O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cátia Filipa Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14466
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_aaa5c8cf4e452d88bedf26c634ea4eec
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridadeRaciocínio matemáticoRaciocínio de generalização1º ciclo do ensino básicoMathematical reasoningGeneralization reasoning1st cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, disciplina que integra o currículo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira é realizada a descrição e análise, de forma reflexiva, de ambas as práticas desenvolvidas nos estágios da unidade curricular em contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda é apresentado o estudo empírico desenvolvido na prática de 1º CEB. Neste estudo procurou-se investigar o raciocínio dos alunos, quanto ao nível de generalização em que estes se encontram, bem como as estratégias de generalização utilizadas na resolução de duas tarefas que promoviam este processo de raciocínio. Assim, foi formulado como objetivo geral do estudo: Descrever e compreender o raciocínio matemático em alunos do 3º ano de escolaridade na resolução de problemas que envolvem a generalização. A presente investigação, é de natureza qualitativa com carácter interpretativo. Recorreram-se a técnicas de recolha de dados como a observação direta e participante, onde se utilizou o registo de notas de campo; e, à análise documental às produções dos alunos – as suas resoluções das tarefas. A análise dos dados permitiu verificar que a forma de apresentação da tarefa e as próprias questões influenciam as estratégias de generalização utilizadas pelos alunos, e que iguais estratégias podem ser utilizadas em diferentes níveis de generalização. Em termos gerais, os resultados do estudo revelaram que, face às tarefas aplicadas, os alunos se encontram num nível de generalização contextual, recorrendo, na sua generalidade, a estratégias de generalização explícitas. Neste sentido, é importante realçar que o raciocínio matemático deve ser promovido nos alunos desde os primeiros anos de escolaridade. Os docentes devem promover tarefas diversificadas que mobilizem nos alunos a utilização de diferentes estratégias conducentes a diferentes níveis da sua capacidade de generalização.ABSTRACT The present report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, a subject that integrates the curriculum of the 2nd year of the master’s degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report is divided into two parts: the first part contains the description and analysis, in a reflective way, of both practices developed in the internships of the curricular unit in contexts of 1st and 2nd Cycle of Basic Education. In the second, is presented the empirical study developed in the practice of the 1st CEB. In this study, we sought to investigate the students' reasoning, regarding the level of generalization in which they find themselves, as well as the generalization strategies used in the resolution of two tasks that promoted this reasoning process. Therefore, the general objective of the study was formulated: To describe and understand mathematical reasoning in 3rd grade students in solving problems involving generalization. The present investigation is a qualitative nature with an interpretative character. Data collection techniques were used, such as direct and participant observation, where field notes were recorded; and, to the documental analysis of the students' productions - their tasks resolutions. Data analysis allowed us to verify that the way the task is presented and the questions themselves influence the generalization strategies used by the students, and that the same strategies can be used at different levels of generalization. In general terms, the results of the study revealed that, given the tasks applied, students are at a level of contextual generalization, generally resorting to explicit generalization strategies. In this sense, it is important to emphasize that mathematical reasoning should be promoted in students from the first years of education. Teachers must promote diversified tasks that mobilize students to use different strategies leading to different levels of their capacity for generalization.Almeida, Pedro da CruzRCIPLRibeiro, Cátia Filipa Lopes2022-03-15T10:39:34Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14466TID:202938190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.215609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
title O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
spellingShingle O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
Ribeiro, Cátia Filipa Lopes
Raciocínio matemático
Raciocínio de generalização
1º ciclo do ensino básico
Mathematical reasoning
Generalization reasoning
1st cycle of basic education
title_short O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
title_full O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
title_fullStr O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
title_full_unstemmed O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
title_sort O raciocínio matemático na resolução de tarefas envolvendo regularidades: um estudo com alunos do 3° ano de escolaridade
author Ribeiro, Cátia Filipa Lopes
author_facet Ribeiro, Cátia Filipa Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Pedro da Cruz
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cátia Filipa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Raciocínio de generalização
1º ciclo do ensino básico
Mathematical reasoning
Generalization reasoning
1st cycle of basic education
topic Raciocínio matemático
Raciocínio de generalização
1º ciclo do ensino básico
Mathematical reasoning
Generalization reasoning
1st cycle of basic education
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-13T00:00:00Z
2022-03-15T10:39:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14466
TID:202938190
url http://hdl.handle.net/10400.21/14466
identifier_str_mv TID:202938190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494569336832