Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716 |
Resumo: | The place of the scene occupied by the character sometimes causes dread,especially to those who are still taking their first steps in documentary filmmaking. As a process of self-defense, the most possible control of the scene is seeked to avoid the risk. It is necessary to understand and experience the power of the body and the subjectivity of these characters, their disguises and enactments, in order to expand the possibilities, deviations and filmic paths. |
id |
RCAP_060e06e483dd743aff3fdf64bd992d9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/716 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenaCinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenaCinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenaCinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cenadocumentarytheater of the oppressedcharacterdisguisestagingdocumentalteatro del oprimidopersonajedisfrazpuesta en escenadocumentárioteatro do oprimidopersonagemdisfarceencenaçãoThe place of the scene occupied by the character sometimes causes dread,especially to those who are still taking their first steps in documentary filmmaking. As a process of self-defense, the most possible control of the scene is seeked to avoid the risk. It is necessary to understand and experience the power of the body and the subjectivity of these characters, their disguises and enactments, in order to expand the possibilities, deviations and filmic paths.El lugar de la escena ocupado por el personaje a veces causa terror, especialmente a aquellos que todavía están dando sus primeros pasos en la realización documentales. Como proceso de autodefensa, se busca el mayor control posible de la escena, evitando así el riesgo. Es necesario comprender y experimentar el poder del cuerpo y la subjetividad de estos personajes, sus disfraces y puestas en escena, para expandir las posibilidades, los desvíos y los recorridos fílmicos.La place de la scène occupée par le personnage fait parfois peur, surtout à ceux qui font encore leurs premiers pas dans la réalisation de documentaires. En tant que processus d’auto-défense, le plus grand contrôle possible de la scène est recherché, évitant ainsi le risque. Il est nécessaire de comprendre et d’expérimenter la puissance du corps et la subjectivité de ces personnages, leurs déguisements et miseen-scène, afin d’élargir les possibilités, les déviations et les parcours filmiques.O lugar da cena ocupado pelo personagem por vezes causa pavor, especialmente àqueles que estão ainda dando seus primeiros passos na realização de documentários. Como um processo de auto-defesa, busca-se o maior controle possível da cena, evitando assim o risco. É preciso entender e experimentar a potência do corpo e da subjetividade desses personagens, seus disfarces e encenações, para que se ampliem as possibilidades, os desvios e os percursos fílmicos.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716/pdfDireitos de Autor (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSegundo, Carlos Antonio dos Santos2024-03-02T05:26:45Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:04.130877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
title |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
spellingShingle |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena Segundo, Carlos Antonio dos Santos documentary theater of the oppressed character disguise staging documental teatro del oprimido personaje disfraz puesta en escena documentário teatro do oprimido personagem disfarce encenação |
title_short |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
title_full |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
title_fullStr |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
title_full_unstemmed |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
title_sort |
Cinema do oprimido – o disfarce, a encenação e a cena |
author |
Segundo, Carlos Antonio dos Santos |
author_facet |
Segundo, Carlos Antonio dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segundo, Carlos Antonio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
documentary theater of the oppressed character disguise staging documental teatro del oprimido personaje disfraz puesta en escena documentário teatro do oprimido personagem disfarce encenação |
topic |
documentary theater of the oppressed character disguise staging documental teatro del oprimido personaje disfraz puesta en escena documentário teatro do oprimido personagem disfarce encenação |
description |
The place of the scene occupied by the character sometimes causes dread,especially to those who are still taking their first steps in documentary filmmaking. As a process of self-defense, the most possible control of the scene is seeked to avoid the risk. It is necessary to understand and experience the power of the body and the subjectivity of these characters, their disguises and enactments, in order to expand the possibilities, deviations and filmic paths. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716 https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/716/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire DOC On-line; Núm. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire DOC On-line; No 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire DOC On-line; N.º 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137769985933312 |