"O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19597
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial.
id RCAP_06537c033531e6e914f6993ef6ba2c7a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"Projecto de investimentoRisco dos investimentosEmpreendedorismoFranchisingCaracterísticas dos franqueadosInvestment projectInvestment riskEntrepreneurshipFranchisingFranchisees characteristicsMestrado em Gestão e Estratégia Industrial.The entrepreneurship phenomenon is considered today the engine of the countries economies. But there is a close relationship between environmental and psychological aspects and individual motivation to create new businesses. These aspects have a strong influence on the individual behaviour in ali steps of the investment project. The franchising is seen as a system that allows the investors to get an easy way of creating their new business, and gives them the capacity to minimize many risks which usually affect this kind of projects. The propose of this work is to evaluate if the franchising systems have or not a strong influence on the capacities of the investors to make entrepreneurship. In other hand there is an intention to characterize the people who choose this kind of business. It was done a questionnaire for the franchisees in the urban and sub- urban zone of Lisbon. The goal of this test is to validate some of the franchisees characteristics and behaviours in the business environment. This test was compared with other similar test elaborated in Finland and gives us some knowledge about the franchisees entrepreneurial characteristics.O fenómeno do empreendedorismo é actualmente considerado como um motor das economias dos países. No entanto existem factores tanto ambientais como psicológicos que influenciam a motivação dos indivíduos para a criação de novos negócios. Factores esses que interagem com os indivíduos nas diversas fases de um projecto de investimento. O franchising é visto como um sistema que pennite aos investidores criarem os seus próprios negócios de uma forma mais fácil e minimizar grande parte dos riscos que normalmente ocorrem neste tipo de projectos. O presente trabalho pretende avaliar se os sistemas de franchising incentivam as capacidades empreendedoras dos investidores. Além disso procura caracterizar os indivíduos que optam por esta forma de negócio. Foi feito um inquérito na zona da Grande Lisboa a franqueados no sentido de testar algumas das suas características e comportamentos face aos negócios. Este teste foi comparado a um outro teste feito na Finlândia e permite dar uma ideia sobre as características empreendedoras dos franqueados.Andrez, Jaime SerrãoRepositório da Universidade de LisboaFevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro2020-02-06T14:32:39Z2007-062007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19597porFevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro (2007). " O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:27.638665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
title "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
spellingShingle "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
Fevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro
Projecto de investimento
Risco dos investimentos
Empreendedorismo
Franchising
Características dos franqueados
Investment project
Investment risk
Entrepreneurship
Franchising
Franchisees characteristics
title_short "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
title_full "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
title_fullStr "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
title_full_unstemmed "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
title_sort "O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores"
author Fevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro
author_facet Fevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrez, Jaime Serrão
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Projecto de investimento
Risco dos investimentos
Empreendedorismo
Franchising
Características dos franqueados
Investment project
Investment risk
Entrepreneurship
Franchising
Franchisees characteristics
topic Projecto de investimento
Risco dos investimentos
Empreendedorismo
Franchising
Características dos franqueados
Investment project
Investment risk
Entrepreneurship
Franchising
Franchisees characteristics
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2007-06-01T00:00:00Z
2020-02-06T14:32:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19597
url http://hdl.handle.net/10400.5/19597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fevereiro, Pedro Rodrigo Ribeiro (2007). " O contributo do franchising para o fenómeno do empreendedorismo: a caracterização dos franqueados como verdadeiros empreendedores". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131136747634689