As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Hugolina Capoa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8691
Resumo: Este estudo tem por objetivo entender qual a percepção ou crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sobre o fenómeno bullying no contexto escolar. Equacionou-se quais as respostas utilizadas por estes professores para minorar/diminuir a frequência destes comportamentos agressivos entre pares, ou seja, se dispunham estratégias adequadas para persuadir o agressor e encorajar a vítima deste fenómeno que normalmente acontece fora da sala de aula e fora da visão do adulto. Pretendeu-se com este estudo aprofundar conhecimentos sobre o bullying, utilizando-se um método ou nível de pesquisa exploratório, com vista a dar uma visão global da realidade dos Açores, mais especificamente, da ilha de São Miguel. As principais conclusões deste estudo foram as seguintes: Verificou-se que são as agressões verbais, as mais cotadas, seguida das agressões físicas e por fim as ameaças que ocorrem mais frequentemente no recreio e nos corredores. A prevenção ao bullying deve começar pela capacitação dos profissionais de educação e são os docentes do 3º Ciclo que apresentam níveis significativamente mais elevados de conhecimento comparativamente aos docentes dos 1º e 2º Ciclos. Sendo que a maioria dos professores inquiridos refere que já observou ou esteve envolvido numa situação de bullying na escola onde lecionam e sublinham que para melhorar esta problemática ao nível da escola deverão realizar-se workshops com alunos, pais e encarregados de educação.
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