida: Como promover a articulação entre as diferentes áreas e domínios de conteúdo em contexto de educação pré-escolar? O quadro metodológico do estudo inseriu-se numa perspetiva qualitativa com recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação participante, notas de campo, produções das crianças e registos fotográficos. Os resultados emergentes deste estudo relevam a importância do trabalho orientado para a articulação entre as diferentes áreas e domínios de conteúdo no contexto da Educação Pré-Escolar.
id RCAP_405e3bb057001190659495e58c3409ac
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarArticulação de conteúdosPrática educativaO presente relatório ocorre no âmbito da prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades de 4 e 5 anos. Começamos por centrar a nossa reflexão sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, as áreas e domínios de conteúdo e o papel do educador em contexto de educação pré-escolar. Caraterizamos o contexto educativo em que nos inserimos, pretendendo perceber os processos a adotar para a construção de respostas educativas de qualidade. Depois procedemos à descrição e análise de um conjunto de quatro experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas com o grupo de crianças, procurando dar resposta à seguinte questão de partida: Como promover a articulação entre as diferentes áreas e domínios de conteúdo em contexto de educação pré-escolar? O quadro metodológico do estudo inseriu-se numa perspetiva qualitativa com recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação participante, notas de campo, produções das crianças e registos fotográficos. Os resultados emergentes deste estudo relevam a importância do trabalho orientado para a articulação entre as diferentes áreas e domínios de conteúdo no contexto da Educação Pré-Escolar.This report occurs following the practice teaching supervised developed in the context of pre-school education, with a group of children aged between 5 and 6 years. We begin by focusing our reflection on the process of development and child learning areas and areas of content and the role of the educator in the context of pre-school education. We characterize the educational context in which we operate, intending to realize the processes to be adopted for the construction of educational quality answers. Then we proceed to the description and analysis of a set of four teaching and learning experiences developed with the group of children, trying to give answer to the initial question: How to promote coordination between the different areas and content areas in the context of pre-school education? The methodological framework of the study was part of a qualitative perspective using various techniques and data collection instruments, namely, participant observation, field notes, children's productions and photographic records. Emerging results of this study reveal the importance of the work oriented to the articulation between the different areas and content areas within the framework of pre-school education.Sanches, AngelinaMorais, CarlosBiblioteca Digital do IPBOliveira, Emanuel Domingos Silva2016-02-05T16:18:17Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12720TID:201026821porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:58.145103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Oliveira, Emanuel Domingos Silva
Educação pré-escolar
Articulação de conteúdos
Prática educativa
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Oliveira, Emanuel Domingos Silva
author_facet Oliveira, Emanuel Domingos Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Morais, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emanuel Domingos Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Articulação de conteúdos
Prática educativa
topic Educação pré-escolar
Articulação de conteúdos
Prática educativa
description O presente relatório ocorre no âmbito da prática de ensino supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades de 4 e 5 anos. Começamos por centrar a nossa reflexão sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, as áreas e domínios de conteúdo e o papel do educador em contexto de educação pré-escolar. Caraterizamos o contexto educativo em que nos inserimos, pretendendo perceber os processos a adotar para a construção de respostas educativas de qualidade. Depois procedemos à descrição e análise de um conjunto de quatro experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas com o grupo de crianças, procurando dar resposta à seguinte questão de partida: Como promover a articulação entre as diferentes áreas e domínios de conteúdo em contexto de educação pré-escolar? O quadro metodológico do estudo inseriu-se numa perspetiva qualitativa com recurso a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, observação participante, notas de campo, produções das crianças e registos fotográficos. Os resultados emergentes deste estudo relevam a importância do trabalho orientado para a articulação entre as diferentes áreas e domínios de conteúdo no contexto da Educação Pré-Escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-05T16:18:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12720
TID:201026821
url http://hdl.handle.net/10198/12720
identifier_str_mv TID:201026821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135270697697280