A robótica educativa no ensino da programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7019
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_a544b05874fb1f174faaf4b64e5bf667
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A robótica educativa no ensino da programaçãoEnsino da informáticaRobóticaProgramação de computadoresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório incide numa intervenção realizada numa escola secundária de Lisboa, ao longo de cinco aulas na disciplina de Linguagens de Programação a alunos do 10.º ano de um Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão. Ao longo da intervenção, estes tiveram oportunidade de resolver quatro problemas, com grau crescente de dificuldade, desenhados com base num cenário, onde foi possível abordar os conceitos do módulo: Estruturas de Controlo. A estratégia de operacionalização recaiu na aprendizagem por problemas com o recurso à robótica educativa. A avaliação realizada na intervenção foi sobretudo formativa tendo decorrido ao longo das aulas, assumindo um caráter regulador das aprendizagens, em que o feedback e o papel orientador da professora estiveram muito presentes. Foi ainda considerada a autoavaliação e heteroavaliação dos alunos. A utilização da robótica como ferramenta educativa apontou para algumas evidências na compreensão dos problemas, tendo o robô um papel determinante e reconhecido pelos alunos. Ao longo da intervenção foi possível identificar momentos onde se reconhece que os alunos aprenderam com o erro. O gostar de programar o robô foi associado à participação: na programação do robô; no desenho do fluxograma; e na escrita na solução em C. Também foi associado à perceção de melhorias na escrita da linguagem C. A participação no desenho do fluxograma e na escrita da solução em C foram associadas à perceção de melhorias na programação do robô.This report presents and discusses the results of the period of training that took place on a Lisbon secondary school having as basis the outcomes of five classes of the 10th grade Computer Programming Languages subject of a computing management technician training course. During the classes the student´s assignment was to solve four different problems, with increasing difficulty levels, addressing the concepts of the Control Structures Learning unit. A problem-based learning approach having as resource the educative robotics was followed. Formative assessment was used throughout the classes, allowing the adjustment of the learning process. The teacher´s role was to guide and provide feedback constantly. Moreover, self and hetero-assessment was also taken into consideration. The use of robotics, as a learning tool, allowed the students to better understand the nature of the problems. The role of robots in this process was clearly recognized by the students. During the all assignment it was possible to recognise that the students learned from the mistakes made. There is a correlation between the pleasure of robot programming and the participation: in the robot programming; in the flowchart construction; and in the C language coding. The pleasure of robot programming was also associated with the improvements of student´s C language coding. The participation in the construction of the flowchart and in the C coding was connected to the robot programming improvements.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-2012-10-02T11:12:57Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.928961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educativa no ensino da programação
title A robótica educativa no ensino da programação
spellingShingle A robótica educativa no ensino da programação
Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-
Ensino da informática
Robótica
Programação de computadores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A robótica educativa no ensino da programação
title_full A robótica educativa no ensino da programação
title_fullStr A robótica educativa no ensino da programação
title_full_unstemmed A robótica educativa no ensino da programação
title_sort A robótica educativa no ensino da programação
author Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-
author_facet Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Robótica
Programação de computadores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Robótica
Programação de computadores
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-02T11:12:57Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7019
url http://hdl.handle.net/10451/7019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210013790208