Por cada obstáculo, mil sonhos!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Manuela Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12836
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, com o objetivo de fundamentar, analisar e refletir criticamente sobre toda a prática pedagógica realizada ao longo desta Unidade Curricular (UC). Este documento é de caráter obrigatório, dado que só a sua elaboração possibilita a profissionalização nos grupos 110 e 230, respetivamente, 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. No desenvolvimento da ação pedagógica, a metodologia de investigação-ação deu rumo à conduta da mestranda, promovendo a articulação de saberes e atitudes orientadoras, traduzindo-se fundamentalmente por quatro etapas cíclicas: observação, planificação, ação e reflexão. Esta dinâmica permitiu a construção de conhecimentos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Os momentos de reflexão promoveram a criação de novos conhecimentos, complementando a ação da mestranda, em todos os momentos. Ressalte-se a importância do projeto de investigação que tem como objetivo ensinar os alunos a aprender a aprender a ultrapassar as dificuldades na resolução de problemas que envolvam a divisão. Com a realização deste relatório, finda o ciclo da formação inicial de docente, sendo apenas o início de uma caminhada desafiante e repleta de aprendizagens.
id RCAP_916eda99617ed38710f372b8bc00b0df
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Por cada obstáculo, mil sonhos!Prática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoDesenvolvimento pessoal e profissionalColaboraçãoSupervised teaching practiceResearch-ActionReflectionPersonal and professional developmentCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, com o objetivo de fundamentar, analisar e refletir criticamente sobre toda a prática pedagógica realizada ao longo desta Unidade Curricular (UC). Este documento é de caráter obrigatório, dado que só a sua elaboração possibilita a profissionalização nos grupos 110 e 230, respetivamente, 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. No desenvolvimento da ação pedagógica, a metodologia de investigação-ação deu rumo à conduta da mestranda, promovendo a articulação de saberes e atitudes orientadoras, traduzindo-se fundamentalmente por quatro etapas cíclicas: observação, planificação, ação e reflexão. Esta dinâmica permitiu a construção de conhecimentos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Os momentos de reflexão promoveram a criação de novos conhecimentos, complementando a ação da mestranda, em todos os momentos. Ressalte-se a importância do projeto de investigação que tem como objetivo ensinar os alunos a aprender a aprender a ultrapassar as dificuldades na resolução de problemas que envolvam a divisão. Com a realização deste relatório, finda o ciclo da formação inicial de docente, sendo apenas o início de uma caminhada desafiante e repleta de aprendizagens.This report is part of the Supervised Teaching Practice (STP), integrated in the 2nd year of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE) and in Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CBE, with the goal of substantiating, analyze and critically reflect on all the pedagogical action carried out throughout this Curricular Unit. This document is mandatory, since its wording makes possible the professionalization in groups 110 and 230, respectively, 1st CBE and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CBE. In the development of educational practice, the research-action methodology gave way to the conduct of the trainee teacher, providing the combination of knowledge and guiding attitudes, mainly translated by four cyclical stages: observation, planning, action and reflection. This dynamics allowed the construction knowledge that supports the development of teaching professionalism. The moments of reflection provided the criation of new knowledge, complementing the master’s action. The investigation project was very important in the way to teach the students how to learn to learn to overcome difficulties on the resolution of division’s problems. With the accomplishment of this report, the cycle of initial teacher training ends, being only the beginning of a challenging journey and full of learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMascarenhas, DanielaFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Manuela Martins2019-02-07T11:25:36Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.22/12836TID:202165574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:06.421651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Por cada obstáculo, mil sonhos!
title Por cada obstáculo, mil sonhos!
spellingShingle Por cada obstáculo, mil sonhos!
Machado, Manuela Martins
Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Colaboração
Supervised teaching practice
Research-Action
Reflection
Personal and professional development
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Por cada obstáculo, mil sonhos!
title_full Por cada obstáculo, mil sonhos!
title_fullStr Por cada obstáculo, mil sonhos!
title_full_unstemmed Por cada obstáculo, mil sonhos!
title_sort Por cada obstáculo, mil sonhos!
author Machado, Manuela Martins
author_facet Machado, Manuela Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mascarenhas, Daniela
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Manuela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Colaboração
Supervised teaching practice
Research-Action
Reflection
Personal and professional development
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Investigação-ação
Reflexão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Colaboração
Supervised teaching practice
Research-Action
Reflection
Personal and professional development
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, com o objetivo de fundamentar, analisar e refletir criticamente sobre toda a prática pedagógica realizada ao longo desta Unidade Curricular (UC). Este documento é de caráter obrigatório, dado que só a sua elaboração possibilita a profissionalização nos grupos 110 e 230, respetivamente, 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. No desenvolvimento da ação pedagógica, a metodologia de investigação-ação deu rumo à conduta da mestranda, promovendo a articulação de saberes e atitudes orientadoras, traduzindo-se fundamentalmente por quatro etapas cíclicas: observação, planificação, ação e reflexão. Esta dinâmica permitiu a construção de conhecimentos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. Os momentos de reflexão promoveram a criação de novos conhecimentos, complementando a ação da mestranda, em todos os momentos. Ressalte-se a importância do projeto de investigação que tem como objetivo ensinar os alunos a aprender a aprender a ultrapassar as dificuldades na resolução de problemas que envolvam a divisão. Com a realização deste relatório, finda o ciclo da formação inicial de docente, sendo apenas o início de uma caminhada desafiante e repleta de aprendizagens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-02-07T11:25:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12836
TID:202165574
url http://hdl.handle.net/10400.22/12836
identifier_str_mv TID:202165574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131423897026560