Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segundo, Carlos Antonio dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716
Resumo: The place of the scene occupied by the character sometimes causes dread,especially to those who are still taking their first steps in documentary filmmaking. As a process of self-defense, the most possible control of the scene is seeked to avoid the risk. It is necessary to understand and experience the power of the body and the subjectivity of these characters, their disguises and enactments, in order to expand the possibilities, deviations and filmic paths.
id RCAP_060e06e483dd743aff3fdf64bd992d9c
oai_identifier_str oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenaCinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenaCinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenaCinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenadocumentarytheater of the oppressedcharacterdisguisestagingdocumentalteatro del oprimidopersonajedisfrazpuesta en escenadocumentárioteatro do oprimidopersonagemdisfarceencenaçãoThe place of the scene occupied by the character sometimes causes dread,especially to those who are still taking their first steps in documentary filmmaking. As a process of self-defense, the most possible control of the scene is seeked to avoid the risk. It is necessary to understand and experience the power of the body and the subjectivity of these characters, their disguises and enactments, in order to expand the possibilities, deviations and filmic paths.El lugar de la escena ocupado por el personaje a veces causa terror, especialmente a aquellos que todavía están dando sus primeros pasos en la realización documentales. Como proceso de autodefensa, se busca el mayor control posible de la escena, evitando así el riesgo. Es necesario comprender y experimentar el poder del cuerpo y la subjetividad de estos personajes, sus disfraces y puestas en escena, para expandir las posibilidades, los desvíos y los recorridos fílmicos.La place de la scène occupée par le personnage fait parfois peur, surtout à ceux qui font encore leurs premiers pas dans la réalisation de  documentaires. En tant que processus d’auto-défense, le plus grand contrôle possible de la scène est recherché, évitant ainsi le risque. Il est nécessaire de comprendre et d’expérimenter la puissance du corps et la subjectivité de ces personnages, leurs déguisements et miseen-scène, afin d’élargir les possibilités, les déviations et les parcours filmiques.O lugar da cena ocupado pelo personagem por vezes causa pavor, especialmente àqueles que estão ainda dando seus primeiros passos na realização de documentários. Como um processo de auto-defesa, busca-se o maior controle possível da cena, evitando assim o risco. É preciso entender e experimentar a potência do corpo e da subjetividade desses personagens, seus disfarces e encenações, para que se ampliem as possibilidades, os desvios e os percursos fílmicos.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716/pdfDireitos de Autor (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSegundo, Carlos Antonio dos Santos2024-03-02T05:26:45Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:04.130877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
title Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
spellingShingle Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
Segundo, Carlos Antonio dos Santos
documentary
theater of the oppressed
character
disguise
staging
documental
teatro del oprimido
personaje
disfraz
puesta en escena
documentário
teatro do oprimido
personagem
disfarce
encenação
title_short Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
title_full Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
title_fullStr Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
title_full_unstemmed Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
title_sort Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
author Segundo, Carlos Antonio dos Santos
author_facet Segundo, Carlos Antonio dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segundo, Carlos Antonio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv documentary
theater of the oppressed
character
disguise
staging
documental
teatro del oprimido
personaje
disfraz
puesta en escena
documentário
teatro do oprimido
personagem
disfarce
encenação
topic documentary
theater of the oppressed
character
disguise
staging
documental
teatro del oprimido
personaje
disfraz
puesta en escena
documentário
teatro do oprimido
personagem
disfarce
encenação
description The place of the scene occupied by the character sometimes causes dread,especially to those who are still taking their first steps in documentary filmmaking. As a process of self-defense, the most possible control of the scene is seeked to avoid the risk. It is necessary to understand and experience the power of the body and the subjectivity of these characters, their disguises and enactments, in order to expand the possibilities, deviations and filmic paths.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716
url https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
DOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137769985933312