Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13160 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_888a8a072121a2f6378b77d57aa3513e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13160 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professoresEstágio pedagógicoPrática letivaEscolaCiências naturaisBiologiaGeologiaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA presente dissertação, foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se dividida em duas partes, iniciando-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, sob a orientação da Professora Élia Martins. Nesta primeira parte é relatado o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo, relativamente à prática letiva e à participação na vida da escola. Na prática letiva prepararam-se e lecionaram-se diversas aulas numa turma de 7.º ano de Ciências Naturais e numa turma de 12.º de Biologia. Relativamente à participação na vida da escola, acompanhou-se todo o trabalho do diretor de turma, promoveu-se e participou-se em várias atividades, entre elas formações, visitas de estudo e diversas reuniões. A segunda parte desta dissertação insere-se na unidade curricular Investigação Educacional deste mestrado. Realizou-se um estudo de caso sobre a utilização da Plataforma Moodle pelos professores da Escola Secundária Anselmo de Andrade. Para este estudo foi aplicado um inquérito a quarenta e um professores com o objetivo de averiguar a utilização da Moodle pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem.Faculdade de Ciências e TecnologiaFreitas, João Correia deMartins, ÉliaRUNCardoso, Sara Margarida da Palma e Silva2014-10-01T10:30:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:56Zoai:run.unl.pt:10362/13160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:07.472509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
title |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
spellingShingle |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva Estágio pedagógico Prática letiva Escola Ciências naturais Biologia Geologia |
title_short |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
title_full |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
title_fullStr |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
title_sort |
Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores |
author |
Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva |
author_facet |
Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, João Correia de Martins, Élia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática letiva Escola Ciências naturais Biologia Geologia |
topic |
Estágio pedagógico Prática letiva Escola Ciências naturais Biologia Geologia |
description |
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01T10:30:33Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13160 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137852053782528 |