O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30622
Resumo: Este relatório de prática de ensino supervisionada inclui toda a investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em ensino da geografia e que envolveu a lecionação de aulas sobre a temática do Clima (e formações vegetais). O estudo do clima é um conteúdo lecionado no 7º ano de escolaridade e procura proporcionar o conhecimento e compreensão dos fenómenos climáticos, no sentido de compreender toda a dinâmica do nosso planeta no que diz respeito ao tema em estudo. O estudo do clima é assim um conteúdo importante na Geografia Escolar na medida em que possibilita a compreensão de vários fenómenos físicos do nosso planeta. Trata-se de uma temática que desperta curiosidade sobre os fenómenos que lhe estão inerentes, nomeadamente as diferenças existentes na distribuição a nível mundial e como estas influenciam as atividades que ocorrem nos diferentes lugares. Neste relatório apresentam-se as diversas atividades realizadas com os alunos na abordagem do tema referido. Procurou-se complementar um ensino mais tradicional e expositivo com algumas atividades práticas que visaram facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Igualmente, foi importante trabalhar as competências essenciais da Geografia envolvendo os alunos em discussões durante as aulas que ajudassem a compreender a natureza dos fenómenos climáticos e a sua influência nas atividades humanas. Por fim, apresenta-se a avaliação realizada no sentido de melhor compreender as dificuldades sentidas pelos alunos na abordagem desta temática. Foi assim possível verificar que os alunos apreenderam os principais conceitos relacionados com o estudo do Clima (e formações vegetais) e também demonstraram compreender a importância das variações climáticas nas atividades humanas.
id RCAP_05ead7a0f78b1de720f3cdd1983e3641
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/30622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridadeClimaGeografia escolarAprendizagensCompetências geográficasBiomasGeografiaEste relatório de prática de ensino supervisionada inclui toda a investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em ensino da geografia e que envolveu a lecionação de aulas sobre a temática do Clima (e formações vegetais). O estudo do clima é um conteúdo lecionado no 7º ano de escolaridade e procura proporcionar o conhecimento e compreensão dos fenómenos climáticos, no sentido de compreender toda a dinâmica do nosso planeta no que diz respeito ao tema em estudo. O estudo do clima é assim um conteúdo importante na Geografia Escolar na medida em que possibilita a compreensão de vários fenómenos físicos do nosso planeta. Trata-se de uma temática que desperta curiosidade sobre os fenómenos que lhe estão inerentes, nomeadamente as diferenças existentes na distribuição a nível mundial e como estas influenciam as atividades que ocorrem nos diferentes lugares. Neste relatório apresentam-se as diversas atividades realizadas com os alunos na abordagem do tema referido. Procurou-se complementar um ensino mais tradicional e expositivo com algumas atividades práticas que visaram facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Igualmente, foi importante trabalhar as competências essenciais da Geografia envolvendo os alunos em discussões durante as aulas que ajudassem a compreender a natureza dos fenómenos climáticos e a sua influência nas atividades humanas. Por fim, apresenta-se a avaliação realizada no sentido de melhor compreender as dificuldades sentidas pelos alunos na abordagem desta temática. Foi assim possível verificar que os alunos apreenderam os principais conceitos relacionados com o estudo do Clima (e formações vegetais) e também demonstraram compreender a importância das variações climáticas nas atividades humanas.This supervised teaching practice report includes all the research developed within the master's degree in geography teaching and that involved lecturing classes on Climate (and plant formations). The study of climate is a content taught in the 7th year of schooling and seeks to provide knowledge and understanding of climatic phenomena, so that students are able to understand the whole dynamics of our planet considering the subject under study. The study of climate is thus an important content in School Geography insofar as it makes possible the understanding of various physical phenomena of our planet. It is a topic that arouses curiosity about the phenomena that are inherent to it, namely worldwide distribution of climates and how it influences the activities that occur in different places. This report presents the various activities carried out with the students in the approach to the theme. It was sought to complement a more traditional and expositive teaching with some practical activities that aimed to facilitate the process of teaching and learning. Likewise, it was important to work on the essential skills of Geography involving the students in class discussions that helped to understand the nature of climatic phenomena and their influence on human activities. Finally, the activities carried out were assessed in order to better understand the difficulties experienced by the students in approaching this theme. It was thus possible to verify that the students learned the main concepts related to the study of Climate (and plant formations) and demonstrated to understand the importance of climatic variations in human activities.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoRepositório da Universidade de LisboaTrovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes2018-01-16T14:36:10Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30622TID:201841185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:23:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:17.892355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
title O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
spellingShingle O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
Trovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes
Clima
Geografia escolar
Aprendizagens
Competências geográficas
Biomas
Geografia
title_short O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
title_full O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
title_fullStr O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
title_sort O estudo dos climas e a sua distribuição mundial: uma experiência educativa no 7.º ano de escolaridade
author Trovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes
author_facet Trovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Trovão, Márcio Alexandre do Vale Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Clima
Geografia escolar
Aprendizagens
Competências geográficas
Biomas
Geografia
topic Clima
Geografia escolar
Aprendizagens
Competências geográficas
Biomas
Geografia
description Este relatório de prática de ensino supervisionada inclui toda a investigação desenvolvida no âmbito do mestrado em ensino da geografia e que envolveu a lecionação de aulas sobre a temática do Clima (e formações vegetais). O estudo do clima é um conteúdo lecionado no 7º ano de escolaridade e procura proporcionar o conhecimento e compreensão dos fenómenos climáticos, no sentido de compreender toda a dinâmica do nosso planeta no que diz respeito ao tema em estudo. O estudo do clima é assim um conteúdo importante na Geografia Escolar na medida em que possibilita a compreensão de vários fenómenos físicos do nosso planeta. Trata-se de uma temática que desperta curiosidade sobre os fenómenos que lhe estão inerentes, nomeadamente as diferenças existentes na distribuição a nível mundial e como estas influenciam as atividades que ocorrem nos diferentes lugares. Neste relatório apresentam-se as diversas atividades realizadas com os alunos na abordagem do tema referido. Procurou-se complementar um ensino mais tradicional e expositivo com algumas atividades práticas que visaram facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Igualmente, foi importante trabalhar as competências essenciais da Geografia envolvendo os alunos em discussões durante as aulas que ajudassem a compreender a natureza dos fenómenos climáticos e a sua influência nas atividades humanas. Por fim, apresenta-se a avaliação realizada no sentido de melhor compreender as dificuldades sentidas pelos alunos na abordagem desta temática. Foi assim possível verificar que os alunos apreenderam os principais conceitos relacionados com o estudo do Clima (e formações vegetais) e também demonstraram compreender a importância das variações climáticas nas atividades humanas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-16T14:36:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/30622
TID:201841185
url http://hdl.handle.net/10451/30622
identifier_str_mv TID:201841185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134386899124224