NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185 |
Resumo: | Este artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem. |
id |
UFPI-5_5d482a94733696e57436262b158daf32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1185 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLAFormação continuadaNecessidades formativas docentesCotidiano escolarEste artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/118510.26694/les.v1i38.7692Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 30-50Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 30-50Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 30-502526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185/1050Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA RIGO, JÚLIA HERNECK, HELOISA RAIMUNDA 2021-12-16T11:14:18Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1185Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:18Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
title |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
spellingShingle |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA DA SILVA RIGO, JÚLIA Formação continuada Necessidades formativas docentes Cotidiano escolar |
title_short |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
title_full |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
title_fullStr |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
title_sort |
NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA |
author |
DA SILVA RIGO, JÚLIA |
author_facet |
DA SILVA RIGO, JÚLIA HERNECK, HELOISA RAIMUNDA |
author_role |
author |
author2 |
HERNECK, HELOISA RAIMUNDA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA RIGO, JÚLIA HERNECK, HELOISA RAIMUNDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Necessidades formativas docentes Cotidiano escolar |
topic |
Formação continuada Necessidades formativas docentes Cotidiano escolar |
description |
Este artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185 10.26694/les.v1i38.7692 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185 |
identifier_str_mv |
10.26694/les.v1i38.7692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185/1050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 30-50 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 30-50 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 30-50 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442555904000 |