A robótica educativa no ensino da programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7019 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_a544b05874fb1f174faaf4b64e5bf667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A robótica educativa no ensino da programaçãoEnsino da informáticaRobóticaProgramação de computadoresRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório incide numa intervenção realizada numa escola secundária de Lisboa, ao longo de cinco aulas na disciplina de Linguagens de Programação a alunos do 10.º ano de um Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão. Ao longo da intervenção, estes tiveram oportunidade de resolver quatro problemas, com grau crescente de dificuldade, desenhados com base num cenário, onde foi possível abordar os conceitos do módulo: Estruturas de Controlo. A estratégia de operacionalização recaiu na aprendizagem por problemas com o recurso à robótica educativa. A avaliação realizada na intervenção foi sobretudo formativa tendo decorrido ao longo das aulas, assumindo um caráter regulador das aprendizagens, em que o feedback e o papel orientador da professora estiveram muito presentes. Foi ainda considerada a autoavaliação e heteroavaliação dos alunos. A utilização da robótica como ferramenta educativa apontou para algumas evidências na compreensão dos problemas, tendo o robô um papel determinante e reconhecido pelos alunos. Ao longo da intervenção foi possível identificar momentos onde se reconhece que os alunos aprenderam com o erro. O gostar de programar o robô foi associado à participação: na programação do robô; no desenho do fluxograma; e na escrita na solução em C. Também foi associado à perceção de melhorias na escrita da linguagem C. A participação no desenho do fluxograma e na escrita da solução em C foram associadas à perceção de melhorias na programação do robô.This report presents and discusses the results of the period of training that took place on a Lisbon secondary school having as basis the outcomes of five classes of the 10th grade Computer Programming Languages subject of a computing management technician training course. During the classes the student´s assignment was to solve four different problems, with increasing difficulty levels, addressing the concepts of the Control Structures Learning unit. A problem-based learning approach having as resource the educative robotics was followed. Formative assessment was used throughout the classes, allowing the adjustment of the learning process. The teacher´s role was to guide and provide feedback constantly. Moreover, self and hetero-assessment was also taken into consideration. The use of robotics, as a learning tool, allowed the students to better understand the nature of the problems. The role of robots in this process was clearly recognized by the students. During the all assignment it was possible to recognise that the students learned from the mistakes made. There is a correlation between the pleasure of robot programming and the participation: in the robot programming; in the flowchart construction; and in the C language coding. The pleasure of robot programming was also associated with the improvements of student´s C language coding. The participation in the construction of the flowchart and in the C coding was connected to the robot programming improvements.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975-2012-10-02T11:12:57Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.928961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A robótica educativa no ensino da programação |
title |
A robótica educativa no ensino da programação |
spellingShingle |
A robótica educativa no ensino da programação Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975- Ensino da informática Robótica Programação de computadores Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
A robótica educativa no ensino da programação |
title_full |
A robótica educativa no ensino da programação |
title_fullStr |
A robótica educativa no ensino da programação |
title_full_unstemmed |
A robótica educativa no ensino da programação |
title_sort |
A robótica educativa no ensino da programação |
author |
Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975- |
author_facet |
Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Geni Patrícia dos Santos, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Robótica Programação de computadores Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Ensino da informática Robótica Programação de computadores Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-02T11:12:57Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7019 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134210013790208 |