Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: o desenvolvimento do raciocínio matemático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12275 |
Resumo: | Este relatório de estágio traduz a investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo, do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, realizadas, respetivamente, no Centro Infantil Irene Lisboa e na Escola Básica do Bairro do Frei Aleixo, com uma turma de 3.º ano. Esta investigação tem como objetivos compreender, analisar e refletir como se desenvolve o raciocínio matemático das crianças, procurando para tal responder às seguintes questões: Que aspetos do raciocínio matemático revelam os alunos? Que dificuldades evidenciam os alunos no que se refere ao raciocínio matemático? Que estratégias e tipos de representações utilizam os alunos para explicitar o seu raciocínio matemático? A investigação decorreu no segundo semestre do ano letivo 2012/2013 e no primeiro semestre do ano letivo 2013/2014 e teve como intuito recolher e analisar dados relativos ao trabalho realizado ao nível do desenvolvimento do raciocínio matemático das crianças e dos alunos nos dois contextos. A análise dos dados teve como base os objetivos, as questões da investigação e os referenciais teóricos que sustentaram a referida investigação. Esta investigação permite confirmar que o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos se deve constituir como fundamental e transversal na aprendizagem da matemática no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A realização de tarefas diversificadas e que permitam explorar uma multiplicidade de estratégias de resolução, de representações e a comunicação de ideias matemáticas são importantes ferramentas no âmbito do desenvolvimento do raciocínio matemático, ao mesmo tempo que possibilitam a compreensão de conceitos, conteúdos e conexões matemáticas; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching of the Primary School: The development of mathematical reasoning Abstract: This report is focused on the research undertaken with in the context of the Supervised Teaching Practice in preschool and in the primary school, of the Master in Preschool Education and Teaching Primary School at the University of Évora, held, respectively, in the “Centro Infantil Irene Lisboa” and in the primary school “Bairro do Frei Aleixo”, with a third grade class. This research aims to understand, analyze and reflect about how is the development of students’ mathematical reasoning. This study was oriented by the following questions: What aspects of mathematical reasoning do students reveal? What difficulties do students show regarding mathematical reasoning? What strategies and types of representations do students use to explain their mathematical reasoning? The investigation took place on the second semester of the school year 2012/2013 and on the first semester of the school year 2013/2014. During that time, I planned, conducted and reflected about a teaching experience that allowed data collection and analysis regarding the development of mathematical reasoning of children and students in both contexts. Data analysis was oriented by the research questions and based on the theoretical framework that supported this research. This investigation reinforces the idea that the development of mathematical reasoning of students should be considered as fundamental and transversal in the learning of mathematics, not only in preschool but also in primary school. The realization of diversity of tasks that allow and explore a multitude of strategies for solution, representations and the communication of mathematical ideas, are important tools in the context of the development of mathematical reasoning, and promote also the understanding of concepts, content and mathematical connections. |
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