Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sêrro, Catarina da Silva e Gama Ataíde de Noronha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6629
Resumo: Durante as últimas duas décadas, o mundo empresarial sofreu mudanças significativas relativamente à tecnologia, pensamento de marketing, comportamento do consumidor, entre outras. Na nova abordagem de marketing, também conhecida como marketing relacional, o consumidor é o foco da empresa. Fornecer a melhor experiência de um produto ou serviço, tornou-se no objectivo principal das empresas. Criar e desenvolver relações com o cliente é o centro do marketing relacional. De forma a criar e desenvolver estas relações, as empresas recorrem a estratégias de Customer Relationship Management. A personalização é uma ferramenta de CRM que ajuda as empresas a criar relações de longo prazo com os seus clientes a um nível pessoal. As empresas recorrem a métodos de personalização para transformar um simples produto ou serviço numa solução personalizada, indo de encontro às expectativas do cliente, criando valor percebido, gerando satisfação e desenvolvendo uma atitude positiva em relação à empresa. Assim sendo, a personalização é considerada como um estímulo de fidelização e de vantagem competitiva. No sector bancário português, caracterizado pela intensificação da recessão económica em que Portugal vive actualmente e pela emergência de diversos novos bancos que utilizam estratégias agressivas de angariação de clientes, pode a personalização dos serviços bancários gerar a satisfação dos clientes, fidelidade e, consequentemente, vantagem competitiva? Após a análise dos dados recolhidos através de um questionário e da verificação das hipóteses, conclui-se que a personalização dos serviços bancários não é suficiente para ser considerada como um elemento de vantagem competitiva, quando a concorrência é agressiva.
id RCAP_06b1714b111ebb22f95e254832351a9e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking marketPersonalizaçãoBancaVantagem competitivaServiçosPersonalizationBankingCompetitive advantageServicesDurante as últimas duas décadas, o mundo empresarial sofreu mudanças significativas relativamente à tecnologia, pensamento de marketing, comportamento do consumidor, entre outras. Na nova abordagem de marketing, também conhecida como marketing relacional, o consumidor é o foco da empresa. Fornecer a melhor experiência de um produto ou serviço, tornou-se no objectivo principal das empresas. Criar e desenvolver relações com o cliente é o centro do marketing relacional. De forma a criar e desenvolver estas relações, as empresas recorrem a estratégias de Customer Relationship Management. A personalização é uma ferramenta de CRM que ajuda as empresas a criar relações de longo prazo com os seus clientes a um nível pessoal. As empresas recorrem a métodos de personalização para transformar um simples produto ou serviço numa solução personalizada, indo de encontro às expectativas do cliente, criando valor percebido, gerando satisfação e desenvolvendo uma atitude positiva em relação à empresa. Assim sendo, a personalização é considerada como um estímulo de fidelização e de vantagem competitiva. No sector bancário português, caracterizado pela intensificação da recessão económica em que Portugal vive actualmente e pela emergência de diversos novos bancos que utilizam estratégias agressivas de angariação de clientes, pode a personalização dos serviços bancários gerar a satisfação dos clientes, fidelidade e, consequentemente, vantagem competitiva? Após a análise dos dados recolhidos através de um questionário e da verificação das hipóteses, conclui-se que a personalização dos serviços bancários não é suficiente para ser considerada como um elemento de vantagem competitiva, quando a concorrência é agressiva.For the past two decades, the business world has witnessed significant changes regarding technology, marketing thinking, consumer behavior, among others. In the new marketing approach, also known as relational marketing, the customer is the focus of the company. Providing the best experience of a certain product or service has become the companies’ main goal. Creating and developing relationships with the customers is the core of relational marketing. In order to create and develop these relationships, companies use Customer Relationship Management strategies. Personalization is a CRM strategy tool that helps companies create long term relationships with their customers on an individual basis. Companies are using personalization processes to transform a simple product or service into a customized solution for customers, meeting their expectations, creating perceived product value, satisfaction and a positive attitude towards the company. On this note, personalization is considered to stimulate customer loyalty and generate competitive advantage. In the Portuguese retail banking market, characterized by the intensification of economic recession that Portugal is living and by the emergence of several new banks that use aggressive strategies for customer acquisition, can the personalization of the bank’s services develop customer satisfaction, loyalty and, consequently, competitive advantage? After analyzing the data gathered through a questionnaire and the verification of the hypothesis, the investigation concluded that the personalization of the banking services is not enough to be considered as competitive advantage, when the competition is aggressive.2014-03-14T14:02:05Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/6629engSêrro, Catarina da Silva e Gama Ataíde de Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:26.432790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
title Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
spellingShingle Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
Sêrro, Catarina da Silva e Gama Ataíde de Noronha
Personalização
Banca
Vantagem competitiva
Serviços
Personalization
Banking
Competitive advantage
Services
title_short Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
title_full Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
title_fullStr Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
title_full_unstemmed Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
title_sort Personalized services: Competitive advantage in the portuguese retail banking market
author Sêrro, Catarina da Silva e Gama Ataíde de Noronha
author_facet Sêrro, Catarina da Silva e Gama Ataíde de Noronha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sêrro, Catarina da Silva e Gama Ataíde de Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Personalização
Banca
Vantagem competitiva
Serviços
Personalization
Banking
Competitive advantage
Services
topic Personalização
Banca
Vantagem competitiva
Serviços
Personalization
Banking
Competitive advantage
Services
description Durante as últimas duas décadas, o mundo empresarial sofreu mudanças significativas relativamente à tecnologia, pensamento de marketing, comportamento do consumidor, entre outras. Na nova abordagem de marketing, também conhecida como marketing relacional, o consumidor é o foco da empresa. Fornecer a melhor experiência de um produto ou serviço, tornou-se no objectivo principal das empresas. Criar e desenvolver relações com o cliente é o centro do marketing relacional. De forma a criar e desenvolver estas relações, as empresas recorrem a estratégias de Customer Relationship Management. A personalização é uma ferramenta de CRM que ajuda as empresas a criar relações de longo prazo com os seus clientes a um nível pessoal. As empresas recorrem a métodos de personalização para transformar um simples produto ou serviço numa solução personalizada, indo de encontro às expectativas do cliente, criando valor percebido, gerando satisfação e desenvolvendo uma atitude positiva em relação à empresa. Assim sendo, a personalização é considerada como um estímulo de fidelização e de vantagem competitiva. No sector bancário português, caracterizado pela intensificação da recessão económica em que Portugal vive actualmente e pela emergência de diversos novos bancos que utilizam estratégias agressivas de angariação de clientes, pode a personalização dos serviços bancários gerar a satisfação dos clientes, fidelidade e, consequentemente, vantagem competitiva? Após a análise dos dados recolhidos através de um questionário e da verificação das hipóteses, conclui-se que a personalização dos serviços bancários não é suficiente para ser considerada como um elemento de vantagem competitiva, quando a concorrência é agressiva.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-04
2014-03-14T14:02:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/6629
url http://hdl.handle.net/10071/6629
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134796348129280