A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Diana Rute Leite
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2199
Resumo: O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “o impacto dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto”, pretende mostrar diferentes formas de dinamizar a hora do conto, salientando a importância das histórias no desenvolvimento global da criança. Um dos objetivos da hora do conto é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de cativar a criança para o universo da literatura, fomentando nela o gosto pela mesma e ajudando-a no seu desenvolvimento. Para isso, e para realizar a investigação proposta, no decurso da prática profissional, procedeu-se a um estudo qualitativo. Como instrumentos de investigação foram utilizados uma entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante e o método de análise empírica entrevista-conversa às crianças da sala, constituindo, assim, os sujeitos em estudo. Importa assim referir que este estudo permitiu concluir que apesar dos recursos utilizados terem constituído um impacto positivo no desenvolvimento do grupo, os que mereceram maior destaque foram as dramatizações realizadas pelas crianças, assim como o uso do fantocheiro e do flanelógrafo. Estes permitiram às crianças fortalecer as amizades, a cooperação, o trabalho em equipa, assim como o desenvolvimento da imaginação e criatividade.
id RCAP_06121ac51dc4a391018eee656599d1ec
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do contoEducação Pré-EscolarLeitura de históriasHora do contoRecursos didáticosO presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “o impacto dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto”, pretende mostrar diferentes formas de dinamizar a hora do conto, salientando a importância das histórias no desenvolvimento global da criança. Um dos objetivos da hora do conto é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de cativar a criança para o universo da literatura, fomentando nela o gosto pela mesma e ajudando-a no seu desenvolvimento. Para isso, e para realizar a investigação proposta, no decurso da prática profissional, procedeu-se a um estudo qualitativo. Como instrumentos de investigação foram utilizados uma entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante e o método de análise empírica entrevista-conversa às crianças da sala, constituindo, assim, os sujeitos em estudo. Importa assim referir que este estudo permitiu concluir que apesar dos recursos utilizados terem constituído um impacto positivo no desenvolvimento do grupo, os que mereceram maior destaque foram as dramatizações realizadas pelas crianças, assim como o uso do fantocheiro e do flanelógrafo. Estes permitiram às crianças fortalecer as amizades, a cooperação, o trabalho em equipa, assim como o desenvolvimento da imaginação e criatividade.This document results from the educational intervention carried out by a trainee in the context of pre-school education under the master's degree in Preschool Education. This work addresses the theme "the impact of pedagogical devices in boosting tale hour", aims to show different ways of stepping up storytelling, emphasizing the importance of stories in the child's overall development. One of the storytelling goal is to tell stories with a cheerful way in order to captivate the child to the world of literature, fostering in them a taste for it and helping it in its development. For this, and to take carry out the proposed research in the course of professional practice, we proceeded then to a qualitative study to realize mentioned. As a research tool used the semi-structured interview to the cooperating teacher and the empirical analysis method interview-conversation to the children, constituting the subject under study. It is therefore important to note that this study found that despite the resources used have made a positive impact on the development of the group, who deserved more prominent role plays were performed by children, as well as the use of Puppeteer and flannel. These allowed children strengthen friendships, cooperation, teamwork, and the development of imagination and creativity.2015-07-09T14:37:16Z2015-07-09T00:00:00Z2015-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2199TID:201467283porPinto, Diana Rute Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.465767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
title A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
spellingShingle A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
Pinto, Diana Rute Leite
Educação Pré-Escolar
Leitura de histórias
Hora do conto
Recursos didáticos
title_short A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
title_full A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
title_fullStr A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
title_full_unstemmed A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
title_sort A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto
author Pinto, Diana Rute Leite
author_facet Pinto, Diana Rute Leite
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Diana Rute Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Leitura de histórias
Hora do conto
Recursos didáticos
topic Educação Pré-Escolar
Leitura de histórias
Hora do conto
Recursos didáticos
description O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Este trabalho, cujo tema aborda “o impacto dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto”, pretende mostrar diferentes formas de dinamizar a hora do conto, salientando a importância das histórias no desenvolvimento global da criança. Um dos objetivos da hora do conto é contar histórias de forma alegre e agradável, a fim de cativar a criança para o universo da literatura, fomentando nela o gosto pela mesma e ajudando-a no seu desenvolvimento. Para isso, e para realizar a investigação proposta, no decurso da prática profissional, procedeu-se a um estudo qualitativo. Como instrumentos de investigação foram utilizados uma entrevista semi-estruturada realizada à educadora cooperante e o método de análise empírica entrevista-conversa às crianças da sala, constituindo, assim, os sujeitos em estudo. Importa assim referir que este estudo permitiu concluir que apesar dos recursos utilizados terem constituído um impacto positivo no desenvolvimento do grupo, os que mereceram maior destaque foram as dramatizações realizadas pelas crianças, assim como o uso do fantocheiro e do flanelógrafo. Estes permitiram às crianças fortalecer as amizades, a cooperação, o trabalho em equipa, assim como o desenvolvimento da imaginação e criatividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09T14:37:16Z
2015-07-09T00:00:00Z
2015-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2199
TID:201467283
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2199
identifier_str_mv TID:201467283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624212791296