Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Madalena Pombo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14757
Resumo: O presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) que, por sua vez, está agregada no ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Com o intuito de descrever reflexivamente o percurso formativo do último ano, a professora estagiária teve com o relatório a possibilidade de procurar evidenciar, através da análise da ação educativa, o trabalho desenvolvido nas regências e nos projetos, bem como as opções metodológicas sustentadas por pressupostos teóricos e legais. Este é um documento de cariz obrigatório, visto que habilita a docência nos ciclos e áreas supramencionados. O percurso construído e que se procura espelhar no relatório seguiu uma metodologia de investigação-ação, pelo seu caráter cíclico de conhecimento, conferido pelas quatro fases que lhe são inerentes: observação, planificação, ação e reflexão. Esta metodologia possibilitou à professora estagiária a identificação de novas formas de intervenção, aferindo o seu trajeto académico e possibilitando exercer uma melhor ação educativa. Assim, teve sempre presente as palavras de Malala Yousafzai (prémio nobel da paz em 2014): “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, com esta diretriz assumiu o seu percurso académico, transformando o lema de Malala no título do seu relatório.
id RCAP_05e99a87e7fcb5eb4ce43a143c8509f9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundoPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoColaboraçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) que, por sua vez, está agregada no ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Com o intuito de descrever reflexivamente o percurso formativo do último ano, a professora estagiária teve com o relatório a possibilidade de procurar evidenciar, através da análise da ação educativa, o trabalho desenvolvido nas regências e nos projetos, bem como as opções metodológicas sustentadas por pressupostos teóricos e legais. Este é um documento de cariz obrigatório, visto que habilita a docência nos ciclos e áreas supramencionados. O percurso construído e que se procura espelhar no relatório seguiu uma metodologia de investigação-ação, pelo seu caráter cíclico de conhecimento, conferido pelas quatro fases que lhe são inerentes: observação, planificação, ação e reflexão. Esta metodologia possibilitou à professora estagiária a identificação de novas formas de intervenção, aferindo o seu trajeto académico e possibilitando exercer uma melhor ação educativa. Assim, teve sempre presente as palavras de Malala Yousafzai (prémio nobel da paz em 2014): “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, com esta diretriz assumiu o seu percurso académico, transformando o lema de Malala no título do seu relatório.This report comes in the field of the course Supervised Educational Practice (SEP), inserted in the study cycle of the Master in Teaching of 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences of 2nd CBE. In order to describe reflexively the last year’s formative path, the student had, with this report, the possibility of trying to show, through the analysis of the educational action, the work developed in the regencies and projects, as well as the methodological options sustained by theoretical and legal assumptions. This is a mandatory document, as it enables teaching in the above-mentioned cycles and areas. The path constructed, that sought to reflect in the report, followed and action research methodology, due to its cyclical character of knowledge, conferred by the four inherent phases: observation, planning, action and reflection. This methodology enabled the student to identify new ways of intervention, assessing her academic path and enabling a better educational action. Thus, the words of Malala Yousafzai (Nobel Peace Prize in 2014) were always kept in mind: “A child, a teacher, a book and a pen can change the world”, with this guideline she assumed her academic path, transforming Malala’s motto on the title of this report.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José AlexandreMascarenhas, DanielaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Susana Madalena Pombo2019-10-29T14:44:35Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14757TID:202310485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:33.676562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
title Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
spellingShingle Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
Silva, Susana Madalena Pombo
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Colaboração
Desenvolvimento pessoal e profissional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
title_full Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
title_fullStr Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
title_full_unstemmed Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
title_sort Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo
author Silva, Susana Madalena Pombo
author_facet Silva, Susana Madalena Pombo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre
Mascarenhas, Daniela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Susana Madalena Pombo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Colaboração
Desenvolvimento pessoal e profissional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Colaboração
Desenvolvimento pessoal e profissional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) que, por sua vez, está agregada no ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Com o intuito de descrever reflexivamente o percurso formativo do último ano, a professora estagiária teve com o relatório a possibilidade de procurar evidenciar, através da análise da ação educativa, o trabalho desenvolvido nas regências e nos projetos, bem como as opções metodológicas sustentadas por pressupostos teóricos e legais. Este é um documento de cariz obrigatório, visto que habilita a docência nos ciclos e áreas supramencionados. O percurso construído e que se procura espelhar no relatório seguiu uma metodologia de investigação-ação, pelo seu caráter cíclico de conhecimento, conferido pelas quatro fases que lhe são inerentes: observação, planificação, ação e reflexão. Esta metodologia possibilitou à professora estagiária a identificação de novas formas de intervenção, aferindo o seu trajeto académico e possibilitando exercer uma melhor ação educativa. Assim, teve sempre presente as palavras de Malala Yousafzai (prémio nobel da paz em 2014): “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, com esta diretriz assumiu o seu percurso académico, transformando o lema de Malala no título do seu relatório.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29T14:44:35Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14757
TID:202310485
url http://hdl.handle.net/10400.22/14757
identifier_str_mv TID:202310485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131437793804288