Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10742 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_069ab6a5e334e926128bc3c44ea90910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/10742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professoresEstágio pedagógicoPrática letivaQuadros brancos interativosTecnologias da informação e comunicação (TIC) na educaçãoDissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA presente dissertação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se dividida em duas partes. Inicia-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures, sob a orientação da Dr.ª Maria Margarida Sérgio Antunes. Nele apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo transato, no âmbito da prática letiva e da participação na vida da escola. No contexto da prática letiva prepararam-se, organizaram-se e realizaram-se várias aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia, respetivamente, a uma turma de 8.º ano e a duas turmas de 11.º ano de escolaridade. Na participação na vida da escola, acompanhou-se o trabalho do diretor de turma, promoveu-se e participou-se em várias atividades, entre elas exposições, palestras, visitas de estudo, formações e assistiu-se a reuniões das estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica. A segunda parte desta dissertação insere-se na unidade curricular Investigação Educacional deste mestrado. Realizou-se um estudo de investigação-ação sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo. Deste estudo, constou a aplicação de um inquérito à amostra, cuja finalidade foi averiguar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, concretamente, dos Quadros Brancos Interativos, no processo de ensino e aprendizagem. Posteriormente, com o objetivo de mostrar algumas funcionalidades básicas dos quadros interativos e alterar paradigmas, foram realizadas três sessões de formação que envolveram parte dos docentes que compunham a amostra em estudo, seguidas de entrevistas.Faculdade de Ciências e TecnologiaFreitas, João Correia deKullberg, J. C.Antunes, Maria MargaridaRUNAlexandre, Vera Cristina Candeias2013-11-19T11:44:32Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10742TID:201764571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:39Zoai:run.unl.pt:10362/10742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:41.714781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
title |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
spellingShingle |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores Alexandre, Vera Cristina Candeias Estágio pedagógico Prática letiva Quadros brancos interativos Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação |
title_short |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
title_full |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
title_fullStr |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
title_sort |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores |
author |
Alexandre, Vera Cristina Candeias |
author_facet |
Alexandre, Vera Cristina Candeias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, João Correia de Kullberg, J. C. Antunes, Maria Margarida RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre, Vera Cristina Candeias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática letiva Quadros brancos interativos Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação |
topic |
Estágio pedagógico Prática letiva Quadros brancos interativos Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação |
description |
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-19T11:44:32Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/10742 TID:201764571 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/10742 |
identifier_str_mv |
TID:201764571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137839805366272 |