Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Laurizete Ferragut
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356
Resumo: In this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation.
id UNESP-7_612c80488a1aa73a13bb12d0cd7fb75d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2356
network_acronym_str UNESP-7
network_name_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository_id_str
spelling Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professoresFormação de professoresColaboração Universidade-EscolasPrática de ensinoIn this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation.Neste trabalho pretendo acrescentar algumas questões à reflexão mais ampla que venho realizando sobre formação de professores e em que tenho discutido a importância do papel do pesquisador da Universidade como agente formador e instigador das mudanças no interior das escolas e do processo de apropriação e transformação dos conceitos que envolvem a prática do professor na sala de aula. Pretendo ainda, analisar duas experiências que revelam o desenvolvimento de processo de colaboração Universidade-escolas de Ensino Fundamental e Médio numa direção em que professor, pesquisador e alunos do curso de Pedagogia desta Universidade atuam conjuntamente num processo de formação que se dá em espiral: da ação para a reflexão, apontando para a formação.Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2009-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 421981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356/2093Passos, Laurizete Ferragutinfo:eu-repo/semantics/openAccess2009-03-23T12:22:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/2356Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2009-03-23T12:22:06EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
spellingShingle Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
Passos, Laurizete Ferragut
Formação de professores
Colaboração Universidade-Escolas
Prática de ensino
title_short Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_full Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_fullStr Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_full_unstemmed Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
title_sort Universidade e Escolas: experiências de colaboração em processos de mudança na formação dos professores
author Passos, Laurizete Ferragut
author_facet Passos, Laurizete Ferragut
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Laurizete Ferragut
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Colaboração Universidade-Escolas
Prática de ensino
topic Formação de professores
Colaboração Universidade-Escolas
Prática de ensino
description In this work, I intend to add up some wider ideas about what i have been reflecting concerning the formacion of teachers through which I have been discussing the importance of the University researcher’s role as the agent that forms and instigates the changes in the schools themselves as well as of the process of apropriation and transformation of the concepts that comprehends the teacher’s practice in the classroom. Moreover, it is my intention to analyze two experiences that reveal the development of cooperation processes between University and Junior-Senior High Schools in such a way that tescher, researcher and students of the Education Course at this University perform together within a coll-formation process: from action to reflection towards formation.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2356/2093
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42
Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42
Educação: Teoria e Prática; Vol. 7, No. 12/13 (1999); 42
1981-8106
reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
collection EDUCAÇÃO: Teoria e Prática
repository.name.fl_str_mv EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br
_version_ 1800215810662203392