O Verbo, arquétipo da comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8771 |
Resumo: | O artigo efectua uma leitura do vol. I da obra de H. U. Von Balthasar Herrlichkeit na perspectiva de um olhar teológico sobre a realidade da comunicação, procurando mostrar por um lado como este conceito é central no pensamento balthasariano e, por outro, como a própria Teologia tem uma palavra a dizer acerca da comunicação e do seu mundo. Assim, partindo do conceito central de «beleza», o artigo mostra como a encarnação do Verbo constitui a possibilidade de encontro e de comunicação entre Deus e o homem: Cristo é a Verdade – a verdade de Deus e a verdade do homem – e comunica-a comunicando-se, dando-nos a participar da sua vida. |
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O Verbo, arquétipo da comunicaçãoO artigo efectua uma leitura do vol. I da obra de H. U. Von Balthasar Herrlichkeit na perspectiva de um olhar teológico sobre a realidade da comunicação, procurando mostrar por um lado como este conceito é central no pensamento balthasariano e, por outro, como a própria Teologia tem uma palavra a dizer acerca da comunicação e do seu mundo. Assim, partindo do conceito central de «beleza», o artigo mostra como a encarnação do Verbo constitui a possibilidade de encontro e de comunicação entre Deus e o homem: Cristo é a Verdade – a verdade de Deus e a verdade do homem – e comunica-a comunicando-se, dando-nos a participar da sua vida.This article offers a reading of vol. I of Hans Urs von Balthasar’s work Herrlichkeit from the perspective of a theological view of the reality of communication, seeking to show, on the one hand, how this concept is central to Balthasarian thought and, on the other, how Theology itself has a word to say about communication and about its world. Thus parting from the central concept of ‘beauty’, this article shows how the incarnation of the Word constitutes the possibility of an encounter and communication between God and mankind: Christ is the Truth – the truth of God and the truth of mankind – and communicates it in communicating himself, permitting us to participate in its life.Faculdade de Teologia da Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, Nuno Brás2012-07-31T11:47:20Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8771porMARTINS, Nuno Brás - O Verbo, arquétipo da comunicação. Didaskalia. Lisboa. ISSN 0253-1674. 37:1 (2008) 125-1390253-167410.34632/didaskalia.2007.1748info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:57.420341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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