Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UPF |
Texto Completo: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1494 |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito identificar os arquétipos nas duas campanhas de comunicação mais icônicas da Apple nos anos 1984 e 1997. Utilizando-se de autores que teorizam sobre arquétipos como Carl Gustav Jung (2000) e Margaret Mark e Carol S. Pearson (2017), buscando a base teórica necessária para atingir tal objetivo. As campanhas são descritas e submetidas a uma análise semiótica, a fim de identificar os significados explícitos e latentes da marca e, com isso, identificar os arquétipos presentes nas peças selecionadas. Em conclusão, foi identificado que a Apple se associa ao arquétipo do Fora-da-Lei, quebrando regras e revolucionando os meios. O público-alvo pretendido identificado tem características do arquétipo do Criador. Dessa forma, a empresa oferece produtos como ferramentas fundamentais para que os Criadores pensem diferente e deixem seu impacto no mundo. |
id |
UPF_1d7ca1b952da4e6857ee1f91965e9aa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riupf/1494 |
network_acronym_str |
UPF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UPF |
repository_id_str |
1610 |
spelling |
2018-08-27T00:48:01Z2018-08-282018-08-27T00:48:01Z2018-07-11CARVALHO, Celina Nunes. Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão. 2018. 68 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1494Submitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-08-27T00:48:01Z No. of bitstreams: 1 PF2018Igor Rosset Albuquerque.pdf: 1360313 bytes, checksum: dd7fe905caac4a93e46c685e79ca59c1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-27T00:48:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Igor Rosset Albuquerque.pdf: 1360313 bytes, checksum: dd7fe905caac4a93e46c685e79ca59c1 (MD5) Previous issue date: 2018-07-11O presente trabalho tem como propósito identificar os arquétipos nas duas campanhas de comunicação mais icônicas da Apple nos anos 1984 e 1997. Utilizando-se de autores que teorizam sobre arquétipos como Carl Gustav Jung (2000) e Margaret Mark e Carol S. Pearson (2017), buscando a base teórica necessária para atingir tal objetivo. As campanhas são descritas e submetidas a uma análise semiótica, a fim de identificar os significados explícitos e latentes da marca e, com isso, identificar os arquétipos presentes nas peças selecionadas. Em conclusão, foi identificado que a Apple se associa ao arquétipo do Fora-da-Lei, quebrando regras e revolucionando os meios. O público-alvo pretendido identificado tem características do arquétipo do Criador. Dessa forma, a empresa oferece produtos como ferramentas fundamentais para que os Criadores pensem diferente e deixem seu impacto no mundo.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidadePropagandaComunicaçãoMarcaArquétiposAppleArquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGusatti, Ciro EduardoAlbuquerque, Igor Rossetinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/1494/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2018Igor Rosset Albuquerque.pdfPF2018Igor Rosset Albuquerque.pdfMonografia Igor Rosset Albuquerqueapplication/pdf1360313http://localhost:8080/bitstream/riupf/1494/1/PF2018Igor%20Rosset%20Albuquerque.pdfdd7fe905caac4a93e46c685e79ca59c1MD51riupf/14942018-08-26 21:48:01.176oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102018-08-27T00:48:01Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
title |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
spellingShingle |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão Albuquerque, Igor Rosset Publicidade Propaganda Comunicação Marca Arquétipos Apple |
title_short |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
title_full |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
title_fullStr |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
title_full_unstemmed |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
title_sort |
Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão |
author |
Albuquerque, Igor Rosset |
author_facet |
Albuquerque, Igor Rosset |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gusatti, Ciro Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albuquerque, Igor Rosset |
contributor_str_mv |
Gusatti, Ciro Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Propaganda Comunicação Marca Arquétipos Apple |
topic |
Publicidade Propaganda Comunicação Marca Arquétipos Apple |
description |
O presente trabalho tem como propósito identificar os arquétipos nas duas campanhas de comunicação mais icônicas da Apple nos anos 1984 e 1997. Utilizando-se de autores que teorizam sobre arquétipos como Carl Gustav Jung (2000) e Margaret Mark e Carol S. Pearson (2017), buscando a base teórica necessária para atingir tal objetivo. As campanhas são descritas e submetidas a uma análise semiótica, a fim de identificar os significados explícitos e latentes da marca e, com isso, identificar os arquétipos presentes nas peças selecionadas. Em conclusão, foi identificado que a Apple se associa ao arquétipo do Fora-da-Lei, quebrando regras e revolucionando os meios. O público-alvo pretendido identificado tem características do arquétipo do Criador. Dessa forma, a empresa oferece produtos como ferramentas fundamentais para que os Criadores pensem diferente e deixem seu impacto no mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-27T00:48:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-28 2018-08-27T00:48:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Celina Nunes. Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão. 2018. 68 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1494 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Celina Nunes. Arquétipos na comunicação da Apple durante seu período de queda e ascensão. 2018. 68 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
url |
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Artes e Comunicação - FAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Passo Fundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UPF instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UPF |
collection |
Repositório Institucional da UPF |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/bitstream/riupf/1494/2/license.txt http://localhost:8080/bitstream/riupf/1494/1/PF2018Igor%20Rosset%20Albuquerque.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c dd7fe905caac4a93e46c685e79ca59c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798492618792894464 |