Aprender a cidade. O Portfólio como instrumento de aprendizagem na Geografia do 8º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Mariana Antunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56816
Resumo: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada enquadra-se no Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico, e no Ensino Secundário e pretende apresentar a prática profissional ocorrida na escola EB23 de Bobadela (Loures) com uma turma do 8.º ano do Ensino Básico. A prática profissional desenvolvida incide sobre a lecionação de “Principais áreas de fixação humana” inserida no tema “População e Povoamento”. Para potencializar a abordagem das cidades implementou-se o portfólio, constituído por fichas didáticas, durante as aulas, como instrumento de aprendizagem com o objetivo de promover aulas de Geografia mais práticas, adaptando-as, assim, às caraterísticas da turma. Como se referiu, pretendiam-se aulas mais práticas, uma vez que no início do ano letivo, quando os alunos foram confrontados com a questão “Qual as disciplinas preferidas?”, nenhum referenciou a disciplina de Geografia. Um outro objetivo que se pretendeu alcançar foi o de estimular o sentimento de compromisso e autonomia através da necessidade de manter o portfólio com as atividades propostas realizadas, sendo também um instrumento em que os alunos puderam analisar a sua evolução ao longo do tempo. Para além de dinamizar a utilização do portfólio, foram também implementadas outras estratégias de ensino-aprendizagem, como trabalho em grupo, uma visita de estudo virtual e trabalho de campo. Com o objetivo de apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos, foram utilizados diversos recursos didáticos como a observação de imagens e vídeos, a exploração do Google Maps e do Google Classroom, a utilização do quadro e do manual. No final, foi aplicado um teste de avaliação sumativa relativamente à aprendizagem sobre as cidades. Com a introdução do portfólio testemunhou-se uma melhoria das notas e da prestação dos alunos com um menor aproveitamento e com piores resultados, aqueles com mais dificuldades escolares e que se sentiram, assim, mais “acompanhados” no seu trabalho escolar. Observou-se, ainda, que os filhos de pais com maior formação académica tiveram melhores resultados.
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Como se referiu, pretendiam-se aulas mais práticas, uma vez que no início do ano letivo, quando os alunos foram confrontados com a questão “Qual as disciplinas preferidas?”, nenhum referenciou a disciplina de Geografia. Um outro objetivo que se pretendeu alcançar foi o de estimular o sentimento de compromisso e autonomia através da necessidade de manter o portfólio com as atividades propostas realizadas, sendo também um instrumento em que os alunos puderam analisar a sua evolução ao longo do tempo. Para além de dinamizar a utilização do portfólio, foram também implementadas outras estratégias de ensino-aprendizagem, como trabalho em grupo, uma visita de estudo virtual e trabalho de campo. Com o objetivo de apoiar e facilitar a aprendizagem dos alunos, foram utilizados diversos recursos didáticos como a observação de imagens e vídeos, a exploração do Google Maps e do Google Classroom, a utilização do quadro e do manual. No final, foi aplicado um teste de avaliação sumativa relativamente à aprendizagem sobre as cidades. Com a introdução do portfólio testemunhou-se uma melhoria das notas e da prestação dos alunos com um menor aproveitamento e com piores resultados, aqueles com mais dificuldades escolares e que se sentiram, assim, mais “acompanhados” no seu trabalho escolar. Observou-se, ainda, que os filhos de pais com maior formação académica tiveram melhores resultados.This Report on Supervised Teaching Practice is part of the Masters in Geography Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education, and in Secondary Education and intends to present the professional practice thar took place at the EB23 school in Bobadela (Loures) with a class of 8st year of Basic Education. The professional practice developed focuses on the teaching of “Main areas of human settlement” inserted in the theme “Population and Settlement”. To enhance the approach to cities, a portfolio was implemented, consisting of didactic sheets, during classes, as a learning tool with the aim of promoting more practical Geography classes, thus adapting them to the characteristics of the class. As mentioned, more practical classes were intended, since at the beginning of the school year, when students were confronted with the question “What are your favorite subjects?”, none mentioned Geography. Another objective that was intended to be achieved was to stimulate a feeling of commitment and autonomy through the need to maintain the portfolio with the proposed activities carried out, also being an instrument in which students could analyze their evolution over time. In addition to boosting the use of the portfolio, other teaching-learning strategies were also implemented, such as group work, a virtual field trip and fieldwork. In order to support and facilitate students' learning, various teaching resources were used, such as observing images and videos, exploring Google Maps and Google Classroom, using the board and the manual. At the end, a summative assessment test was applied regarding learning about cities. With the introduction of the portfolio, there was an improvement in the grades and performance of students with lower grades and worse results, those with more academic difficulties and who, therefore, felt more “accompanied” in their schoolwork. It was also observed that the children of parents with more academic training had better results.Esteves, Maria Helena Mariano de Brito FidalgoRepositório da Universidade de LisboaBernardo, Mariana Antunes2023-03-27T07:40:31Z2023-03-142023-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56816TID:203260899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:22.677179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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