Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10348/12116 |
Resumo: | Enquadramento: No âmbito da unidade curricular, Estágio e Relatório, 2ºano, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi elaborado o presente relatório que tem como objetivo a reflexão crítica sobre as aprendizagens e competências adquiridas em contexto clínico, com vista à concretização das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O estágio decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ermesinde e na Unidade de Saúde Pública de Maia/Valongo, que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – Maia/Valongo, com uma duração de 400 horas, no período de dezembro a maio de 2022. Objetivo: Descrever as atividades realizadas durante o estágio que permitiram a consecução das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública; e aplicar a metodologia do planeamento em saúde, efetuando o diagnóstico de situação de saúde até elaboração de uma proposta de um projeto de intervenção no âmbito da Literacia em Saúde em Assistentes Operacionais. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do planeamento em saúde, tendo sido elaborado uma proposta de um projeto de intervenção “+ Literacia + Saúde”. Para a elaboração do diagnóstico de situação em saúde, foi aplicado um questionário, com variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional, e a Escala “European Health Literacy Survey”. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, descritivo, transversal e correlacional. No diagnóstico de situação em saúde participaram 60 assistentes operacionais de um Agrupamento de Escolas de Ermesinde. Resultados: Na amostra, 96,5% eram do género feminino, a maioria tinha mais de 45 anos (66,7%), casados ou em união de facto (65%). Quanto ao nível de escolaridade predominou o ensino secundário (56,1%), e o rendimento mensal do agregado familiar situava-se entre 500 - 800€ (42,1%). Destaca-se que 56,1% dos assistentes operacionais tinha contrato de trabalho por tempo indeterminado, e 45,6% dos assistentes operacionais trabalhavam há pelo menos 5 anos. Quanto à formação na área da saúde, 71,9% tinha formação na área da saúde, nomeadamente: Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. No entanto, destacam como necessidades de formação: Saúde das Crianças e Jovens com NSE (45,6%), Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (28,1%) e Diabetes e outras Doenças Crónicas (22,8%). Relativamente ao Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), 24,6% dos assistentes operacionais foram classificados com “Literacia em saúde inadequada”, 57,9% com “Literacia em saúde problemática”, 15,8% com “Literacia em saúde suficiente” e 1,8% com “Literacia em saúde excelente”. A elaboração da proposta de intervenção teve em conta a classificação da Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), no âmbito do diagnóstico de situação em saúde, considerando como prioridade de intervenção o nível de literacia em saúde problemática e inadequada dos assistentes operacionais. Conclusão: A realização do estágio permitiu a consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, nomeadamente no âmbito da vigilância epidemiológica, da capacitação de grupos e comunidades e da metodologia do planeamento em saúde. A proposta de intervenção tem como objetivo habilitar os assistentes operacionais para a procura de informação em saúde em bases de dados fidedignos, para a intervenção em casos de emergência e para a interpretação das bulas dos medicamentos. |
id |
RCAP_0603c379e006c22f06766dc6213dde2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/12116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de ErmesindeLiteracia em SaúdeAssistentes OperacionaisEnquadramento: No âmbito da unidade curricular, Estágio e Relatório, 2ºano, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi elaborado o presente relatório que tem como objetivo a reflexão crítica sobre as aprendizagens e competências adquiridas em contexto clínico, com vista à concretização das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O estágio decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ermesinde e na Unidade de Saúde Pública de Maia/Valongo, que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – Maia/Valongo, com uma duração de 400 horas, no período de dezembro a maio de 2022. Objetivo: Descrever as atividades realizadas durante o estágio que permitiram a consecução das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública; e aplicar a metodologia do planeamento em saúde, efetuando o diagnóstico de situação de saúde até elaboração de uma proposta de um projeto de intervenção no âmbito da Literacia em Saúde em Assistentes Operacionais. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do planeamento em saúde, tendo sido elaborado uma proposta de um projeto de intervenção “+ Literacia + Saúde”. Para a elaboração do diagnóstico de situação em saúde, foi aplicado um questionário, com variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional, e a Escala “European Health Literacy Survey”. