Quem avalia os futuros professores? Perceções a partir dos relatórios de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Pedro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Ana Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24128
Resumo: Este artigo pode enquadrar-se no âmbito da reflexão mais alargada alusiva à formação inicial de professores. O mote do mesmo relaciona-se com a identificação das áreas científicas que se privilegiam nos júris das (obrigatórias por lei) defesas públicas do relatório de estágio, no último ano do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico, considerando o doutoramento e os domínios de investigação dos arguentes. Por via da informação disponibilizada nas páginas de internet das instituições portuguesas de Ensino Superior que incluem tal mestrado na sua oferta formativa, foi possível reunir uma amostra de quarenta sujeitos, remontando, o mais tardar, às provas acontecidas no ano de 2020, e até à atualidade (2023).Os dados recolhidos permitem-nos, desde logo, constatar que há uma preponderância dos domínios da área da docência no que diz respeito aos doutoramentos dos jurados principais convidados para as mencionadas provas públicas, bem como uma nula representatividade da área cultural, social e ética, aludindo à terminologia prevista na legislação em vigor. Além disso, torna-se evidente uma certa tendência para a disciplinarização do mestrado, pela consideração de arguentes com uma investigação vinculada às áreas do Português ou da História (às vezes, ao seu ensino), mas nenhum especialista no que concerne ao 1.º ciclo do Ensino Básico.No fim, assume- -se que este pode ser apenas o início, uma análise exploratória, para novas pesquisas ligadas ao tema ou suas derivações.
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spelling Quem avalia os futuros professores? Perceções a partir dos relatórios de estágioFormação inicial de professoresProfessor-investigador1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEste artigo pode enquadrar-se no âmbito da reflexão mais alargada alusiva à formação inicial de professores. O mote do mesmo relaciona-se com a identificação das áreas científicas que se privilegiam nos júris das (obrigatórias por lei) defesas públicas do relatório de estágio, no último ano do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do Ensino Básico, considerando o doutoramento e os domínios de investigação dos arguentes. Por via da informação disponibilizada nas páginas de internet das instituições portuguesas de Ensino Superior que incluem tal mestrado na sua oferta formativa, foi possível reunir uma amostra de quarenta sujeitos, remontando, o mais tardar, às provas acontecidas no ano de 2020, e até à atualidade (2023).Os dados recolhidos permitem-nos, desde logo, constatar que há uma preponderância dos domínios da área da docência no que diz respeito aos doutoramentos dos jurados principais convidados para as mencionadas provas públicas, bem como uma nula representatividade da área cultural, social e ética, aludindo à terminologia prevista na legislação em vigor. Além disso, torna-se evidente uma certa tendência para a disciplinarização do mestrado, pela consideração de arguentes com uma investigação vinculada às áreas do Português ou da História (às vezes, ao seu ensino), mas nenhum especialista no que concerne ao 1.º ciclo do Ensino Básico.No fim, assume- -se que este pode ser apenas o início, uma análise exploratória, para novas pesquisas ligadas ao tema ou suas derivações.Este artículo forma parte de una reflexión más amplia sobre la formación inicial del profesorado. El lema de la misma está relacionado con la identificación de las áreas científicas que se privilegian en los jurados de las (obligatorio por ley) defensas públicas de la memoria de prácticas, en el último año del Máster en Enseñanza en el 1º ciclo de Educación Básica y de Portugués e Historia y Geografía de Portugal en el 2º ciclo de Educación Básica, considerando el doctorado y los dominios de investigación de los argumentadores. A través de la información proporcionada en las páginas web de las instituciones de enseñanza superior portuguesas que incluyen dicho máster en su oferta educativa, fue posible reunir una muestra de cuarenta asignaturas, remontándose, como muy tarde, a los exámenes que tuvieron lugar en el año 2020, y hasta la actualidad (2023). Los datos recogidos permiten constatar que existe una preponderancia del área docente en cuanto a los doctorados de los principales jurados convocados a las citadas oposiciones, así como una nula representación de las áreas cultural, social y ética, en referencia a la terminología prevista en la legislación vigente. Además, se evidencia una cierta tendencia a la disciplinarización de la maestría, a través de la consideración de argumentadores con investigaciones vinculadas a las áreas de Portugués o Historia (a veces a su enseñanza), pero ningún especialista en lo que se refiere al 1º ciclo de la Enseñanza Básica. Al final, se asume que esto puede ser sólo el comienzo, un análisis exploratorio, para futuras investigaciones vinculadas al tema o sus derivaciones.This article is part of a wider reflection on initial teacher education. The motto of this article is related to the identification of the scientific areas that are privileged in the juries of the (required by law) public defences of the internship report, in the last year of the Master's Degree in Teaching in the 1st cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd cycle of Basic Education, considering the doctorate and the research domains of the arguers. Through the information made available on the websites of the Portuguese Higher Education institutions that include this master's degree in their education offer, it was possible to gather a sample of forty subjects, going back to the exams that took place in 2020 at the latest, and up to the present time (2023). The data collected allow us to see that there is a preponderance of the teaching area in terms of the doctorates of the principal jurors invited to the aforementioned public examinations, as well as no representation of the cultural, social and ethical area, alluding to the terminology provided for in the legislation in force. Furthermore, a certain tendency towards the disciplinarisation of the master's degree becomes evident, by the consideration of arguers with research linked to the areas of Portuguese or History (sometimes to their teaching), but no specialist in what concerns the 1st cycle of Basic Education. In the end, it is assumed that this may be just the beginning, an exploratory analysis, for further research linked to the theme or its derivations.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDuarte, PedroMoreira, Ana Isabel2023-12-11T14:45:17Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24128porDuarte, P., & Moreira, A. I. (2023). Quem avalia os futuros professores? Perceções a partir dos relatórios de estágio. REIDICS. Revista De Investigación En Didáctica De Las Ciencias Sociales, 13, 122-138. https://doi.org/10.17398/2531-0968.13.0810.17398/2531-0968.13.08info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:56:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:19.652714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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