O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19909 |
Resumo: | Relatório da Componente de Investigação da Unidade Curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico: Relatório do Projeto de Investigação |
id |
RCAP_06ba194521b7ea79f4b275e5462fe877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagensAprendizagem Cooperativa1ºciclo do Ensino BásicoEnsino e AprendizagemCooperative LearningPrimary EducationTeaching and learningRelatório da Componente de Investigação da Unidade Curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico: Relatório do Projeto de InvestigaçãoO presente relatório do projeto de investigação apresenta um estudo desenvolvido em contexto de estágio, em 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente numa turma de 3.º ano do Ensino Básico. O princípio orientador desta investigação passava por perceber os principais efeitos da implementação da metodologia de trabalho cooperativo numa turma onde a experiência face a esta metodologia era bastante escassa. Procurava-se, por um lado, compreender os momentos de interação entre os alunos, ou seja, constatar que tipo de interações se estabeleciam e qual era a sua natureza, por outro lado perceber se o trabalho cooperativo contribuía para a aquisição de aprendizagens. Este estudo insere-se numa abordagem qualitativa, adotando uma metodologia próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita, essencialmente, através da observação, inquéritos e análise documental. A análise dos resultados obtidos indicam que o trabalho cooperativo contribui para o desenvolvimento de aprendizagens, na medida em que cria um contexto favorável a um trabalho de cooperação entre os alunos. Contudo, os resultados levam-nos, ainda, a perceber que as dinâmicas de grupo influenciam claramente o atingir de objetivos, ou seja dinâmicas cooperativas levam ao alcance de objetivos de forma mais efetiva.This present research reports a study developed in the context of an internship, in primary education, more precisely on a 3th year class. The guiding theory of this research was to understand the main effects of the implementation for cooperative work methodology in a group where the experience with this methodology was very scarce. On one hand, the aim was to understand the moments of interaction between the students, that is, to verify what kind of interactions were established and what their nature was, on the other hand to see wether cooperative work contributed to the acquisition of learning. This study took place through a qualitative approach, adopting a methodology of investigation-action. The data was collected essentially through observation, inquiries and documentary analysis. The analysis of the results indicates that the cooperative work contributes to the development of learning, in a way that it creates a favorable environment for students to grow confidently. Therefore, the results show that group dynamic clearly influences the achievement of objectives, that is, cooperative work leads to the achievement of objectives more efficiently.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoPinto, JorgeRepositório ComumCarromeu, Telma Isabel Rosa2018-01-03T15:15:55Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19909TID:201818477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:57.260116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
title |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
spellingShingle |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens Carromeu, Telma Isabel Rosa Aprendizagem Cooperativa 1ºciclo do Ensino Básico Ensino e Aprendizagem Cooperative Learning Primary Education Teaching and learning |
title_short |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
title_full |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
title_fullStr |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
title_full_unstemmed |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
title_sort |
O trabalho cooperativo como contexto facilitador de aprendizagens |
author |
Carromeu, Telma Isabel Rosa |
author_facet |
Carromeu, Telma Isabel Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carromeu, Telma Isabel Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cooperativa 1ºciclo do Ensino Básico Ensino e Aprendizagem Cooperative Learning Primary Education Teaching and learning |
topic |
Aprendizagem Cooperativa 1ºciclo do Ensino Básico Ensino e Aprendizagem Cooperative Learning Primary Education Teaching and learning |
description |
Relatório da Componente de Investigação da Unidade Curricular Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico: Relatório do Projeto de Investigação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z 2018-01-03T15:15:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19909 TID:201818477 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19909 |
identifier_str_mv |
TID:201818477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135349869379584 |