Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macário, Maria João Bártolo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.1013
Resumo: Dada a importância fundamental das representações na vida dos indivíduos e, particularmente, na profissão docente, enquanto influenciadoras da sua ação didática, desenvolveu-se um estudo no âmbito da formação inicial deste grupo profissional. A finalidade era a de compreender as dinâmicas de influência entre as representações, a possibilidade de mudança e a adoção de trabalho colaborativo. Participaram dois grupos de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico de uma universidade portuguesa, no ano letivo de 2010/2011. Disponibilizou-se um questionário online no início do estudo e, no fim, deste os estudantes conceberam uma reflexão escrita individual sobre a vivência numa unidade curricular em que se promovia a colaboração. Neste artigo pretendemos apresentar e discutir as representações destas duas fases do estudo. Os resultados apontam para a influência das representações sobre colaboração na adoção dessa modalidade de trabalho e a dificuldade de mudança, ainda que essa possibilidade fique em aberto, como veremos. Daqui emergiram algumas sugestões pedagógico-didáticas com vista à promoção de práticas inovadoras no Ensino Superior, centradas na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento da colaboração, particularmente na formação inicial de professores.
id RCAP_05f40b59aed0581a59c5ca02ec3d8947
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudançarepresentações; formação de professores; colaboraçãoDada a importância fundamental das representações na vida dos indivíduos e, particularmente, na profissão docente, enquanto influenciadoras da sua ação didática, desenvolveu-se um estudo no âmbito da formação inicial deste grupo profissional. A finalidade era a de compreender as dinâmicas de influência entre as representações, a possibilidade de mudança e a adoção de trabalho colaborativo. Participaram dois grupos de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico de uma universidade portuguesa, no ano letivo de 2010/2011. Disponibilizou-se um questionário online no início do estudo e, no fim, deste os estudantes conceberam uma reflexão escrita individual sobre a vivência numa unidade curricular em que se promovia a colaboração. Neste artigo pretendemos apresentar e discutir as representações destas duas fases do estudo. Os resultados apontam para a influência das representações sobre colaboração na adoção dessa modalidade de trabalho e a dificuldade de mudança, ainda que essa possibilidade fique em aberto, como veremos. Daqui emergiram algumas sugestões pedagógico-didáticas com vista à promoção de práticas inovadoras no Ensino Superior, centradas na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento da colaboração, particularmente na formação inicial de professores.ISPA - Instituto Universitário2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1013https://doi.org/10.14417/ap.1013Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 133-146Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 133-1461646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1013http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1013/pdfMacário, Maria João BártoloSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:11Zoai:ojs.localhost:article/1013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:18.659474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
title Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
spellingShingle Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
Macário, Maria João Bártolo
representações; formação de professores; colaboração
title_short Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
title_full Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
title_fullStr Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
title_full_unstemmed Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
title_sort Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
author Macário, Maria João Bártolo
author_facet Macário, Maria João Bártolo
Sá, Cristina Manuela
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macário, Maria João Bártolo
Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv representações; formação de professores; colaboração
topic representações; formação de professores; colaboração
description Dada a importância fundamental das representações na vida dos indivíduos e, particularmente, na profissão docente, enquanto influenciadoras da sua ação didática, desenvolveu-se um estudo no âmbito da formação inicial deste grupo profissional. A finalidade era a de compreender as dinâmicas de influência entre as representações, a possibilidade de mudança e a adoção de trabalho colaborativo. Participaram dois grupos de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico de uma universidade portuguesa, no ano letivo de 2010/2011. Disponibilizou-se um questionário online no início do estudo e, no fim, deste os estudantes conceberam uma reflexão escrita individual sobre a vivência numa unidade curricular em que se promovia a colaboração. Neste artigo pretendemos apresentar e discutir as representações destas duas fases do estudo. Os resultados apontam para a influência das representações sobre colaboração na adoção dessa modalidade de trabalho e a dificuldade de mudança, ainda que essa possibilidade fique em aberto, como veremos. Daqui emergiram algumas sugestões pedagógico-didáticas com vista à promoção de práticas inovadoras no Ensino Superior, centradas na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento da colaboração, particularmente na formação inicial de professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.1013
https://doi.org/10.14417/ap.1013
url https://doi.org/10.14417/ap.1013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1013
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1013/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 133-146
Análise Psicológica; Vol 34, No 2 (2016); 133-146
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131591150141440