Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Teresa Maria de Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8119
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da segurança dos peões, com incidência na questão da circulação e travessias pedonais dentro de zonas urbanas. Pretendeu-se identificar as vias mais problemáticas, com maior incidência de atropelamentos dos peões, de modo a estudar as causas. Após esse estudo, e o estudo de soluções para o problema, pode-se garantir ao peão uma melhor qualidade na mobilidade dentro dos meios urbanos. Falando na segurança de peões, é impreterível falar da sinistralidade. Foi abordado o tema e executado um estudo para análise do posicionamento de Portugal na União Europeia. Fez-se um estudo entre os anos 2010 a 2014, constatando-se que Portugal teve uma melhoria de 2010 a 2013. Já em 2014 teve um ligeiro decréscimo no melhoramento dos resultados. Em relação ao número de peões mortos por milhão de habitantes, a análise fez-se no período de tempo compreendido de 2010 a 2014, e a nível europeu pôde-se verificar, que de 2010 a 2012 Portugal teve uma melhoria significativa. Já 2013 foi um ano com maus resultados e obteve-se um decréscimo na melhoria que se havia conseguido, mas em 2014 conseguiu-se uma boa recuperação ficando nesse ano na décima sexta posição. Foi também analisada a França, para se fazer uma comparação com Portugal, e concluímos que França tem os melhores resultados a nível da sinistralidade, sendo um País com melhores condições de transporte, melhorando assim o nível de sinistralidade. Foram referidos também alguns temas publicados, que são uma forma de dar a conhecer as consequências de alguns maus hábitos da população, assim como algumas doenças normais da sociedade em geral e como se refletem na condução. Para se melhorar a segurança dos peões, existem as técnicas de acalmia, tendo sido feita uma abordagem ao tema. No caso de estudo Cidade do Porto, foram analisados os resultados em relação aos anos de 2013, 2014 e os três primeiros meses de 2015. Os resultados obtidos e suas análises, apontam para a necessidade de uma maior formação quer do peão, quer do condutor, uma vez que grande parte dos sinistros são mortes por atravessamento fora do local de passagem ou excesso de velocidade dos condutores. Assim será necessário intervir também a nível da acalmia. Existem ainda muitas áreas a melhorar, para a obtenção de resultados brilhantes no nosso país, mas se todos caminharmos na mesma direção rapidamente chegaremos ao topo dos objetivos pretendidos que é salvar todos os dias mais vidas.
id RCAP_5fa7c21b3267d1e71fdb4df0ec9cd9c1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do PortoMedidas de acalmiaSinistralidade EUSinistralidade RodoviáriaRede PedonalSegurança RodoviáriaRoad SafetyPedestrian NetworkRoad CasualtiesRoad Casualties in EUCalming measuresInfraestruturasEste trabalho tem como objetivo o estudo da segurança dos peões, com incidência na questão da circulação e travessias pedonais dentro de zonas urbanas. Pretendeu-se identificar as vias mais problemáticas, com maior incidência de atropelamentos dos peões, de modo a estudar as causas. Após esse estudo, e o estudo de soluções para o problema, pode-se garantir ao peão uma melhor qualidade na mobilidade dentro dos meios urbanos. Falando na segurança de peões, é impreterível falar da sinistralidade. Foi abordado o tema e executado um estudo para análise do posicionamento de Portugal na União Europeia. Fez-se um estudo entre os anos 2010 a 2014, constatando-se que Portugal teve uma melhoria de 2010 a 2013. Já em 2014 teve um ligeiro decréscimo no melhoramento dos resultados. Em relação ao número de peões mortos por milhão de habitantes, a análise fez-se no período de tempo compreendido de 2010 a 2014, e a nível europeu pôde-se verificar, que de 2010 a 2012 Portugal teve uma melhoria significativa. Já 2013 foi um ano com maus resultados e obteve-se um decréscimo na melhoria que se havia conseguido, mas em 2014 conseguiu-se uma boa recuperação ficando nesse ano na décima sexta posição. Foi também analisada a França, para se fazer uma comparação com Portugal, e concluímos que França tem os melhores resultados a nível da sinistralidade, sendo um País com melhores condições de transporte, melhorando assim o nível de sinistralidade. Foram referidos também alguns temas publicados, que são uma forma de dar a conhecer as consequências de alguns maus hábitos da população, assim como algumas doenças normais da sociedade em geral e como se refletem na condução. Para se melhorar a segurança dos peões, existem as técnicas de acalmia, tendo sido feita uma abordagem ao tema. No caso de estudo Cidade do Porto, foram analisados os resultados em relação aos anos de 2013, 2014 e os três primeiros meses de 2015. Os resultados obtidos e suas análises, apontam para a necessidade de uma maior formação quer do peão, quer do condutor, uma vez que grande parte dos sinistros são mortes por atravessamento fora do local de passagem ou excesso de velocidade dos condutores. Assim será necessário intervir também a nível da acalmia. Existem ainda muitas áreas a melhorar, para a obtenção de resultados brilhantes no nosso país, mas se todos caminharmos na mesma direção rapidamente chegaremos ao topo dos objetivos pretendidos que é salvar todos os dias mais vidas.This work aims to study the pedestrians safety, focusing on the issue of circulation and pedestrian crossings within urban areas. It was intended to identify the most problematic roads, and those with the highest incidence of pedestrian accidents, to study the causes. After this study, and the study of solutions to the problem, one can guarantee to the pawn a better quality in their mobility within the urban areas. Speaking on pedestrians safety, it is imperative to mention the accident. It has addressed the issue and performed a study to analyze the positioning of Portugal in the European Union. There was a study of the years 2010 to 2014, and we came to the conclusion that