Tensions between privacy and targeted advertising : Is the general data protection regulation being violated?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Manuel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes, Adriana Lopes, Ribeiro, Lílian Ponzo, Alturas, Bráulio, Costa, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6786
Resumo: O problema da privacidade dos dados na internet toma grande proporção considerando-se que os bancos de dados pessoais são fonte de valor económico para as empresas, o que enseja ampla discussão em âmbito ético e legal. Este artigo propõe a análise da privacidade, abordando a questão dos Cookies, usados para obter informações pessoais dos utilizadores para a publicidade direcionada, ainda que não haja o consentimento do utilizador, ou que este seja comprometido por falta de informação ou de entendimento. O artigo questiona se o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE) estará a ser violado mediante esta prática cada vez mais comum no âmbito do Marketing Digital. A metodologia utilizada foi a qualitativa, descritiva e bibliográfica, embasada na lei (RGPD) e em artigos que versam sobre o tema. Concluiu-se que é grande a vulnerabilidade dos utilizadores quanto aos seus dados pessoais e que o Marketing Digital das empresas deve ser norteado pelas regras do RGPD no tocante à obtenção de Cookies para a publicidade direcionada, o que requer maior fiscalização quanto ao seu cumprimento.
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