A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23391 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015 |
id |
RCAP_b61e7947b61c222154bacd29694e0aa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programaçãoProgramação informáticaCursos profissionaisAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório documenta o projeto de intervenção pedagógica que teve lugar na Escola Secundária D. Dinis, numa turma de 10º ano do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. A intervenção ocorreu na Disciplina de Programação de Sistemas de Informação, mais concretamente no módulo 5, que diz respeito às Estruturas de dados compostas e contemplou 16 tempos de 45 minutos. A programação é considerada por muitos autores uma área difícil no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de procurar superar as dificuldades e tornar o processo de ensino ensino-aprendizagem mais eficaz, adotouse a metodologia de aprendizagem baseada em projetos no ensino de estruturas de dados compostas. Considerando que a intervenção teve lugar num curso profissional, de cariz predominantemente prático, adotou-se uma metodologia ativa que aproxima o meio escolar do meio profissional, contribuindo para a adoção de competências que vão para além das competências técnicas. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a utilização da aprendizagem baseada em projetos tem um contributo positivo no ensino de estruturas de dados compostas, que se verifica pelos resultados obtidos e pela avaliação final dos alunos à intervenção realizada.This report documents an educational intervention project that took place at the Secondary School D. Dinis, with a 10th grade class of the Technical Management and Computer Systems Programming Course. This intervention occurred in the Information Systems Programming subject, specifically in module 5, concerning Composed Data Structures and contemplated 16 lessons of 45 minutes each. Programming is considered by many authors a difficult area when addressed to the teaching-learning process. In order to overcome the difficulties and make the most of effective teaching-learning process, it was adopted a learning methodology based on teaching projects of composed data structures. Since the intervention took place in a professional course, with a predominantly practical character, it was adopted an active methodology which links the school environment with the professional world, contributing to the implementation of skills that go beyond technical skills. The analysis of the collected data has shown that the use of project-based learning has a positive contribution to the teaching of composed data structures, which can be verified by the results obtained and by the final assessment of students to the intervention performed.Matos, João Filipe, 1950-Calha, Mário João BarataRepositório da Universidade de LisboaMendinhos, Mónica Maria Nobre2016-04-14T11:01:21Z20152015-06-172015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23391TID:201220601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:45.296658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
title |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
spellingShingle |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação Mendinhos, Mónica Maria Nobre Programação informática Cursos profissionais Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
title_short |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
title_full |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
title_fullStr |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
title_sort |
A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação |
author |
Mendinhos, Mónica Maria Nobre |
author_facet |
Mendinhos, Mónica Maria Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Calha, Mário João Barata Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendinhos, Mónica Maria Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação informática Cursos profissionais Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
topic |
Programação informática Cursos profissionais Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-06-17 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-14T11:01:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23391 TID:201220601 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23391 |
identifier_str_mv |
TID:201220601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134318106247168 |