Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Sílvia Maria Rosado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26420
Resumo: O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, procurando melhorar a qualidade a todos os níveis, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como principais referências a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014 e uma escola profissional da região Alentejo onde se aplicaram os vários instrumentos de recolha de dados. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada que foi realizada ao Diretor da escola profissional e ainda, questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET, os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo de garantia da qualidade. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade a proposta de implementação, a qual pode ser usada pelas escolas profissionais. Esta vai mais além do que está determinado pela ANQEP e apresenta um racional a seguir, pois identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e também inclui um conjunto de vários indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas escolherem os mais adequados à sua realidade;Implementation of EQAVET. Contributions to a quality system in a vocational school Abstract: The European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training (EQAVET) aims to contribute to the improvement of quality in vocational education and training at European level, seeking to improve quality at all levels, while respecting the diversity of national educational systems. This dissertation aims to present contributions to the quality assurance system in line with EQAVET. Our main references were the 2009 European Recommendation, Decree-Law No. 92/2014 and a vocational school in the Alentejo region where the various data collection instruments were applied. We opted for a qualitative methodology that combines various data collection methods, the bibliographic and documentary research, the semi-structured interview that was conducted to the Director of the vocational school and also questionnaires that were applied to the several participants of the process and one of the main stakeholders. The results obtained allowed us to identify procedures to be developed in order to operate a quality assurance system in line with the EQAVET Framework, the most appropriate indicative descriptors and quality indicators for each phase of the quality assurance cycle. We present as main contributions to the quality assurance system the implementation proposal, which can be used by vocational schools. This goes beyond what is determined by ANQEP and presents a rational to follow, as it identifies and substantiates the various phases to develop and also includes a set of various quality indicators, directly related to the indicative descriptors, which will allow schools to choose the ones best suited to their reality.
id RCAP_4b63c915494071de58c6b3f1f9e1f481
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissionalEnsino e Formação ProfissionalCiclo de QualidadeEQAVETEscola ProfissionalAvaliação Externa de EscolasEducation and Professional TrainingQuality CycleEQAVETVocational SchoolExternal Schools EvaluationO Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, procurando melhorar a qualidade a todos os níveis, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como principais referências a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014 e uma escola profissional da região Alentejo onde se aplicaram os vários instrumentos de recolha de dados. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada que foi realizada ao Diretor da escola profissional e ainda, questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET, os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo de garantia da qualidade. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade a proposta de implementação, a qual pode ser usada pelas escolas profissionais. Esta vai mais além do que está determinado pela ANQEP e apresenta um racional a seguir, pois identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e também inclui um conjunto de vários indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas escolherem os mais adequados à sua realidade;Implementation of EQAVET. Contributions to a quality system in a vocational school Abstract: The European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training (EQAVET) aims to contribute to the improvement of quality in vocational education and training at European level, seeking to improve quality at all levels, while respecting the diversity of national educational systems. This dissertation aims to present contributions to the quality assurance system in line with EQAVET. Our main references were the 2009 European Recommendation, Decree-Law No. 92/2014 and a vocational school in the Alentejo region where the various data collection instruments were applied. We opted for a qualitative methodology that combines various data collection methods, the bibliographic and documentary research, the semi-structured interview that was conducted to the Director of the vocational school and also questionnaires that were applied to the several participants of the process and one of the main stakeholders. The results obtained allowed us to identify procedures to be developed in order to operate a quality assurance system in line with the EQAVET Framework, the most appropriate indicative descriptors and quality indicators for each phase of the quality assurance cycle. We present as main contributions to the quality assurance system the implementation proposal, which can be used by vocational schools. This goes beyond what is determined by ANQEP and presents a rational to follow, as it identifies and substantiates the various phases to develop and also includes a set of various quality indicators, directly related to the indicative descriptors, which will allow schools to choose the ones best suited to their reality.Universidade de Évora2020-01-14T10:34:58Z2020-01-142019-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26420http://hdl.handle.net/10174/26420TID:202358992porDepartamento de Pedagogia e Educaçãonogueira.smr@gmail.com229Nogueira, Sílvia Maria Rosadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:44.538380Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
title Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
spellingShingle Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
Nogueira, Sílvia Maria Rosado
Ensino e Formação Profissional
Ciclo de Qualidade
EQAVET
Escola Profissional
Avaliação Externa de Escolas
Education and Professional Training
Quality Cycle
EQAVET
Vocational School
External Schools Evaluation
title_short Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
title_full Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
title_fullStr Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
title_full_unstemmed Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
title_sort Implementação do EQAVET. Contributos para um sistema de qualidade numa escola profissional
author Nogueira, Sílvia Maria Rosado
author_facet Nogueira, Sílvia Maria Rosado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Sílvia Maria Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e Formação Profissional
Ciclo de Qualidade
EQAVET
Escola Profissional
Avaliação Externa de Escolas
Education and Professional Training
Quality Cycle
EQAVET
Vocational School
External Schools Evaluation
topic Ensino e Formação Profissional
Ciclo de Qualidade
EQAVET
Escola Profissional
Avaliação Externa de Escolas
Education and Professional Training
Quality Cycle
EQAVET
Vocational School
External Schools Evaluation
description O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), visa contribuir para a melhoria da qualidade no Ensino e Formação Profissional a nível europeu, procurando melhorar a qualidade a todos os níveis, respeitando a diversidade dos sistemas educativos nacionais. A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar contributos para o sistema de garantia de qualidade em linha com o EQAVET. Tivemos como principais referências a recomendação Europeia de 2009, o Decreto-Lei n.º 92/2014 e uma escola profissional da região Alentejo onde se aplicaram os vários instrumentos de recolha de dados. Optámos por uma metodologia qualitativa que combina vários métodos de recolha de dados, a pesquisa bibliográfica e documental, a entrevista semiestruturada que foi realizada ao Diretor da escola profissional e ainda, questionários que foram aplicados aos vários intervenientes do processo e a um dos principais stakeholders. Os resultados obtidos permitiram identificar procedimentos a desenvolver para se operacionalizar um sistema de garantia de qualidade em linha com o Quadro EQAVET, os descritores indicativos e os indicadores de qualidade mais adequados para cada uma das fases do ciclo de garantia da qualidade. Apresentamos como principais contributos para o sistema de garantia de qualidade a proposta de implementação, a qual pode ser usada pelas escolas profissionais. Esta vai mais além do que está determinado pela ANQEP e apresenta um racional a seguir, pois identifica e fundamenta as várias fases a desenvolver e também inclui um conjunto de vários indicadores de qualidade, diretamente relacionados com os descritores indicativos, o que vai permitir às escolas escolherem os mais adequados à sua realidade;Implementation of EQAVET. Contributions to a quality system in a vocational school Abstract: The European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training (EQAVET) aims to contribute to the improvement of quality in vocational education and training at European level, seeking to improve quality at all levels, while respecting the diversity of national educational systems. This dissertation aims to present contributions to the quality assurance system in line with EQAVET. Our main references were the 2009 European Recommendation, Decree-Law No. 92/2014 and a vocational school in the Alentejo region where the various data collection instruments were applied. We opted for a qualitative methodology that combines various data collection methods, the bibliographic and documentary research, the semi-structured interview that was conducted to the Director of the vocational school and also questionnaires that were applied to the several participants of the process and one of the main stakeholders. The results obtained allowed us to identify procedures to be developed in order to operate a quality assurance system in line with the EQAVET Framework, the most appropriate indicative descriptors and quality indicators for each phase of the quality assurance cycle. We present as main contributions to the quality assurance system the implementation proposal, which can be used by vocational schools. This goes beyond what is determined by ANQEP and presents a rational to follow, as it identifies and substantiates the various phases to develop and also includes a set of various quality indicators, directly related to the indicative descriptors, which will allow schools to choose the ones best suited to their reality.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T00:00:00Z
2020-01-14T10:34:58Z
2020-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26420
http://hdl.handle.net/10174/26420
TID:202358992
url http://hdl.handle.net/10174/26420
identifier_str_mv TID:202358992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
nogueira.smr@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136649677897728