NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA RIGO, JÚLIA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: HERNECK, HELOISA RAIMUNDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185
Resumo: Este artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem.
id UFPI-5_5d482a94733696e57436262b158daf32
oai_identifier_str oai:periodicos.ufpi.br:article/1185
network_acronym_str UFPI-5
network_name_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLAFormação continuadaNecessidades formativas docentesCotidiano escolarEste artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem.Universidade Federal do Piauí2018-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/118510.26694/les.v1i38.7692Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 30-50Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 30-50Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 30-502526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185/1050Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA RIGO, JÚLIA HERNECK, HELOISA RAIMUNDA 2021-12-16T11:14:18Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1185Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:14:18Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false
dc.title.none.fl_str_mv NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
title NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
spellingShingle NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
DA SILVA RIGO, JÚLIA
Formação continuada
Necessidades formativas docentes
Cotidiano escolar
title_short NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
title_full NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
title_fullStr NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
title_full_unstemmed NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
title_sort NECESSIDADES FORMATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO A PARTIR DO COTIDIANO DA ESCOLA
author DA SILVA RIGO, JÚLIA
author_facet DA SILVA RIGO, JÚLIA
HERNECK, HELOISA RAIMUNDA
author_role author
author2 HERNECK, HELOISA RAIMUNDA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA RIGO, JÚLIA
HERNECK, HELOISA RAIMUNDA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Necessidades formativas docentes
Cotidiano escolar
topic Formação continuada
Necessidades formativas docentes
Cotidiano escolar
description Este artigo tem como foco os estudos sobre a formação e as práticas dos professores do ensino fundamental diante as questões do cotidiano escolar. Apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tinha como objetivo identificar o perfil dos docentes das séries iniciais do ensino fundamental e as necessidades formativas para o melhor desempenho de sua função. Sabemos que várias propostas de capacitação são elaboradas, porém, geralmente, não partem das necessidades reais dos professores. Nesse sentindo, é importante que no desenvolvimento organizacional e curricular o professor seja reconhecido como produtor de conhecimento. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico autores como: Alves (2001), Carvalho (2011), Ferraço (2008), entre outros. Este estudo foi desenvolvido em duas etapas: a primeira contou com a aplicação de um questionário, com o objetivo de identificar o perfil dos docentes e sobre as dificuldades de ensino e de aprendizagem; na segunda etapa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores, com a finalidade de aproximar de seu cotidiano e de aprofundar as temáticas do questionário. A partir das investigações, destacamos que ter conhecimento das necessidades formativas dos docentes é de extrema importância para o planejamento de políticas de formação de professores, para que esses cursos de formação sejam capazes de produzir sentidos sobre a compreensão do cotidiano escolar, possibilitando, assim, a ampliação nas discussões sobre a docência que inspira repensar questões sobre o processo de ensino aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185
10.26694/les.v1i38.7692
url https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185
identifier_str_mv 10.26694/les.v1i38.7692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1185/1050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Piauí
dc.source.none.fl_str_mv Languages, Education and Society; No. 38 (2018); 30-50
Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 38 (2018); 30-50
Linguagens, Educação e Sociedade; n. 38 (2018); 30-50
2526-8449
reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron:UFPI
instname_str Universidade Federal do Piauí (UFPI)
instacron_str UFPI
institution UFPI
reponame_str Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
collection Linguagens, Educação e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)
repository.mail.fl_str_mv revistales.ppged@ufpi.edu.br
_version_ 1796797442555904000