Melodia: perspectivas de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cláudio Roberto da Silveira Peixoto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10395
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
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spelling Melodia: perspectivas de análiseDidáticaPedagogiaEscolaTécnicasComposiçãoAnálise melódicaCognição musicalConstrução horizontalDidacticsPedagogySchoolTechniquesCompositionMelodyMelodic analysisMusical cognitionHorizontal constructionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.Resumo I - Na primeira parte deste Relatório de Estágio, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na área de Composição, está exposta a atividade relativa à prática pedagógica nas disciplinas de Análise e Técnicas de Composição (ATC) e Classe de Conjunto (CC) no ano letivo de 2016/2017. Foi realizada a observação de três turmas de ATC (duas turmas de nível I e uma turma de nível II) na Escola de Música do Conservatório Nacional, e foi lecionada uma turma de Classe Conjunto (Orquestra Orff) no Conservatório de Música de Cascais . É feita uma descrição das escolas em questão, contextualizando os ambientes escolares onde estão inseridas, e a sua contribuição para o meio musical. Nesta parte inclui-se também a caracterização das turmas que fizeram parte deste estágio, onde são referidos os dados mais relevantes para uma apreciação dos alunos bem como, para a dinâmica da sala de aula específica, em cada um dos grupos analisados. É feito também um estudo sobre as práticas educativas desenvolvidas, onde está incluído a análise crítica contendo a apreciação global do desempenho. Um dos aspectos mais importantes das conclusões reflecte a importância de uma boa planificação, concluindo-se assim, que estando assente num excelente domínio técnico dos conteúdos, a par da flexibilidade, é fundamental para a gestão do fluxo da aula conforme as diferentes situações que vão surgindo. Conclui-se também que a interdisciplinaridade pode ter relevância para a aprendizagem dos conteúdos programáticos, e ainda que a qualidade das relações interpessoais com todo o meio escolar é um ponto fundamental para o bom desempenho das funções pedagógicas. Estas conclusões foram feitas tendo por critério detectar os aspetos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do professor, e tudo aquilo que é considerado pertinente para um desempenho otimizado do docente após este estágio.Resumo I - Esta investigação é focada na construção melódica. Através da análise pretende-se fazer um estudo sobre a evolução da construção horizontal ao longo da História da Música referindo também qual o papel da percepção auditiva neste processo. Este estudo está interligado com os conteúdos programáticos da disciplina de Análise e Técnicas de Composição (ATC) seguindo os períodos históricos abrangidos na disciplina, nomeadamente o período Medieval, Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico e Contemporâneo. Há que considerar também as variadas abordagens à construção horizontal a partir do séc. XX, que por conseguinte apresentam diferentes tipos de pensamento sobre o conceito de melodia, inclusive a ausência desta. Sendo assim, pretende-se também inferir um ponto de ligação entre as diferentes construções horizontais ao longo dos períodos históricos referidos. No decurso desta investigação pretende-se adquirir conhecimentos que permitam transmitir a um aluno da disciplina de ATC a capacidade de analisar, ter as competências e conhecimentos para identificar, e interligar os diferentes tipos de horizontalidade que podem constituir a textura de uma peça. A revisão bibliográfica deste trabalho contém material pertinente aos objetos de estudo sendo assim, para um melhor conhecimento das diferentes organizações horizontais apresentam-se exemplos de obras de referência na história da música erudita ocidental. As conclusões desta investigação comprovam a diversidade e evolução dos vários tipos de construções horizontais, e dos elementos estruturais que as compõem. Este trabalho contribui com a análise em obras de referência de vários tipos de construção horizontal, parâmetro esse que será sempre passível de ser abordado numa aula de análise, e por essa razão, é uma temática que pode fazer parte de uma estratégia pedagógica eficaz para clarificar e favorecer a transmissão dos conteúdos da disciplina de ATC. Por fim, conclui-se que a consciência da percepção auditiva da estrutura horizontal é um elemento agregador e enriquecedor no processo da análise musical em conjunto com outros parâmetros musicaisAbstract I - The first part of this Internship Report, within the scope of the Master in Music Teaching in the Composition area, exposes the activity related to the pedagogical practice in the Analysis and Techniques of Composition (ATC) and Ensemble Class (CC) subjects in the academic year 2016/2017. Three ATC classes (two Tier I and one Tier II) were observed at the National Conservatory School of Music, and a Joint Class (Orff Orchestra) class was taught at the Cascais Conservatory of Music. A description of the schools in question is made, contextualizing the school environments where they are inserted, and their contribution to the musical environment. This part also includes the characterization of the classes that were part of this stage, where the most relevant data are reported for an appreciation of the students as well as for the dynamics of the specific classroom in each of the groups analyzed. A study is also done on the educational practices developed, which includes the critical analysis containing the global appreciation of performance. One of the most important aspects of the conclusions reflects the importance of good planning, concluding that, being based on an excellent technical field of contents, along with flexibility is fundamental for the management of the flow of the class according to the different situations that arise. It is also concluded that interdisciplinarity may have relevance to the learning of the programmatic contents, and yet the quality of interpersonal relations with the whole school environment is a fundamental point for the good performance of the pedagogical functions. These conclusions were made with the criterion of detecting the most important aspects for the growth and development of the teacher, and everything that is considered pertinent to an optimized performance of the teacher after this stage.Abstract II - This research is focused on melodic construction. Through the analysis it is intend to make a study on the evolution of horizontal construction throughout the History of Music, also referring to the role of auditory perception in this process. This study is interconnected with the syllabus of the discipline of Analysis and Composition Techniques (ATC) following the historical periods covered in the discipline, namely the Medieval, Renaissance, Baroque, Classical, Romantic and Contemporary periods. We must also consider the various approaches to horizontal construction from the century onwards twentieth century, which therefore present different types of thinking about the concept of melody, including the absence of it. Thus, it is also intended to infer a point of connection between the different horizontal constructions over the referred historical periods. In the course of this research it is intended to acquire knowledge that allows to transmit to a student of the ATC discipline the ability to analyze, have the skills and knowledge to identify, and interconnect the different types of horizontality that can constitute the texture of a piece. The bibliographic revision of this work contains material pertinent to the objects of study. Thus, for a better knowledge of the different horizontal organizations, we present examples of reference works in the history of Western classical music. The conclusions of this investigation confirm the diversity and evolution of the various types of horizontal constructions, and of the structural elements that compose them. This work contributes to the analysis in reference works of various types of horizontal construction, a parameter that will always be able to be approached in an musical analysis class, and for that reason, is a theme that can be part of an effective pedagogical strategy to clarify and promote the transmission of the contents of the ATC discipline. Finally, it is concluded that the auditory perception of the horizontal structure is an enriching element in the process of musical analysis together with other musical parameters.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMarecos, CarlosRCIPLCruz, Cláudio Roberto da Silveira Peixoto2019-08-01T09:33:26Z2019-072019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10395TID:202268810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:49.643245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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