Entre os sentidos atribuídos à colaboração e a possibilidade de mudança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1013 |
Resumo: | Dada a importância fundamental das representações na vida dos indivíduos e, particularmente, na profissão docente, enquanto influenciadoras da sua ação didática, desenvolveu-se um estudo no âmbito da formação inicial deste grupo profissional. A finalidade era a de compreender as dinâmicas de influência entre as representações, a possibilidade de mudança e a adoção de trabalho colaborativo. Participaram dois grupos de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico de uma universidade portuguesa, no ano letivo de 2010/2011. Disponibilizou-se um questionário online no início do estudo e, no fim, deste os estudantes conceberam uma reflexão escrita individual sobre a vivência numa unidade curricular em que se promovia a colaboração. Neste artigo pretendemos apresentar e discutir as representações destas duas fases do estudo. Os resultados apontam para a influência das representações sobre colaboração na adoção dessa modalidade de trabalho e a dificuldade de mudança, ainda que essa possibilidade fique em aberto, como veremos. Daqui emergiram algumas sugestões pedagógico-didáticas com vista à promoção de práticas inovadoras no Ensino Superior, centradas na aprendizagem dos estudantes e no desenvolvimento da colaboração, particularmente na formação inicial de professores. |
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