O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17199 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_e1af4bfbf6fecb058264a0a3dfa81477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentarvinhosexoconsumidor de vinhocomportamento do consumidorwinegenderwine consumerconsumer behaviorMestrado em MarketingEsta dissertação procura compreender as diferenças de comportamento entre homens e mulheres no processo de tomada de decisão do vinho na área do retalho alimentar, em Portugal. O principal objetivo deste estudo é, então, compreender quais os atributos mais relevantes consoante o sexo, e quais as variáveis que impactam de forma diferente os homens e as mulheres no ato de compra de vinho, no ponto de venda. A metodologia adotada foi quantitativa, com recurso à observação, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência de 75 indivíduos. Os resultados deste estudo levam a concluir que existem variáveis inerentes ao processo de tomada de decisão que variam consoante o sexo, como o tempo de tomada de decisão em loja e o dia efetivo da compra. Por sua vez, os principais atributos extrínsecos associados ao vinho analisados, influenciam a escolha do consumidor, independentemente de ser homem ou mulher, como é o caso do preço e da região.This dissertation seeks to understand the behavior's differences between men and women in the wine decision process in food retail, in Portugal. The aim of this study is to understand which are the most relevant attributes according to gender, and which variables have a different impact on men and women in the wine's buying decision at the point of purchase. The methodology adopted was quantitative, a non-probabilistic convenience sample of 75 individuals was observed. The results of this study lead to the conclusion that are decision process's variables that vary according to the gender, such as decision's time in the sore, and the purchase day. The main wine extrinsic attributes analyzed, on the other hand, influence either male or female, such as is the case of price and region.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaTomás, Inês Monteiro Piteira Pereira2019-07-29T00:30:31Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17199porTomás, Inês Monteiro Piteira Pereira (2018). "O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:27.515029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
title |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
spellingShingle |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira vinho sexo consumidor de vinho comportamento do consumidor wine gender wine consumer consumer behavior |
title_short |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
title_full |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
title_fullStr |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
title_full_unstemmed |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
title_sort |
O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar |
author |
Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira |
author_facet |
Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veríssimo, José Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
vinho sexo consumidor de vinho comportamento do consumidor wine gender wine consumer consumer behavior |
topic |
vinho sexo consumidor de vinho comportamento do consumidor wine gender wine consumer consumer behavior |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-07-29T00:30:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17199 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira (2018). "O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131113731391488 |