in Portugal there was an improvement from 2010 to 2013. The year 2014 had a slight decrease in the improvement of results. Regarding the number of pedestrians killed per million of inhabitants, the analysis was made to the period of time ranging from 2010 to 2014, and at European level can be verified that from 2010 to 2012 Portugal had a significant improvement, since in 2013 It was a year with poor results and obtained a decrease in improvement that we achieved, but in 2014 we got a good recovery remaining in that year in the sixteenth position. France was also analyzed, in order to make a comparison with Portugal, and concluded that France has better results in terms of accidents, being a country with better transport conditions, thus improving the level of accidents. They were also referred to some published topics, which are a way to make known the consequences of some bad habits of our population, as well as some normal diseases of society in general and how they reflect on driving. To improve pedestrian safety, there are calming techniques, having been made an approach to the subject. In the case study that is the Port City, we analyzed the results for the years 2013, 2014 and first quarter of 2015. The results and their analysis, point to the need for more education either the pedestrian or the driver, since most of the accidents are deaths by crossing outside of the crosswalk or speeding drivers. So it must also intervene in the lull. There is still a long way to go to obtain brilliant results and we can save more lives.Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria PortelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPedroso, Teresa Maria de Almeida2016-04-14T15:08:51Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8119TID:201204193porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:33.443740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
title Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
spellingShingle Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
Pedroso, Teresa Maria de Almeida
Medidas de acalmia
Sinistralidade EU
Sinistralidade Rodoviária
Rede Pedonal
Segurança Rodoviária
Road Safety
Pedestrian Network
Road Casualties
Road Casualties in EU
Calming measures
Infraestruturas
title_short Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
title_full Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
title_fullStr Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
title_full_unstemmed Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
title_sort Segurança de peões em meios urbanos: caso de estudo cidade do Porto
author Pedroso, Teresa Maria de Almeida
author_facet Pedroso, Teresa Maria de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria Portela
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Teresa Maria de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Medidas de acalmia
Sinistralidade EU
Sinistralidade Rodoviária
Rede Pedonal
Segurança Rodoviária
Road Safety
Pedestrian Network
Road Casualties
Road Casualties in EU
Calming measures
Infraestruturas
topic Medidas de acalmia
Sinistralidade EU
Sinistralidade Rodoviária
Rede Pedonal
Segurança Rodoviária
Road Safety
Pedestrian Network
Road Casualties
Road Casualties in EU
Calming measures
Infraestruturas
description Este trabalho tem como objetivo o estudo da segurança dos peões, com incidência na questão da circulação e travessias pedonais dentro de zonas urbanas. Pretendeu-se identificar as vias mais problemáticas, com maior incidência de atropelamentos dos peões, de modo a estudar as causas. Após esse estudo, e o estudo de soluções para o problema, pode-se garantir ao peão uma melhor qualidade na mobilidade dentro dos meios urbanos. Falando na segurança de peões, é impreterível falar da sinistralidade. Foi abordado o tema e executado um estudo para análise do posicionamento de Portugal na União Europeia. Fez-se um estudo entre os anos 2010 a 2014, constatando-se que Portugal teve uma melhoria de 2010 a 2013. Já em 2014 teve um ligeiro decréscimo no melhoramento dos resultados. Em relação ao número de peões mortos por milhão de habitantes, a análise fez-se no período de tempo compreendido de 2010 a 2014, e a nível europeu pôde-se verificar, que de 2010 a 2012 Portugal teve uma melhoria significativa. Já 2013 foi um ano com maus resultados e obteve-se um decréscimo na melhoria que se havia conseguido, mas em 2014 conseguiu-se uma boa recuperação ficando nesse ano na décima sexta posição. Foi também analisada a França, para se fazer uma comparação com Portugal, e concluímos que França tem os melhores resultados a nível da sinistralidade, sendo um País com melhores condições de transporte, melhorando assim o nível de sinistralidade. Foram referidos também alguns temas publicados, que são uma forma de dar a conhecer as consequências de alguns maus hábitos da população, assim como algumas doenças normais da sociedade em geral e como se refletem na condução. Para se melhorar a segurança dos peões, existem as técnicas de acalmia, tendo sido feita uma abordagem ao tema. No caso de estudo Cidade do Porto, foram analisados os resultados em relação aos anos de 2013, 2014 e os três primeiros meses de 2015. Os resultados obtidos e suas análises, apontam para a necessidade de uma maior formação quer do peão, quer do condutor, uma vez que grande parte dos sinistros são mortes por atravessamento fora do local de passagem ou excesso de velocidade dos condutores. Assim será necessário intervir também a nível da acalmia. Existem ainda muitas áreas a melhorar, para a obtenção de resultados brilhantes no nosso país, mas se todos caminharmos na mesma direção rapidamente chegaremos ao topo dos objetivos pretendidos que é salvar todos os dias mais vidas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-14T15:08:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8119
TID:201204193
url http://hdl.handle.net/10400.22/8119
identifier_str_mv TID:201204193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131380684161024