A alteração do regime de ensino e de professor pode influenciar a aprendizagem no ensino da iniciação à programação no curso profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Renata Andréa Sandes Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53995
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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O surgir da pandemia permitiu a constatação de que a maioria dos elementos que constituem a comunidade educativa é deficiente em literacia digital e não possuem os meios necessários para, prontamente, alterar esse facto. Face a esta constatação, durante todo o processo interventivo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, procurou-se garantir que todos os intervenientes estariam digitalmente aptos de forma a não permitir que os alunosficassem prejudicados. A intervenção decorreu entre os dias 2 e 12 de março de 2021 em 5 aulas de 100 minutos cada. A turma intervencionada foi a turma do 10º ano do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos de uma escola secundária do distrito de Setúbal, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação, módulo 4: Estruturas de Dados Estáticas. Participaram neste processo 11 alunos com idades entre os 14 e os 17 anos. Esta intervenção teve início com a revisão dos conteúdos programático dos módulos anteriores ao módulo 4 em questão (consistindo respetivamente em: Introdução à Programação e Algoritmia, Mecanismo de Controlo e Execução e por fim, Programação Estruturada), na medida em que esses conteúdos são pré-requisitos essenciais para a continuação das aprendizagens. Através de jogos e resolução de exercícios, foram retiradas dúvidas e consolidados conhecimentos. Nas aulas seguintes, foram introduzidos e explorados novos conceitos do módulo em epígrafe. Para o desenvolvimento e compilação foram utilizados os programas já explorados pelos alunos, DevC++ e Notepad++. A presente intervenção decorreu no período de transição de ensino presencial para ensino a distância pelo que se procurou manter as mesmas práticas com vista a manter a estabilidade, o equilíbrio e as aprendizagens dos alunos. No módulo em epígrafe, houve troca do regime de aulas e também troca de professoras, da professora cooperante para a estudante do mestrado. Para que os alunos não sentissem estas alterações, a parceria e colaboração entre as professoras em questão foi essencial. Foi utilizada a metodologia ativa e foi privilegiado o trabalho colaborativo durante a resolução dos problemas propostos, bem como a comunicação, a partilha e a reflexão sobre as aulas. Também se privilegiou o trabalho autónomo. Foi introduzido jogos, visualização de vídeo e matéria teórica expositivas. A avaliação utilizada, assentou em i) avaliação diagnóstica, decorrente das a observações realizadas das aulas assistidas, no início e durante todo o processo da intervenção; formativa, realizada durante a intervenção com envio de feedbacks constantes, com reforço positivo e a orientação do melhor caminho a seguir, e por fim, sumativa, desenvolvida com base na avaliação final das atividades realizadas pelos alunos nas 5 aulas desenvolvidas. Todos os alunos obtiveram avaliação positiva, como avaliação final da intervenção, todos os dados finais deste processo poderão ser vistos neste relatório.The importance of technology in society and in education has been referenced over the years and, despite the variety of projects and programs promoted by the Ministry of Education over the last 36 years of history, it has not been able to provide schools, teachers and students with digital skills needed to adequately respond to current needs. The emergence of the pandemic allowed the realization that the majority of the elements that make up the educational community are deficient in digital literacy and do not have the necessary means to promptly change this fact. In view of this finding, during the entire intervention process carried out under the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Informatics Education, we sought to ensure that all participants would be digitally able to prevent students from being harmed. The intervention took place between March 2nd and 12th, 2021 in 5 classes of 100 minutes each. The intervened class was the 10th year class of the Technical Management and Programming of Information Systems course at a secondary school in the district of Setúbal, in the subject of Programming and Information Systems, module 4: Static Data Structures. Eleven students aged between 14 and 17 participated in this process. This intervention began with the review of the syllabus content of the modules prior to module 4 in question (consisting respectively of: Introduction to Programming and Algorithms, Control and Execution Mechanism and finally, Structured Programming), as these contents are pre -essential requirements for the continuation of learning. Through games and solving exercises, doubts were removed, and knowledge was consolidated. In the following classes, new concepts from the above module were introduced and explored. For its development and compilation, we used the programs already explored by the students, DevC++. The present intervention took place during the transition period from face-to-face to distance education, so we tried to maintain the same practices in order to maintain stability, balance and student learning. In the above module, there was a change in the class regime and also a change of teachers, from the cooperating teacher to the master's student. In order for the students not to feel these changes, the partnership and collaboration between the teachers in question was essential. The active methodology was used, and collaborative work was used to solve the proposed problems, as well as communication, sharing and reflection on the classes. Autonomous work was also favored. Games, video visualization and expository theoretical material were introduced. The evaluation used was based on i) diagnostic evaluation, resulting from the observations made in the attended classes, at the beginning and throughout the intervention process; formative, carried out during the intervention with constant feedback being sent, with positive reinforcement and guidance on the best way forward, and finally, summative, developed based on the final assessment of the activities carried out by the students in the 5 classes developed.Oliveira, Daniela Patrícia dos SantosRepositório da Universidade de LisboaMartins, Renata Andréa Sandes Batista2022-08-01T15:03:23Z20212021-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:00.060455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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