O Verbo, arquétipo da comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nuno Brás
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8771
Resumo: O artigo efectua uma leitura do vol. I da obra de H. U. Von Balthasar Herrlichkeit na perspectiva de um olhar teológico sobre a realidade da comunicação, procurando mostrar por um lado como este conceito é central no pensamento balthasariano e, por outro, como a própria Teologia tem uma palavra a dizer acerca da comunicação e do seu mundo. Assim, partindo do conceito central de «beleza», o artigo mostra como a encarnação do Verbo constitui a possibilidade de encontro e de comunicação entre Deus e o homem: Cristo é a Verdade – a verdade de Deus e a verdade do homem – e comunica-a comunicando-se, dando-nos a participar da sua vida.
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