Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356 |
Resumo: | In this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation. |
id |
UNESP-7_612c80488a1aa73a13bb12d0cd7fb75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2356 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professoresFormação de professoresColaboração Universidade-EscolasPrática de ensinoIn this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation.Neste trabalho pretendo acrescentar algumas questões à reflexão mais ampla que venho realizando sobre formação de professores e em que tenho discutido a importância do papel do pesquisador da Universidade como agente formador e instigador das mudanças no interior das escolas e do processo de apropriação e transformação dos conceitos que envolvem a prática do professor na sala de aula. Pretendo ainda, analisar duas experiências que revelam o desenvolvimento de processo de colaboração Universidade-escolas de Ensino Fundamental e Médio numa direção em que professor, pesquisador e alunos do curso de Pedagogia desta Universidade atuam conjuntamente num processo de formação que se dá em espiral: da ação para a reflexão, apontando para a formação.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 421981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356/2093Passos, Laurizete Ferragutinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-23T12:22:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2356Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-23T12:22:06EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
title |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
spellingShingle |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores Passos, Laurizete Ferragut Formação de professores Colaboração Universidade-Escolas Prática de ensino |
title_short |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
title_full |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
title_fullStr |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
title_full_unstemmed |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
title_sort |
Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores |
author |
Passos, Laurizete Ferragut |
author_facet |
Passos, Laurizete Ferragut |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Laurizete Ferragut |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Colaboração Universidade-Escolas Prática de ensino |
topic |
Formação de professores Colaboração Universidade-Escolas Prática de ensino |
description |
In this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356/2093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42 Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42 Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215810662203392 |