Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/13160
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_888a8a072121a2f6378b77d57aa3513e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/13160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professoresEstágio pedagógicoPrática letivaEscolaCiências naturaisBiologiaGeologiaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioA presente dissertação, foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se dividida em duas partes, iniciando-se com o relatório de estágio pedagógico referente à unidade curricular Iniciação à Prática Profissional, que decorreu no ano letivo 2012/2013 na Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, sob a orientação da Professora Élia Martins. Nesta primeira parte é relatado o trabalho desenvolvido durante todo o ano letivo, relativamente à prática letiva e à participação na vida da escola. Na prática letiva prepararam-se e lecionaram-se diversas aulas numa turma de 7.º ano de Ciências Naturais e numa turma de 12.º de Biologia. Relativamente à participação na vida da escola, acompanhou-se todo o trabalho do diretor de turma, promoveu-se e participou-se em várias atividades, entre elas formações, visitas de estudo e diversas reuniões. A segunda parte desta dissertação insere-se na unidade curricular Investigação Educacional deste mestrado. Realizou-se um estudo de caso sobre a utilização da Plataforma Moodle pelos professores da Escola Secundária Anselmo de Andrade. Para este estudo foi aplicado um inquérito a quarenta e um professores com o objetivo de averiguar a utilização da Moodle pelos professores durante o processo de ensino e aprendizagem.Faculdade de Ciências e TecnologiaFreitas, João Correia deMartins, ÉliaRUNCardoso, Sara Margarida da Palma e Silva2014-10-01T10:30:33Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:56Zoai:run.unl.pt:10362/13160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:07.472509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
title Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
spellingShingle Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva
Estágio pedagógico
Prática letiva
Escola
Ciências naturais
Biologia
Geologia
title_short Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
title_full Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
title_fullStr Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
title_full_unstemmed Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
title_sort Relatório de estágio de iniciação à prática profissional com estudo de caso sobre a utilização da plataforma moodle pelos professores
author Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva
author_facet Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, João Correia de
Martins, Élia
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Sara Margarida da Palma e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Prática letiva
Escola
Ciências naturais
Biologia
Geologia
topic Estágio pedagógico
Prática letiva
Escola
Ciências naturais
Biologia
Geologia
description Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01T10:30:33Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/13160
url http://hdl.handle.net/10362/13160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137852053782528