As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8691 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo entender qual a percepção ou crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sobre o fenómeno bullying no contexto escolar. Equacionou-se quais as respostas utilizadas por estes professores para minorar/diminuir a frequência destes comportamentos agressivos entre pares, ou seja, se dispunham estratégias adequadas para persuadir o agressor e encorajar a vítima deste fenómeno que normalmente acontece fora da sala de aula e fora da visão do adulto. Pretendeu-se com este estudo aprofundar conhecimentos sobre o bullying, utilizando-se um método ou nível de pesquisa exploratório, com vista a dar uma visão global da realidade dos Açores, mais especificamente, da ilha de São Miguel. As principais conclusões deste estudo foram as seguintes: Verificou-se que são as agressões verbais, as mais cotadas, seguida das agressões físicas e por fim as ameaças que ocorrem mais frequentemente no recreio e nos corredores. A prevenção ao bullying deve começar pela capacitação dos profissionais de educação e são os docentes do 3º Ciclo que apresentam níveis significativamente mais elevados de conhecimento comparativamente aos docentes dos 1º e 2º Ciclos. Sendo que a maioria dos professores inquiridos refere que já observou ou esteve envolvido numa situação de bullying na escola onde lecionam e sublinham que para melhorar esta problemática ao nível da escola deverão realizar-se workshops com alunos, pais e encarregados de educação. |
id |
RCAP_4596c95953b260c8a45b58f887162b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/8691 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. MiguelBullyingProfissionais de educaçãoAmbiente escolarPrevençãoBullyingTeaching professionalsSchool environmentPreventionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo tem por objetivo entender qual a percepção ou crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sobre o fenómeno bullying no contexto escolar. Equacionou-se quais as respostas utilizadas por estes professores para minorar/diminuir a frequência destes comportamentos agressivos entre pares, ou seja, se dispunham estratégias adequadas para persuadir o agressor e encorajar a vítima deste fenómeno que normalmente acontece fora da sala de aula e fora da visão do adulto. Pretendeu-se com este estudo aprofundar conhecimentos sobre o bullying, utilizando-se um método ou nível de pesquisa exploratório, com vista a dar uma visão global da realidade dos Açores, mais especificamente, da ilha de São Miguel. As principais conclusões deste estudo foram as seguintes: Verificou-se que são as agressões verbais, as mais cotadas, seguida das agressões físicas e por fim as ameaças que ocorrem mais frequentemente no recreio e nos corredores. A prevenção ao bullying deve começar pela capacitação dos profissionais de educação e são os docentes do 3º Ciclo que apresentam níveis significativamente mais elevados de conhecimento comparativamente aos docentes dos 1º e 2º Ciclos. Sendo que a maioria dos professores inquiridos refere que já observou ou esteve envolvido numa situação de bullying na escola onde lecionam e sublinham que para melhorar esta problemática ao nível da escola deverão realizar-se workshops com alunos, pais e encarregados de educação.This study has the intention of understanding what are the perceptions and beliefs of first to ninth grade teachers in terms of the bullying phenomenon in school context. The replies given by these teachers to diminish/reduce the frequency of aggressive behavior between students, that is, whether they dispose of adequate strategies to persuade the aggressor and encourage the victim of this phenomenon that happens normally out of the classroom and out of vision of the adult, all these situations were equated. This study intends to deepen the knowledge about bullying, using a method or level of exploratory research, in a way of giving a global vision of the real situation in the Azores, specifically of the island of São Miguel. The main conclusions of this study were the following: It was verified that the verbal aggressions were the most listed, with the physical aggressions following behind, and finally, the threats made on the playground and in the halls. The prevention of bullying must begin with the training of the professional educators. The eighth and ninth grade teachers reveal more significant levels of knowledge in comparison with their first to seventh grade colleagues. The majority of teachers inquired refer that they have observed or have been involved in a bullying situation at the school where they teach, and highlight that there must be workshops held with students, teachers and parents in order to improve this problem in schools.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaBelém, Hugolina Capoa2020-07-01T10:57:24Z2020-03-032020-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8691TID:202721841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-09T02:03:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:33.914844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
title |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
spellingShingle |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel Belém, Hugolina Capoa Bullying Profissionais de educação Ambiente escolar Prevenção Bullying Teaching professionals School environment Prevention Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
title_full |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
title_fullStr |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
title_full_unstemmed |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
title_sort |
As crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos sobre o bullying na ilha de S. Miguel |
author |
Belém, Hugolina Capoa |
author_facet |
Belém, Hugolina Capoa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belém, Hugolina Capoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Profissionais de educação Ambiente escolar Prevenção Bullying Teaching professionals School environment Prevention Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Bullying Profissionais de educação Ambiente escolar Prevenção Bullying Teaching professionals School environment Prevention Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este estudo tem por objetivo entender qual a percepção ou crenças dos professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sobre o fenómeno bullying no contexto escolar. Equacionou-se quais as respostas utilizadas por estes professores para minorar/diminuir a frequência destes comportamentos agressivos entre pares, ou seja, se dispunham estratégias adequadas para persuadir o agressor e encorajar a vítima deste fenómeno que normalmente acontece fora da sala de aula e fora da visão do adulto. Pretendeu-se com este estudo aprofundar conhecimentos sobre o bullying, utilizando-se um método ou nível de pesquisa exploratório, com vista a dar uma visão global da realidade dos Açores, mais especificamente, da ilha de São Miguel. As principais conclusões deste estudo foram as seguintes: Verificou-se que são as agressões verbais, as mais cotadas, seguida das agressões físicas e por fim as ameaças que ocorrem mais frequentemente no recreio e nos corredores. A prevenção ao bullying deve começar pela capacitação dos profissionais de educação e são os docentes do 3º Ciclo que apresentam níveis significativamente mais elevados de conhecimento comparativamente aos docentes dos 1º e 2º Ciclos. Sendo que a maioria dos professores inquiridos refere que já observou ou esteve envolvido numa situação de bullying na escola onde lecionam e sublinham que para melhorar esta problemática ao nível da escola deverão realizar-se workshops com alunos, pais e encarregados de educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01T10:57:24Z 2020-03-03 2020-03-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/8691 TID:202721841 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/8691 |
identifier_str_mv |
TID:202721841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130322044977152 |