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, descritivo, transversal e correlacional. No diagnóstico de situação em saúde participaram 60 assistentes operacionais de um Agrupamento de Escolas de Ermesinde. Resultados: Na amostra, 96,5% eram do género feminino, a maioria tinha mais de 45 anos (66,7%), casados ou em união de facto (65%). Quanto ao nível de escolaridade predominou o ensino secundário (56,1%), e o rendimento mensal do agregado familiar situava-se entre 500 - 800€ (42,1%). Destaca-se que 56,1% dos assistentes operacionais tinha contrato de trabalho por tempo indeterminado, e 45,6% dos assistentes operacionais trabalhavam há pelo menos 5 anos. Quanto à formação na área da saúde, 71,9% tinha formação na área da saúde, nomeadamente: Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. No entanto, destacam como necessidades de formação: Saúde das Crianças e Jovens com NSE (45,6%), Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (28,1%) e Diabetes e outras Doenças Crónicas (22,8%). Relativamente ao Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), 24,6% dos assistentes operacionais foram classificados com “Literacia em saúde inadequada”, 57,9% com “Literacia em saúde problemática”, 15,8% com “Literacia em saúde suficiente” e 1,8% com “Literacia em saúde excelente”. A elaboração da proposta de intervenção teve em conta a classificação da Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), no âmbito do diagnóstico de situação em saúde, considerando como prioridade de intervenção o nível de literacia em saúde problemática e inadequada dos assistentes operacionais. Conclusão: A realização do estágio permitiu a consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, nomeadamente no âmbito da vigilância epidemiológica, da capacitação de grupos e comunidades e da metodologia do planeamento em saúde. A proposta de intervenção tem como objetivo habilitar os assistentes operacionais para a procura de informação em saúde em bases de dados fidedignos, para a intervenção em casos de emergência e para a interpretação das bulas dos medicamentos.Background: Within the scope of the course unit, Internship and Report, 2nd year, of the Master's Degree in Community Nursing of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, this report aims at critically reflecting on the learning experiences and skills acquired in clinical settings, with a view to achieving the competencies of the Specialist Nurse in Community Nursing in the area of Community Health Nursing and Public Health Nursing. The internship took place at the Community Care Unit of Ermesinde and at the Public Health Unit of Maia/Valongo, which integrate the Health Care Cluster of Grande Porto III - Maia/Valongo, with a duration of 400 hours, in the period from December to May 2022. Objective: To describe the activities carried out during the internship that allowed the achievement of the competencies of the Nurse Specialist in Community Nursing in the area of Community Health Nursing and Public Health; and to apply the methodology of health planning, making the diagnosis of the health situation until the elaboration of a proposal for an intervention project. Methodology: The health planning methodology was applied, and a proposal for an intervention project "+ Literacy + Health" was developed. A questionnaire with variables of sociodemographic and professional characterization, and the European Health Literacy Survey Scale were used to prepare the diagnosis of the health situation. This is a quantitative, descriptive, cross-sectional and correlational study. Sixty operational assistants from a Grouping of Schools of Ermesinde participated in the diagnosis of the health situation. Results: In the sample, 96.5% were female, most were over 45 years old (66.7%), married or in a consensual union (65%). As for the level of education, secondary education was predominant (56.1%), and the monthly household income was between 500 and 800€ (42.1%). It should be noted that 56.1% of the operational assistants had an open-ended employment contract, and 45.6% of the operational assistants had worked for at least 5 years. As for training in health, 71.9% had training in the area of health, namely: Basic Life Support and First Aid. However, they highlight as needs for training: Health of Children and Young People with NSE (45.6%), Accident Prevention and First Aid (28.1%) and Diabetes and other Chronic Diseases (22.8%). In relation to the Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), 24.6% of the operational assistants were classified with "Inadequate health literacy", 57.9% with "Problematic health literacy", 15.8% with "Sufficient health literacy", and 1.8% with "Excellent health literacy". The development of the intervention proposal took into account the classification of the Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), within the scope of the diagnosis of the health situation, considering the level of problematic and inadequate health literacy of operational assistants as a priority for intervention. Conclusion: The completion of this internship allowed for the consolidation of the skills of the Specialist Community Nurse in Community Health Nursing and Public Health Nursing, particularly in terms of epidemiological surveillance, empowerment of groups and communities, and health planning methodology. The intervention proposal aims to enable operational assistants to search for health information in reliable databases, to intervene in emergency cases, and to interpret drug package inserts.2024-02-09T11:07:49Z2023-06-23T00:00:00Z2023-06-232023-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/10348/12116porMouta, Luís Carlos Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T05:09:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T05:09:07Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
