O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carromeu, Telma Isabel Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19909
Resumo: Relatório da Componente de Investigação da Unidade Curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico: Relatório do Projeto de Investigação
id RCAP_06ba194521b7ea79f4b275e5462fe877
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagensAprendizagem Cooperativa1ºciclo do Ensino BásicoEnsino e AprendizagemCooperative LearningPrimary EducationTeaching and learningRelatório da Componente de Investigação da Unidade Curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico: Relatório do Projeto de InvestigaçãoO presente relatório do projeto de investigação apresenta um estudo desenvolvido em contexto de estágio, em 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente numa turma de 3.º ano do Ensino Básico. O princípio orientador desta investigação passava por perceber os principais efeitos da implementação da metodologia de trabalho cooperativo numa turma onde a experiência face a esta metodologia era bastante escassa. Procurava-se, por um lado, compreender os momentos de interação entre os alunos, ou seja, constatar que tipo de interações se estabeleciam e qual era a sua natureza, por outro lado perceber se o trabalho cooperativo contribuía para a aquisição de aprendizagens. Este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, adotando uma metodologia próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita, essencialmente, através da observação, inquéritos e análise documental. A análise dos resultados obtidos indicam que o trabalho cooperativo contribui para o desenvolvimento de aprendizagens, na medida em que cria um contexto favorável a um trabalho de cooperação entre os alunos. Contudo, os resultados levam-nos, ainda, a perceber que as dinâmicas de grupo influenciam claramente o atingir de objetivos, ou seja dinâmicas cooperativas levam ao alcance de objetivos de forma mais efetiva.This present research reports a study developed in the context of an internship, in primary education, more precisely on a 3th year class. The guiding theory of this research was to understand the main effects of the implementation for cooperative work methodology in a group where the experience with this methodology was very scarce. On one hand, the aim was to understand the moments of interaction between the students, that is, to verify what kind of interactions were established and what their nature was, on the other hand to see wether cooperative work contributed to the acquisition of learning. This study took place through a qualitative approach, adopting a methodology of investigation-action. The data was collected essentially through observation, inquiries and documentary analysis. The analysis of the results indicates that the cooperative work contributes to the development of learning, in a way that it creates a favorable environment for students to grow confidently. Therefore, the results show that group dynamic clearly influences the achievement of objectives, that is, cooperative work leads to the achievement of objectives more efficiently.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoPinto, JorgeRepositório ComumCarromeu, Telma Isabel Rosa2018-01-03T15:15:55Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19909TID:201818477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.260116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
title O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
spellingShingle O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
Carromeu, Telma Isabel Rosa
Aprendizagem Cooperativa
1ºciclo do Ensino Básico
Ensino e Aprendizagem
Cooperative Learning
Primary Education
Teaching and learning
title_short O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
title_full O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
title_fullStr O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
title_full_unstemmed O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
title_sort O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
author Carromeu, Telma Isabel Rosa
author_facet Carromeu, Telma Isabel Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carromeu, Telma Isabel Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Cooperativa
1ºciclo do Ensino Básico
Ensino e Aprendizagem
Cooperative Learning
Primary Education
Teaching and learning
topic Aprendizagem Cooperativa
1ºciclo do Ensino Básico
Ensino e Aprendizagem
Cooperative Learning
Primary Education
Teaching and learning
description Relatório da Componente de Investigação da Unidade Curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico: Relatório do Projeto de Investigação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-01-03T15:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19909
TID:201818477
url http://hdl.handle.net/10400.26/19909
identifier_str_mv TID:201818477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349869379584