Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Babo, Sónia Manuela Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22650
Resumo: Numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de Qualidade, sobre o Ensino Profissional em Portugal, abordou-se o conceito de Qualidade na Educação e, por fim, o Sistema de Gestão da Qualidade, em alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Educational and Training). A evolução do Ensino Profissional em Portugal, nos últimos anos, é bastante notória. Surgiu com o objetivo de dar resposta a alguns problemas como absentismo e abandono escolar, porém, nos dias de hoje, surge como opção principal de vários jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação e aptidão de forma a dar resposta às necessidades de mão de obra qualificada. Para que seja assegurado que a Educação é de qualidade, é necessário que seja implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que certifique a organização e, assim, permitir que o processo de ensino-aprendizagem corresponda às expectativas. O EQAVET tem precisamente a finalidade de garantir que a organização funciona de acordo com os critérios definidos, contribuindo para a constante melhoria contínua. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa escola profissional, em alinhamento com o Quadro EQAVET, através da criação de uma ferramenta estruturada que permite uma monitorização mais simples e, consequentemente, uma melhor elaboração do Plano Ação e Melhoria, o que permite a gestão global de todo o processo. A metodologia adotada vai de encontro à ideologia do Ciclo PDCA, dadas as semelhanças entre este e o próprio Ciclo EQAVET.
id RCAP_067bc61f4d205b3b17f28bbcb415120c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVETQualidadeEQAVETPDCAMelhoria ContínuaEnsino ProfissionalQualityContinuous ImprovementVocational EducationNuma primeira fase, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de Qualidade, sobre o Ensino Profissional em Portugal, abordou-se o conceito de Qualidade na Educação e, por fim, o Sistema de Gestão da Qualidade, em alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Educational and Training). A evolução do Ensino Profissional em Portugal, nos últimos anos, é bastante notória. Surgiu com o objetivo de dar resposta a alguns problemas como absentismo e abandono escolar, porém, nos dias de hoje, surge como opção principal de vários jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação e aptidão de forma a dar resposta às necessidades de mão de obra qualificada. Para que seja assegurado que a Educação é de qualidade, é necessário que seja implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que certifique a organização e, assim, permitir que o processo de ensino-aprendizagem corresponda às expectativas. O EQAVET tem precisamente a finalidade de garantir que a organização funciona de acordo com os critérios definidos, contribuindo para a constante melhoria contínua. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa escola profissional, em alinhamento com o Quadro EQAVET, através da criação de uma ferramenta estruturada que permite uma monitorização mais simples e, consequentemente, uma melhor elaboração do Plano Ação e Melhoria, o que permite a gestão global de todo o processo. A metodologia adotada vai de encontro à ideologia do Ciclo PDCA, dadas as semelhanças entre este e o próprio Ciclo EQAVET.In a first analysis, bibliographic research was made on the concept of Quality, on Vocational Education in Portugal, the concept of Quality in Education was approached and finally, the Quality Management System, in line with the EQAVET Framework (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Education and Training). The evolution of Vocational Education in Portugal in recent years is quite remarkable. It emerged with the aim of responding to some problems such as absenteeism and school dropout, however, nowadays, it appears as the main option of several young people who want to enter the job market with a certification of quality and aptitude in order to respond to the skilled labor needs. In order to ensure the quality of the education, it’s necessary to implement a Quality Management System that certifies the organization and thus, allows the teaching-learning process to correspond to expectations. EQAVET has precisely the purpose of guaranteeing that the organization works according to the defined criteria, contributing to constant continuous improvement. This project is to develop a model for implementing a Quality Management System in a vocational school, in line with the EQAVET Framework, through the creation of structured excel tool that allows the monitoring and, therefore, better elaboration of the Plan Action and Improvement, which allows global management of the entire process. The methodology adopted is in line with the ideology of the PDCA Cycle, given the similarities between it and the EQAVET Cycle itself.Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBabo, Sónia Manuela Moreira2023-03-31T13:27:40Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22650TID:203114035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-05T01:46:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:28.753167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
title Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
spellingShingle Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
Babo, Sónia Manuela Moreira
Qualidade
EQAVET
PDCA
Melhoria Contínua
Ensino Profissional
Quality
Continuous Improvement
Vocational Education
title_short Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
title_full Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
title_fullStr Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
title_full_unstemmed Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
title_sort Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
author Babo, Sónia Manuela Moreira
author_facet Babo, Sónia Manuela Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Babo, Sónia Manuela Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
EQAVET
PDCA
Melhoria Contínua
Ensino Profissional
Quality
Continuous Improvement
Vocational Education
topic Qualidade
EQAVET
PDCA
Melhoria Contínua
Ensino Profissional
Quality
Continuous Improvement
Vocational Education
description Numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de Qualidade, sobre o Ensino Profissional em Portugal, abordou-se o conceito de Qualidade na Educação e, por fim, o Sistema de Gestão da Qualidade, em alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Educational and Training). A evolução do Ensino Profissional em Portugal, nos últimos anos, é bastante notória. Surgiu com o objetivo de dar resposta a alguns problemas como absentismo e abandono escolar, porém, nos dias de hoje, surge como opção principal de vários jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação e aptidão de forma a dar resposta às necessidades de mão de obra qualificada. Para que seja assegurado que a Educação é de qualidade, é necessário que seja implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que certifique a organização e, assim, permitir que o processo de ensino-aprendizagem corresponda às expectativas. O EQAVET tem precisamente a finalidade de garantir que a organização funciona de acordo com os critérios definidos, contribuindo para a constante melhoria contínua. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa escola profissional, em alinhamento com o Quadro EQAVET, através da criação de uma ferramenta estruturada que permite uma monitorização mais simples e, consequentemente, uma melhor elaboração do Plano Ação e Melhoria, o que permite a gestão global de todo o processo. A metodologia adotada vai de encontro à ideologia do Ciclo PDCA, dadas as semelhanças entre este e o próprio Ciclo EQAVET.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-31T13:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22650
TID:203114035
url http://hdl.handle.net/10400.22/22650
identifier_str_mv TID:203114035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131567772139520