title |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
spellingShingle |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde Mouta, Luís Carlos Vieira Literacia em Saúde Assistentes Operacionais |
title_short |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
title_full |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
title_fullStr |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
title_full_unstemmed |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
title_sort |
Literacia em saúde em Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Ermesinde |
author |
Mouta, Luís Carlos Vieira |
author_facet |
Mouta, Luís Carlos Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mouta, Luís Carlos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia em Saúde Assistentes Operacionais |
topic |
Literacia em Saúde Assistentes Operacionais |
description |
Enquadramento: No âmbito da unidade curricular, Estágio e Relatório, 2ºano, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi elaborado o presente relatório que tem como objetivo a reflexão crítica sobre as aprendizagens e competências adquiridas em contexto clínico, com vista à concretização das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O estágio decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade de Ermesinde e na Unidade de Saúde Pública de Maia/Valongo, que integram o Agrupamento de Centros de Saúde do Grande Porto III – Maia/Valongo, com uma duração de 400 horas, no período de dezembro a maio de 2022. Objetivo: Descrever as atividades realizadas durante o estágio que permitiram a consecução das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública; e aplicar a metodologia do planeamento em saúde, efetuando o diagnóstico de situação de saúde até elaboração de uma proposta de um projeto de intervenção no âmbito da Literacia em Saúde em Assistentes Operacionais. Metodologia: Aplicou-se a metodologia do planeamento em saúde, tendo sido elaborado uma proposta de um projeto de intervenção “+ Literacia + Saúde”. Para a elaboração do diagnóstico de situação em saúde, foi aplicado um questionário, com variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional, e a Escala “European Health Literacy Survey”. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, descritivo, transversal e correlacional. No diagnóstico de situação em saúde participaram 60 assistentes operacionais de um Agrupamento de Escolas de Ermesinde. Resultados: Na amostra, 96,5% eram do género feminino, a maioria tinha mais de 45 anos (66,7%), casados ou em união de facto (65%). Quanto ao nível de escolaridade predominou o ensino secundário (56,1%), e o rendimento mensal do agregado familiar situava-se entre 500 - 800€ (42,1%). Destaca-se que 56,1% dos assistentes operacionais tinha contrato de trabalho por tempo indeterminado, e 45,6% dos assistentes operacionais trabalhavam há pelo menos 5 anos. Quanto à formação na área da saúde, 71,9% tinha formação na área da saúde, nomeadamente: Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. No entanto, destacam como necessidades de formação: Saúde das Crianças e Jovens com NSE (45,6%), Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros (28,1%) e Diabetes e outras Doenças Crónicas (22,8%). Relativamente ao Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), 24,6% dos assistentes operacionais foram classificados com “Literacia em saúde inadequada”, 57,9% com “Literacia em saúde problemática”, 15,8% com “Literacia em saúde suficiente” e 1,8% com “Literacia em saúde excelente”. A elaboração da proposta de intervenção teve em conta a classificação da Health Literacy Survey in Portuguese (HLS-EU-PT), no âmbito do diagnóstico de situação em saúde, considerando como prioridade de intervenção o nível de literacia em saúde problemática e inadequada dos assistentes operacionais. Conclusão: A realização do estágio permitiu a consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, nomeadamente no âmbito da vigilância epidemiológica, da capacitação de grupos e comunidades e da metodologia do planeamento em saúde. A proposta de intervenção tem como objetivo habilitar os assistentes operacionais para a procura de informação em saúde em bases de dados fidedignos, para a intervenção em casos de emergência e para a interpretação das bulas dos medicamentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-23T00:00:00Z 2023-06-23 2023-07-20 2024-02-09T11:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10348/12116 |
url |
https://hdl.handle.net/10348/12116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543204062363648 |