No futuro se faz presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Inês Trindade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12162
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, com o intuito de fundamentar, investigar, analisar e refletir criticamente sobre toda a ação pedagógica realizada ao longo desta Unidade Curricular (UC). Este documento é de caráter obrigatório, dado que só a sua redação possibilita a profissionalização nos grupos 110 e 230, respetivamente, 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Toda a ação educativa desenvolvida teve como ponto de partida a metodologia de investigação-ação – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação – tendo sido possível desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem contextualizado de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Desta forma, o relatório de estágio inicia-se pela abordagem dos quadros legais e teóricos que sustentaram toda a prática educativa, seguindo da caracterização do contexto educativo. Posteriormente, revisita-se toda a ação desenvolvida na PES, onde a teoria e a prática se articularam, promovendo uma aprendizagem coparticipada e coconstruída, apoiada no ciclo reflexivo e no trabalho colaborativo, intrínseco a qualquer processo educativo. Neste seguimento, apresenta-se o projeto educativo que tem como objetivo investigar se os baixos resultados na Matemática estão associados à incompreensão da língua materna, desenvolvido numa turma do 4.º ano do ensino básico. Posto isto, toda ação explanada neste relatório de estágio contribuiu para o crescimento holístico da mestranda, percetível ao longo de todo o documento.
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