Os SIG na análise da sinistralidade rodoviária : caso de estudo de Valença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Exposto, Diana Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2529
Resumo: Atualmente os automóveis e outros veículos de transporte constituem um bem essencial da sociedade moderna. O aumento exponencial da utilização dos veículos motorizados reforça a probabilidade de ocorrência de acidentes rodoviários. Os acidentes rodoviários são considerados pelas Nações Unidas como um dos maiores problemas de saúde pública, e merece um estudo mais abrangente, para se atuar de forma mais eficaz e sustentável em função do homem e da sociedade. O impacto social e económico dos danos causados pelos acidentes rodoviários merece uma reflexão cuidada, sobretudo na prevenção, com vista a uma diminuição do número de acidentes (Nações Unidas, 2003). Neste contexto, existe uma necessidade premente no sentido da aplicação de fortes medidas corretivas e de mitigação por parte de todas as entidades responsáveis envolvidas diretamente e indiretamente na segurança rodoviária. A sinistralidade rodoviária deve ser considerada, para além de um problema devido a comportamentos inadequados associados a falhas do sistema de tráfego rodoviário e da sociedade civil, um grave problema de saúde pública, com as inerentes consequências sociais e económicas daí decorrentes. Por isso revela-se cada vez mais importante a diminuição da sinistralidade rodoviária. Ao longo do presente trabalho expõem-se as variáveis que influenciam o risco de ocorrência de acidentes rodoviários, a importância dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na modelação do risco, e a análise que daí se efetuar para uma melhor interpretação da temática, bem como propostas de medidas de mitigação para esta problemática da sociedade.
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