O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17199
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_e1af4bfbf6fecb058264a0a3dfa81477
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentarvinhosexoconsumidor de vinhocomportamento do consumidorwinegenderwine consumerconsumer behaviorMestrado em MarketingEsta dissertação procura compreender as diferenças de comportamento entre homens e mulheres no processo de tomada de decisão do vinho na área do retalho alimentar, em Portugal. O principal objetivo deste estudo é, então, compreender quais os atributos mais relevantes consoante o sexo, e quais as variáveis que impactam de forma diferente os homens e as mulheres no ato de compra de vinho, no ponto de venda. A metodologia adotada foi quantitativa, com recurso à observação, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência de 75 indivíduos. Os resultados deste estudo levam a concluir que existem variáveis inerentes ao processo de tomada de decisão que variam consoante o sexo, como o tempo de tomada de decisão em loja e o dia efetivo da compra. Por sua vez, os principais atributos extrínsecos associados ao vinho analisados, influenciam a escolha do consumidor, independentemente de ser homem ou mulher, como é o caso do preço e da região.This dissertation seeks to understand the behavior's differences between men and women in the wine decision process in food retail, in Portugal. The aim of this study is to understand which are the most relevant attributes according to gender, and which variables have a different impact on men and women in the wine's buying decision at the point of purchase. The methodology adopted was quantitative, a non-probabilistic convenience sample of 75 individuals was observed. The results of this study lead to the conclusion that are decision process's variables that vary according to the gender, such as decision's time in the sore, and the purchase day. The main wine extrinsic attributes analyzed, on the other hand, influence either male or female, such as is the case of price and region.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaTomás, Inês Monteiro Piteira Pereira2019-07-29T00:30:31Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17199porTomás, Inês Monteiro Piteira Pereira (2018). "O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:27.515029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
title O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
spellingShingle O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira
vinho
sexo
consumidor de vinho
comportamento do consumidor
wine
gender
wine consumer
consumer behavior
title_short O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
title_full O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
title_fullStr O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
title_full_unstemmed O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
title_sort O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar
author Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira
author_facet Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv vinho
sexo
consumidor de vinho
comportamento do consumidor
wine
gender
wine consumer
consumer behavior
topic vinho
sexo
consumidor de vinho
comportamento do consumidor
wine
gender
wine consumer
consumer behavior
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-07-29T00:30:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17199
url http://hdl.handle.net/10400.5/17199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tomás, Inês Monteiro Piteira Pereira (2018). "O impacto do sexo no processo de decisão de compra do vinho na área do retalho alimentar". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131113731391488