A inclusão escolar pensada através da colaboração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141738 |
Resumo: | A partir de uma investigação cujo intuito era compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo eram percebidos pelos professores e gestores (do ensino regular) e pelo especialista em educação especial atuante no ensino fundamental, mais precisamente no Ciclo I, apresentamos neste artigo uma discussão sobre a necessidade de formação para um trabalho colaborativo que favoreça a inclusão escolar. Para coletar os dados a fim de que os sujeitos envolvidos não se sentissem expostos, optamos por utilizar os Casos de Ensino (NONO, 2005). O caso de ensino “Um garoto especial” apresentou uma narrativa sobre Vagner, um estudante com defasagens na aprendizagem e sua professora Néia. A partir da leitura do caso, foram feitos questionamentos sobre quais posturas os professores adotariam em cada situação, diante de um aluno incluído. Ao final percebemos que, apesar dos profissionais da educação estarem conscientes da importância da inclusão, há uma dificuldade em relação à formação para trabalhar com os estudantes público alvo da educação especial (EPAEE). Mesmo sem inferências nossas, os sujeitos chegaram à conclusão sobre a necessidade de colaboração, concluindo que a educação inclusiva não se faz isoladamente. No entanto, identificamos que a dificuldade está em saber como agregar a atuação de diversos profissionais em prol de um objetivo comum, culminando em uma formação que auxilie os professores do ensino comum e de educação especial a trabalharem colaborativamente, superando um sistema que separou os professores da mesma maneira que isolou e categorizou os alunos. Para a inclusão ocorrer de forma efetiva é preciso alcançar um trabalho “o mais colaborativo possível”. |
id |
UNSP_6332a3e501f8d96751be93a84fd4b641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141738 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A inclusão escolar pensada através da colaboraçãoInclusãoColaboraçãoFormação de professoresA partir de uma investigação cujo intuito era compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo eram percebidos pelos professores e gestores (do ensino regular) e pelo especialista em educação especial atuante no ensino fundamental, mais precisamente no Ciclo I, apresentamos neste artigo uma discussão sobre a necessidade de formação para um trabalho colaborativo que favoreça a inclusão escolar. Para coletar os dados a fim de que os sujeitos envolvidos não se sentissem expostos, optamos por utilizar os Casos de Ensino (NONO, 2005). O caso de ensino “Um garoto especial” apresentou uma narrativa sobre Vagner, um estudante com defasagens na aprendizagem e sua professora Néia. A partir da leitura do caso, foram feitos questionamentos sobre quais posturas os professores adotariam em cada situação, diante de um aluno incluído. Ao final percebemos que, apesar dos profissionais da educação estarem conscientes da importância da inclusão, há uma dificuldade em relação à formação para trabalhar com os estudantes público alvo da educação especial (EPAEE). Mesmo sem inferências nossas, os sujeitos chegaram à conclusão sobre a necessidade de colaboração, concluindo que a educação inclusiva não se faz isoladamente. No entanto, identificamos que a dificuldade está em saber como agregar a atuação de diversos profissionais em prol de um objetivo comum, culminando em uma formação que auxilie os professores do ensino comum e de educação especial a trabalharem colaborativamente, superando um sistema que separou os professores da mesma maneira que isolou e categorizou os alunos. Para a inclusão ocorrer de forma efetiva é preciso alcançar um trabalho “o mais colaborativo possível”.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteCNPq: 400819/2010-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP]Rinaldi, Renata Portela [UNESP]2016-07-19T13:00:14Z2016-07-19T13:00:14Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject8829-8841application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8829-88412357-7819http://hdl.handle.net/11449/141738ISSN2357-7819-2014-8828-8841.pdf99470313597557350000-0001-7772-6705porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:17.894121Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
title |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
spellingShingle |
A inclusão escolar pensada através da colaboração Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP] Inclusão Colaboração Formação de professores |
title_short |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
title_full |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
title_fullStr |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
title_sort |
A inclusão escolar pensada através da colaboração |
author |
Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP] |
author_facet |
Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP] Rinaldi, Renata Portela [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rinaldi, Renata Portela [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcato, Daniela Cristina Barros de Souza [UNESP] Rinaldi, Renata Portela [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Colaboração Formação de professores |
topic |
Inclusão Colaboração Formação de professores |
description |
A partir de uma investigação cujo intuito era compreender como a inclusão escolar e o trabalho colaborativo eram percebidos pelos professores e gestores (do ensino regular) e pelo especialista em educação especial atuante no ensino fundamental, mais precisamente no Ciclo I, apresentamos neste artigo uma discussão sobre a necessidade de formação para um trabalho colaborativo que favoreça a inclusão escolar. Para coletar os dados a fim de que os sujeitos envolvidos não se sentissem expostos, optamos por utilizar os Casos de Ensino (NONO, 2005). O caso de ensino “Um garoto especial” apresentou uma narrativa sobre Vagner, um estudante com defasagens na aprendizagem e sua professora Néia. A partir da leitura do caso, foram feitos questionamentos sobre quais posturas os professores adotariam em cada situação, diante de um aluno incluído. Ao final percebemos que, apesar dos profissionais da educação estarem conscientes da importância da inclusão, há uma dificuldade em relação à formação para trabalhar com os estudantes público alvo da educação especial (EPAEE). Mesmo sem inferências nossas, os sujeitos chegaram à conclusão sobre a necessidade de colaboração, concluindo que a educação inclusiva não se faz isoladamente. No entanto, identificamos que a dificuldade está em saber como agregar a atuação de diversos profissionais em prol de um objetivo comum, culminando em uma formação que auxilie os professores do ensino comum e de educação especial a trabalharem colaborativamente, superando um sistema que separou os professores da mesma maneira que isolou e categorizou os alunos. Para a inclusão ocorrer de forma efetiva é preciso alcançar um trabalho “o mais colaborativo possível”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:14Z 2016-07-19T13:00:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8829-8841 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141738 ISSN2357-7819-2014-8828-8841.pdf 9947031359755735 0000-0001-7772-6705 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141738 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8829-8841 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-8828-8841.pdf 9947031359755735 0000-0001-7772-6705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
8829-8841 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129557874606080 |