Comportamentos antissociais e bullying: a análise da escola sob a perspetiva dos profissionais de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4936 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica |
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Comportamentos antissociais e bullying: a análise da escola sob a perspetiva dos profissionais de ensinoBullyingProfissionais de EnsinoEscolaPrevençãoTeaching ProfessionalsSchoolPreventionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia JurídicaA presente investigação debruça-se sobre o estudo do comportamento antissocial e do bullying, cujos desenvolvimentos se têm dado não só ao nível internacional como, cada vez mais, também ao nível nacional. Para isso, e uma vez que a grande maioria dos estudos tem sido feito com crianças e adolescentes, pretendeu-se analisar o fenómeno de bullying na perspetiva dos profissionais de ensino, por forma a perceber como estes profissionais percecionam o fenómeno, como lidam com ele e quais são, do seu ponto de vista os comportamentos problemáticos mais evidenciados pelos alunos. Pretendeuse também verificar quais as características da escola em si que podem ter influência nestes comportamentos. A amostra constituiu-se de 73 profissionais do ensino básico e secundário de duas escolas da zona centro do país, com idades compreendidas entre os 33 e os 64 anos de idade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos denotaram o aumento dos comportamentos supracitados ao longo dos últimos anos e a consciência por parte dos profissionais da sua existência. Os resultados revelam também que, apesar desta consciência, os profissionais revelam uma necessidade de maior formação e um desconhecimento sobre a forma como devem lidar com algumas situações e intervenientes.This research focuses on the study of antisocial behavior and bullying, whose developments have been given not only to the international level and, increasingly, also at national level. Since the vast majority of studies have been done with children and adolescents, the aim was to analyze the phenomenon of bullying from the perspective of teaching professionals in order to understand how these professionals percept the phenomenon, how they deal with it and what, from their point of view, are the most problematic behaviors evidenced by the students. The aim was yet to analyze which school characteristics can influence these behaviors. The sample consisted of 73 professionals from two schools in the center of the country, aged between 33 and 64 years old, of both sexes. The results denoted the increase of the above behavior over the last few years and the awareness among professionals of their existence. The results also reveal that despite this awareness, professionals show a need for more training and ignorance about how they should handle certain situations and stakeholders.[s.n.]Nunes, Laura M.Soeiro, CristinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRodrigues, Ana Patrícia Martins2015-09-29T07:45:45Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4936202442292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:46.191741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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