A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendinhos, Mónica Maria Nobre
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23391
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015
id RCAP_b61e7947b61c222154bacd29694e0aa8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/23391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programaçãoProgramação informáticaCursos profissionaisAprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015O presente relatório documenta o projeto de intervenção pedagógica que teve lugar na Escola Secundária D. Dinis, numa turma de 10º ano do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. A intervenção ocorreu na Disciplina de Programação de Sistemas de Informação, mais concretamente no módulo 5, que diz respeito às Estruturas de dados compostas e contemplou 16 tempos de 45 minutos. A programação é considerada por muitos autores uma área difícil no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de procurar superar as dificuldades e tornar o processo de ensino ensino-aprendizagem mais eficaz, adotouse a metodologia de aprendizagem baseada em projetos no ensino de estruturas de dados compostas. Considerando que a intervenção teve lugar num curso profissional, de cariz predominantemente prático, adotou-se uma metodologia ativa que aproxima o meio escolar do meio profissional, contribuindo para a adoção de competências que vão para além das competências técnicas. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a utilização da aprendizagem baseada em projetos tem um contributo positivo no ensino de estruturas de dados compostas, que se verifica pelos resultados obtidos e pela avaliação final dos alunos à intervenção realizada.This report documents an educational intervention project that took place at the Secondary School D. Dinis, with a 10th grade class of the Technical Management and Computer Systems Programming Course. This intervention occurred in the Information Systems Programming subject, specifically in module 5, concerning Composed Data Structures and contemplated 16 lessons of 45 minutes each. Programming is considered by many authors a difficult area when addressed to the teaching-learning process. In order to overcome the difficulties and make the most of effective teaching-learning process, it was adopted a learning methodology based on teaching projects of composed data structures. Since the intervention took place in a professional course, with a predominantly practical character, it was adopted an active methodology which links the school environment with the professional world, contributing to the implementation of skills that go beyond technical skills. The analysis of the collected data has shown that the use of project-based learning has a positive contribution to the teaching of composed data structures, which can be verified by the results obtained and by the final assessment of students to the intervention performed.Matos, João Filipe, 1950-Calha, Mário João BarataRepositório da Universidade de LisboaMendinhos, Mónica Maria Nobre2016-04-14T11:01:21Z20152015-06-172015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23391TID:201220601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:23Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:45.296658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
title A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
spellingShingle A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
Mendinhos, Mónica Maria Nobre
Programação informática
Cursos profissionais
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
title_short A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
title_full A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
title_fullStr A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
title_sort A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) no ensino da programação
author Mendinhos, Mónica Maria Nobre
author_facet Mendinhos, Mónica Maria Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Calha, Mário João Barata
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendinhos, Mónica Maria Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Programação informática
Cursos profissionais
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
topic Programação informática
Cursos profissionais
Aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-06-17
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-14T11:01:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/23391
TID:201220601
url http://hdl.handle.net/10451/23391
identifier_str_mv TID:201220601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134318106247168