Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carramenha,Bruno
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200013
Resumo: Este artigo apresenta os perfis de dez profissionais de comunicação evidenciados em pesquisa qualitativa de campo. A partir das características mais frequentemente referenciadas em seus discursos, foi possível organizá-los em três grupos, os autopromotores, os articuladores e os executores, e reconhecer aspectos da atuação do profissional de comunicação na indústria brasileira. Buscamos, então, por meio da revisão bibliográfica, que perpassa pelo reconhecimento do trabalho na contemporaneidade, pelo processo de identificação do sujeito e pelo entendimento da atuação da gestão da comunicação nas organizações, propor uma análise crítica sobre os perfis destes grupos.
id RCAP_0627d8fbbaedd5754d3474c4acf33625
oai_identifier_str oai:scielo:S2183-54622018000200013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestãoIdentidadetrabalho imaterialcomunicação com empregadoscomunicação organizacionalEste artigo apresenta os perfis de dez profissionais de comunicação evidenciados em pesquisa qualitativa de campo. A partir das características mais frequentemente referenciadas em seus discursos, foi possível organizá-los em três grupos, os autopromotores, os articuladores e os executores, e reconhecer aspectos da atuação do profissional de comunicação na indústria brasileira. Buscamos, então, por meio da revisão bibliográfica, que perpassa pelo reconhecimento do trabalho na contemporaneidade, pelo processo de identificação do sujeito e pelo entendimento da atuação da gestão da comunicação nas organizações, propor uma análise crítica sobre os perfis destes grupos.Centro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2018-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200013Media & Jornalismo v.18 n.33 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200013Carramenha,Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:44Zoai:scielo:S2183-54622018000200013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:07.906766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
title Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
spellingShingle Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
Carramenha,Bruno
Identidade
trabalho imaterial
comunicação com empregados
comunicação organizacional
title_short Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
title_full Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
title_fullStr Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
title_full_unstemmed Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
title_sort Comunicação estratégica?: Notas sobre a prática profissional no Brasil a partir de uma análise do perfil dos profissionais de gestão
author Carramenha,Bruno
author_facet Carramenha,Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carramenha,Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
trabalho imaterial
comunicação com empregados
comunicação organizacional
topic Identidade
trabalho imaterial
comunicação com empregados
comunicação organizacional
description Este artigo apresenta os perfis de dez profissionais de comunicação evidenciados em pesquisa qualitativa de campo. A partir das características mais frequentemente referenciadas em seus discursos, foi possível organizá-los em três grupos, os autopromotores, os articuladores e os executores, e reconhecer aspectos da atuação do profissional de comunicação na indústria brasileira. Buscamos, então, por meio da revisão bibliográfica, que perpassa pelo reconhecimento do trabalho na contemporaneidade, pelo processo de identificação do sujeito e pelo entendimento da atuação da gestão da comunicação nas organizações, propor uma análise crítica sobre os perfis destes grupos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200013
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Media e Jornalismo
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Media & Jornalismo v.18 n.33 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137398268887040