Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Vera Cristina Candeias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10742
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_069ab6a5e334e926128bc3c44ea90910
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professoresEstágio pedagógicoPrática letivaQuadros brancos interativosTecnologias da informação e comunicação (TIC) na educaçãoDissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA presente dissertação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se dividida em duas partes. Inicia-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo, em Loures, sob a orientação da Dr.ª Maria Margarida Sérgio Antunes. Nele apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo transato, no âmbito da prática letiva e da participação na vida da escola. No contexto da prática letiva prepararam-se, organizaram-se e realizaram-se várias aulas de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia, respetivamente, a uma turma de 8.º ano e a duas turmas de 11.º ano de escolaridade. Na participação na vida da escola, acompanhou-se o trabalho do diretor de turma, promoveu-se e participou-se em várias atividades, entre elas exposições, palestras, visitas de estudo, formações e assistiu-se a reuniões das estruturas de coordenação educativa e de supervisão pedagógica. A segunda parte desta dissertação insere-se na unidade curricular Investigação Educacional deste mestrado. Realizou-se um estudo de investigação-ação sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação pelos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo. Deste estudo, constou a aplicação de um inquérito à amostra, cuja finalidade foi averiguar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, concretamente, dos Quadros Brancos Interativos, no processo de ensino e aprendizagem. Posteriormente, com o objetivo de mostrar algumas funcionalidades básicas dos quadros interativos e alterar paradigmas, foram realizadas três sessões de formação que envolveram parte dos docentes que compunham a amostra em estudo, seguidas de entrevistas.Faculdade de Ciências e TecnologiaFreitas, João Correia deKullberg, J. C.Antunes, Maria MargaridaRUNAlexandre, Vera Cristina Candeias2013-11-19T11:44:32Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10742TID:201764571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:39Zoai:run.unl.pt:10362/10742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:41.714781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
title Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
spellingShingle Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
Alexandre, Vera Cristina Candeias
Estágio pedagógico
Prática letiva
Quadros brancos interativos
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação
title_short Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
title_full Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
title_fullStr Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
title_full_unstemmed Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
title_sort Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo sobre a utilização dos quadros brancos interativos pelos professores
author Alexandre, Vera Cristina Candeias
author_facet Alexandre, Vera Cristina Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, João Correia de
Kullberg, J. C.
Antunes, Maria Margarida
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Vera Cristina Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática letiva
Quadros brancos interativos
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação
topic Estágio pedagógico
Prática letiva
Quadros brancos interativos
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-19T11:44:32Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10742
TID:201764571
url http://hdl.handle.net/10362/10742
identifier_str_mv TID:201764571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137839805366272