O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3347
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de Fevereiro de 2015, Universidade dos Açores.
id RCAP_19a4c9ecbd154f788ae178f87dadd35c
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)JogoMatemáticaRaciocínio MatemáticoPreschoolBasics Education (1st Cycle)GamesMathematical EducationMathematical ReasoningMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de Fevereiro de 2015, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. O trabalho que consta neste relatório foi desenvolvido aquando das práticas pedagógicas, na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, referentes às unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e II. Este documento, para além de constituir uma reflexão global sobre o processo desenvolvido nas ações educativas, foca também o estudo da temática selecionada: O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este tema, pretende-se explorar a relação do jogo com o raciocínio matemático e com as restantes capacidades transversais do ensino da Matemática. A primeira parte do relatório apresenta uma contextualização fundamentada sobre as ações educativas. Nela inclui-se uma breve discussão sobre a importância do percurso realizado como etapa formativa e caracterizam-se os espaços onde decorreram as práticas pedagógicas. Na segunda parte, apresenta-se o enquadramento teórico de suporte ao tema do relatório. Apresenta-se a metodologia utilizada para realizar o estudo e, por fim, faz-se uma análise reflexiva das tarefas implementadas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo essa análise precedida pela descrição das tarefas. O trabalho desenvolvido permitiu-nos identificar a importância do jogo e da Matemática nos primeiros anos, concretamente no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nas tarefas realizadas testaram-se as potencialidades do jogo no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Estas potencialidades evidenciaram-se no desenvolvimento das capacidades transversais e, consequentemente, na mobilização de conhecimentos matemáticos, na motivação demonstrada pelas crianças na realização das tarefas propostas, em articulação com outra áreas/domínios, bem como na promoção da autonomia.ABSTRACT: This traineeship report was developed under the Master Degree in Preschool and 1st Cycle Basic Education, University of the Azores. The content of the report is a result of the pedagogical practices in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education in the "Prática Educativa Supervisionada I" and "Prática Educativa Supervisionada II" disciplines and it is a reflection about the practices mainly focused on the study of the selected subject: The game and the mathematical reasoning development on the Preschool and 1st Cycle Basics Education. It highlights the importance of the game in the mathematics learning on the Preschool and 1st Cycle Basics Education. The potentialities of the use of games in the education process and in mathematical learning were tested on the tasks performed. It provided feedback about the impact of how the use of games opened up the practice to mathematical process such as problem solving, reasoning and communication in the classroom, mobilizing mathematics knowledge and leverage children motivation. Finally, it showed how the use of games can be used to promote children's autonomy. The first part of the report brings forward a fundamental contextualization about the educational actions. A brief discussion about the formative stage and space characterization where the pedagogical practices occurred, id made. Then, in the second part of the document, a theoretical framework retated to the theme in discussion is presented. It ends with the discussion about the methodology used to carry out the study, and the analysis and discussion of the implemented actions on the Preschool and 1st Cycle Basics Education.Cascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaRepositório da Universidade dos AçoresMedeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho2015-02-24T15:27:15Z2015-02-132015-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3347201404290porMedeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho. "O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 167 p.. (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:56.042513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogo
Matemática
Raciocínio Matemático
Preschool
Basics Education (1st Cycle)
Games
Mathematical Education
Mathematical Reasoning
title_short O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
author_facet Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogo
Matemática
Raciocínio Matemático
Preschool
Basics Education (1st Cycle)
Games
Mathematical Education
Mathematical Reasoning
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogo
Matemática
Raciocínio Matemático
Preschool
Basics Education (1st Cycle)
Games
Mathematical Education
Mathematical Reasoning
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 13 de Fevereiro de 2015, Universidade dos Açores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-24T15:27:15Z
2015-02-13
2015-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3347
201404290
url http://hdl.handle.net/10400.3/3347
identifier_str_mv 201404290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Medeiros, Catarina Isabel Moniz Botelho. "O jogo e o desenvolvimento do raciocínio matemático na educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico". 2015. 167 p.. (Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130710679748608