Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22650 |
Resumo: | Numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de Qualidade, sobre o Ensino Profissional em Portugal, abordou-se o conceito de Qualidade na Educação e, por fim, o Sistema de Gestão da Qualidade, em alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Educational and Training). A evolução do Ensino Profissional em Portugal, nos últimos anos, é bastante notória. Surgiu com o objetivo de dar resposta a alguns problemas como absentismo e abandono escolar, porém, nos dias de hoje, surge como opção principal de vários jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação e aptidão de forma a dar resposta às necessidades de mão de obra qualificada. Para que seja assegurado que a Educação é de qualidade, é necessário que seja implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que certifique a organização e, assim, permitir que o processo de ensino-aprendizagem corresponda às expectativas. O EQAVET tem precisamente a finalidade de garantir que a organização funciona de acordo com os critérios definidos, contribuindo para a constante melhoria contínua. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa escola profissional, em alinhamento com o Quadro EQAVET, através da criação de uma ferramenta estruturada que permite uma monitorização mais simples e, consequentemente, uma melhor elaboração do Plano Ação e Melhoria, o que permite a gestão global de todo o processo. A metodologia adotada vai de encontro à ideologia do Ciclo PDCA, dadas as semelhanças entre este e o próprio Ciclo EQAVET. |
id |
RCAP_067bc61f4d205b3b17f28bbcb415120c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22650 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVETQualidadeEQAVETPDCAMelhoria ContínuaEnsino ProfissionalQualityContinuous ImprovementVocational EducationNuma primeira fase, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de Qualidade, sobre o Ensino Profissional em Portugal, abordou-se o conceito de Qualidade na Educação e, por fim, o Sistema de Gestão da Qualidade, em alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Educational and Training). A evolução do Ensino Profissional em Portugal, nos últimos anos, é bastante notória. Surgiu com o objetivo de dar resposta a alguns problemas como absentismo e abandono escolar, porém, nos dias de hoje, surge como opção principal de vários jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação e aptidão de forma a dar resposta às necessidades de mão de obra qualificada. Para que seja assegurado que a Educação é de qualidade, é necessário que seja implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que certifique a organização e, assim, permitir que o processo de ensino-aprendizagem corresponda às expectativas. O EQAVET tem precisamente a finalidade de garantir que a organização funciona de acordo com os critérios definidos, contribuindo para a constante melhoria contínua. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa escola profissional, em alinhamento com o Quadro EQAVET, através da criação de uma ferramenta estruturada que permite uma monitorização mais simples e, consequentemente, uma melhor elaboração do Plano Ação e Melhoria, o que permite a gestão global de todo o processo. A metodologia adotada vai de encontro à ideologia do Ciclo PDCA, dadas as semelhanças entre este e o próprio Ciclo EQAVET.In a first analysis, bibliographic research was made on the concept of Quality, on Vocational Education in Portugal, the concept of Quality in Education was approached and finally, the Quality Management System, in line with the EQAVET Framework (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Education and Training). The evolution of Vocational Education in Portugal in recent years is quite remarkable. It emerged with the aim of responding to some problems such as absenteeism and school dropout, however, nowadays, it appears as the main option of several young people who want to enter the job market with a certification of quality and aptitude in order to respond to the skilled labor needs. In order to ensure the quality of the education, it’s necessary to implement a Quality Management System that certifies the organization and thus, allows the teaching-learning process to correspond to expectations. EQAVET has precisely the purpose of guaranteeing that the organization works according to the defined criteria, contributing to constant continuous improvement. This project is to develop a model for implementing a Quality Management System in a vocational school, in line with the EQAVET Framework, through the creation of structured excel tool that allows the monitoring and, therefore, better elaboration of the Plan Action and Improvement, which allows global management of the entire process. The methodology adopted is in line with the ideology of the PDCA Cycle, given the similarities between it and the EQAVET Cycle itself.Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBabo, Sónia Manuela Moreira2023-03-31T13:27:40Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22650TID:203114035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-05T01:46:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:28.753167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
title |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
spellingShingle |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET Babo, Sónia Manuela Moreira Qualidade EQAVET PDCA Melhoria Contínua Ensino Profissional Quality Continuous Improvement Vocational Education |
title_short |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
title_full |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
title_fullStr |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
title_full_unstemmed |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
title_sort |
Criação e validação de um modelo de implementação de um SGQ numa escola profissional, segundo o EQAVET |
author |
Babo, Sónia Manuela Moreira |
author_facet |
Babo, Sónia Manuela Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Babo, Sónia Manuela Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade EQAVET PDCA Melhoria Contínua Ensino Profissional Quality Continuous Improvement Vocational Education |
topic |
Qualidade EQAVET PDCA Melhoria Contínua Ensino Profissional Quality Continuous Improvement Vocational Education |
description |
Numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de Qualidade, sobre o Ensino Profissional em Portugal, abordou-se o conceito de Qualidade na Educação e, por fim, o Sistema de Gestão da Qualidade, em alinhamento com o Quadro EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework of Vocational Educational and Training). A evolução do Ensino Profissional em Portugal, nos últimos anos, é bastante notória. Surgiu com o objetivo de dar resposta a alguns problemas como absentismo e abandono escolar, porém, nos dias de hoje, surge como opção principal de vários jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação e aptidão de forma a dar resposta às necessidades de mão de obra qualificada. Para que seja assegurado que a Educação é de qualidade, é necessário que seja implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que certifique a organização e, assim, permitir que o processo de ensino-aprendizagem corresponda às expectativas. O EQAVET tem precisamente a finalidade de garantir que a organização funciona de acordo com os critérios definidos, contribuindo para a constante melhoria contínua. O objetivo deste projeto é desenvolver um modelo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa escola profissional, em alinhamento com o Quadro EQAVET, através da criação de uma ferramenta estruturada que permite uma monitorização mais simples e, consequentemente, uma melhor elaboração do Plano Ação e Melhoria, o que permite a gestão global de todo o processo. A metodologia adotada vai de encontro à ideologia do Ciclo PDCA, dadas as semelhanças entre este e o próprio Ciclo EQAVET. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-31T13:27:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/22650 TID:203114035 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/22650 |
identifier_str_mv |
TID:203114035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131567772139520 |